Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Dicas e Curiosidades

Qual é a importância do bar na faculdade?

por Eduardo Schiavoni em 27/12/17 3,7 mil visualizações

Em qualquer faculdade do Brasil é possível ver a mesma cena: dez da matina, as aulas comendo a pino dentro das salas e, naquele barzinho que fica bem em frente à faculdade, dezenas de estudantes estão posicionados, copos em riste, brindando. As garrafas de cerveja correm e logo aparecem os sorrisos. OK, matar aula para ficar no bar pode não ser das coisas mais estudiosas, mas certamente pode ajudar na sua graduação. 


A psicóloga Luana Carvalho, formada pela Unesp (Universidade Estadual Paulista) em Bauru acredita que tomar uma cerveja com amigos de sala ajuda a formar vínculos. “As pessoas conversam, compartilham histórias, e isso acaba gerando empatia. Ficamos mais cientes do outro e, com isso, há uma melhora na relação, inclusive em sala de aula”, conta.

O estudante de Direito Lorenzo Calil, da Estácio em Ribeirão Preto, concorda. Ele conta que é comum chegar direto da balada, dar uma passada na aula e rebater a ressaca com mais uma cerveja. “Aconteceu algumas vezes, mas vale a pena. Conheci muito mais gente interessante no bar do que na sala de aula”, conta, entre risadas.

Lorenzo conta ainda que, graças à presença constante em bares, tem contato com pessoas de outras universidades e acaba ficando sabendo do que rola na cena estudantil da cidade, inclusive oportunidades de emprego e estágio. “Vou em bares frequentados por pessoas de quatro, cinco universidades diferentes. E sempre rola alguém que sabe de um estágio, um curso, uma palestra. Fico sabendo de muitas coisas que não ficaria se não saísse da universidade”, conta.

Mas Luana ressalta que, ainda que uma fugidinha ou outra para o bar seja até benéfica, é preciso ter equilíbrio. “Nada errado matar uma aula e ir para o bar, mas essa não deve ser a rotina. A presença nas aulas é fundamental. O bar pode ser um excelente complemento, mas nunca o principal”, analisa.

OS 5 MELHORES BARES PRÓXIMOS À ESTÁCIO E UNAERP

1– Bar do Mineiro

Foto: Eduardo Schiavoni

Um dos mais tradicional dos bares universitários da cidade, localiza-se em frente à Unaerp e próximo à Estácio de Sá. Apresenta movimento desde as primeiras horas da manhã, mas é à noite que o ambiente ferve. Boa cerveja, preço camarada e tratamento diferenciado.

2 – Beerblioteca

Foto: Eduardo Schiavoni

Também próximo à Unaerp, é opção para quem, além de beber aquela gelada, quer fazer uma refeição decente, a preço justo. O auge da movimentação ocorre no horário de almoço.

3 – Copo Sujo

Foto: Eduardo Schiavoni

Também próximo à Unaerp, apresenta sempre promoções para os frequentadores. Também organiza festas e eventos que atraem os universitários da cidade.

4 – Boteco de Casa

Foto: Eduardo Schiavoni

Mais refinado – e um pouco mais caro – o Boteco de Casa é o point dos universitários que procurar por uma baladinha. Cerveja gelada, ambiente acolhedor e decoração diferenciada são os grandes atrativos.

5 – Posto da Atri

É o lugar onde se vai depois que os bares fecham. Funciona 24 horas e sempre é possível encontrar rodas de universitários tomando aquela gelada para rebater a manguaça da noite. Também é ponto de encontro da galera.

NÃO É SÓ FARRA

OK, você achou esse texto engraçadinho, mas ainda não ficou convencido de que o bar pode fazer bem? Aí vai minha última cartada: onze países do mundo, incluindo o Brasil, realizam o “Pint of Science”, festival de origem inglesa que leva a sala de aula para o bar. Durante três dias, professores, cientistas e especialistas em diversas áreas do conhecimento vão a bares tomar uma cerveja e conversar sobre suas especialidades.

O psicólogo e professor universitário Vinícius Ferreira Borges, que já realizou atividades didáticas em bares de Ribeirão Preto e participou dos últimos eventos do “Pint of Science” na cidade, acredita que entre cerveja, petiscos e boas risadas é possível aprender.

“Quando a gente se reúne com os colegas, pesquisadores, tem várias ideias, insights, isso é muito legal. De fato, conseguimos formar novos conhecimentos a partir disso”, conta ela, que ressalta que, para atividades didáticas, é importante o direcionamento. “É uma coisa mais descontraída, mas não dá pra perder muito o foco”, explica.

O pesquisador João Paulo Lopes, doutorando da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) em Ribeirão Preto, concorda. “Fica uma coisa menos chata. A cerveja acaba desinibindo, as perguntas fluem mais naturalmente”, explica.

E ai, bora tomar uma?


banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54