Qual a diferença entre Enem e Encceja?
Você sabe qual o papel desempenhado pelo Enem e pelo Encceja? Venha entender a diferença entre as duas provas e para que cada uma serve.
No Brasil, há dois exames nacionais que se destacam pelo impacto que podem gerar na vida acadêmica e profissional dos indivíduos: o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
Encontre bolsas de estudo de até 80%
Ambos os exames cumprem papeis importantes para quem busca novas oportunidades educacionais, mas possuem objetivos e públicos-alvo distintos. Neste material, a Revista Quero vai te explicar os detalhes de cada um desses exames, além de falar sobre suas funções, os requisitos necessários para realizá-los, e como eles se relacionam.
Veja também: + Encceja 2024: resultado da justificativa de ausência é liberado; acesse já
+ Enem 2024: quem é treineiro pode pedir isenção da taxa?
Qual a diferença entre o Enem e o Encceja?
O Enem e o Encceja são exames que servem a propósitos distintos dentro do sistema educacional brasileiro.
Enquanto o Enem tem como principal objetivo avaliar o desempenho escolar ao fim do ensino médio para fins de acesso ao ensino superior, o Encceja visa certificar competências de jovens e adultos que não concluíram seus estudos do ensino fundamental, ou do ensino médio, na idade convencional.
A tabela abaixo mostra melhor algumas das principais diferenças entre os exames:
Vamos explicar mais sobre cada um dos exames a seguir!
Para que serve o Enem?
O Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, é uma prova anual que tem como principal objetivo avaliar o desempenho dos estudantes ao término do ensino médio.
Os resultados do Enem são utilizados como critério para ingresso em universidades e institutos federais de educação superior através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), além de serem aceitos em programas de bolsas de estudo, como o ProUni, e financiamentos estudantis, como o Fies.
Por isso, o Enem é uma das ferramentas mais utilizadas para o acesso à educação superior no Brasil.
Como é a prova do Enem?
O Enem é composto por 180 questões, separadas em quatro provas objetivas, que são divididas por áreas do conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Cada uma dessas provas contém 45 questões de múltipla escolha.
Além disso, há uma prova de redação, na qual o candidato deve escrever um texto dissertativo-argumentativo a partir de uma proposta única, abordando temas sociais, científicos, culturais ou políticos.
O exame é aplicado em dois domingos consecutivos, geralmente no mês de novembro, onde os estudantes têm a oportunidade de demonstrar suas competências e habilidades acumuladas ao longo do ensino médio.
Como a nota do Enem é normalmente utilizado para ingresso no ensino superior, a nota mínima necessária depende do programa ou universidade que o aluno escolher. Mas o indicado em geral, para conquistar bolsas no Programa Universidade para Todos (Prouni), por exemplo, a nota mínima é de 450 pontos e o candidato não pode ter zerado a redação
Confira mais: + Inscrição Enem 2024: saiba quando começa
+ The Tortured Poets Department e outros: como citar músicas da Taylor Swift na redação do Enem
Calendário Enem 2024
Algumas das principais datas do Enem 2024, como as datas da aplicação das provas, ainda serão oficialmente liberadas. Até o momento, as etapas iniciais envolvendo o pedido de isenção da taxa de inscrição já começaram e você pode conferir a seguir o calendário:
Pedidos de isenção do Enem 2024 e justificativa de ausência no Enem 2023: 15/04 a 26/04
Resultado preliminar as solicitações: 13/05
Recursos: 13/05 a 17/05
Resultado das análises dos recursos: 24/05
Para que serve o Encceja?
O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, o Encceja, é destinado a jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade convencional e desejam obter o diploma dessas etapas.
O Encceja é uma oportunidade para que essas pessoas possam prosseguir em seus estudos ou melhorar sua colocação no mercado de trabalho. Para se inscrever no Encceja, os candidatos devem ter no mínimo 15 anos completos para a certificação do ensino fundamental e 18 anos completos para a do ensino médio no dia da prova.
Como é a prova do Encceja?
A prova do Encceja é dividida em quatro partes, de acordo com o nível de ensino:
- Ensino Fundamental: As áreas de conhecimento são Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Naturais, e Ciências Humanas e suas Tecnologias.
- Ensino Médio: As áreas são Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Cada área do conhecimento inclui uma prova com 30 questões de múltipla escolha, além de uma proposta de redação no formato dissertativo-argumentativo. A aplicação do Encceja ocorre normalmente em um único dia, dividido em dois turnos.
Para obter a certificação, o participante deve alcançar no mínimo 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento das provas objetivas, o que corresponde a cerca de 50% do total de pontos possíveis.
Na prova de redação, é necessário obter pelo menos 5 pontos de um total de 10 possíveis para ser aprovado. Esta certificação é uma oportunidade valiosa para aqueles que desejam retomar os estudos e abrir novas oportunidades educacionais e profissionais.
Veja também: + Edital do Encceja 2024 é liberado; veja datas, inscrições e resultado
Calendário Encceja
O calendário vigente é o do Encceja 2024. Veja as datas oficiais divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep):
Justificativa de ausência: 25 de março a 5 de abril;
Resultado da justificativa de ausência: 15 de abril;
Recurso da justificativa de ausência: 15 a 19 de abril;
Resultado do recurso da justificativa de ausência: 23 de abril;
- Inscrições Encceja 2024: 29 de abril a 10 de maio;
- Solicitação de atendimento especializado e tratamento pelo nome social: 29 de abril a 10 de maio;
- Resultado da solicitação de atendimento especializado e tratamento pelo nome social: 17 de maio;
- Recurso da solicitação de atendimento especializado e tratamento pelo nome social: 20 a 24 de maio;
- Resultado do recurso da solicitação de atendimento especializado e tratamento pelo nome social: 29 de maio;
- Aplicação do Encceja 2024: 25 de agosto (domingo).
Saiba mais: + Plano de Estudo Enem de Boa: saiba como estudar de graça e online para o Enem
+ Dia Nacional da Biblioteca: Bibliotecas no Brasil que você precisa conhecer
E quais as semelhanças entre o Enem e o Encceja?
O Enem e o Encceja apresentam algumas semelhanças importantes, apesar de serem destinados a diferentes momentos da trajetória educacional de um indivíduo.
Primeiro, ambos os exames são organizados pelo INEP e seguem uma estrutura similar, sendo compostos por provas objetivas que abrangem áreas de conhecimento fundamentais, e uma prova de redação que requer dos participantes a elaboração de um texto dissertativo-argumentativo.
Outra semelhança é a utilização de questões de múltipla escolha em suas provas objetivas, avaliando não apenas o conhecimento específico dos conteúdos, mas também habilidades e competências como interpretação de texto, capacidade analítica e raciocínio lógico.
Por fim, os dois exames, apesar de servirem a diferentes etapas da educação de um indivíduo, desempenham funções semelhantes ao possibilitar a avaliação entre essas diferentes fases educacionais.
O Encceja permite que indivíduos que não concluíram o ensino fundamental ou médio no tempo regular obtenham a certificação necessária para continuar seus estudos, enquanto o Enem oferece uma porta de entrada para o ensino superior, podendo também ser usado para certificação do ensino médio.
Inclusive, é por isso que os dois acabam até se relacionando! Há uma dúvida comum que surge quando falamos de Enem e Encceja que prova isso. Vamos falar mais sobre essa relação a seguir.
Quem fez o Encceja pode fazer o Enem?
Sim! Lembrando que, para se inscrever no Enem sem ser como treineiro, é necessário ter concluído o ensino médio ou estar cursando o último ano dessa etapa do ensino básico. Sendo assim, candidatos que obtiveram a certificação do ensino médio através do Encceja estão aptos a se inscrever no Enem, e buscarem acesso ao ensino superior.
Lembrando que para conseguir sua certificação do Encceja, é preciso ter tirado ao menos 100 pontos em cada área do conhecimento, e ao menos 5 na redação.
Já deu para notar que o Enem e o Encceja mesmo sendo diferentes, podem sim ser complementares na jornada estudantil de muitos alunos!
Está estudando para o Enem?
E se você estiver se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio, temos a ajuda perfeita para você! O Plano de Estudos Quero Enem de Boa te ajuda a estudar do zero para o Enem!
O Plano é um cronograma diário de estudo, que traz explicações, vídeo-aulas e exercícios com resolução. O melhor é que o material é 100% gratuito. Baixe agora mesmo:
Baixar plano de estudo gratuito
Como entrar na faculdade sem o Enem?
Sim, isso é possível! Pela Quero Bolsa você consegue ingressar no ensino superior sem ter feito o Enem. Basta ter o ensino médio finalizado, incluindo pelo Encceja, e realizar seu ingresso diretamente pela instituição de ensino.
E são mais de 1,2 mil opções de faculdades presentes em todo o Brasil para você escolher. Todas oferecem cursos em diferentes modalidades e com bolsas de estudos de até 80% de desconto. Clique no botão abaixo para conferir as melhores opções:
E aproveite para conhecer algumas das instituições que comentamos. Todas são avaliadas e reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), e oferecem bolsas pela Quero Bolsa:
- UFBRA
- Universidade Anhembi Morumbi
- Estácio – Universidade Estácio de Sá
- USJT – Universidade São Judas Tadeu
- FMU – Centro Universitário
- Unicsul – Cruzeiro do Sul
- Belas Artes
- UNISA
- UNIP
Confira também: + Isenção Enem 2024 já começou; saiba como solicitar
+ Quando sai o resultado da isenção do Enem 2024?