Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Dicas e Curiosidades

Qual é o melhor momento para empreender: antes ou depois de me formar na faculdade?

Empreender e fazer faculdade são atividades que exigem muito de uma pessoa, mas quando existe o desejo de realizar as duas coisas, qual o melhor momento?

Anos atrás, não existiam dúvidas. Fazer faculdade era a única maneira de se ter sucesso na vida, mas com o passar do tempo, esse cenário deixou de ser realidade. O ensino superior ainda é muito importante para ter sucesso no mercado de trabalho, mas o histórico profissional também é bem importante em alguns casos.

Já quando falamos em empreendedorismo, estamos falando em uma ação de risco, pois em sua essência, todo empreendimento é um risco assumido pelo empreendedor, o qual pode dar muito certo, mas também pode dar errado, com a vantagem de sempre resultar em um aprendizado ao final.

Leia mais: 5 filmes para quem quer aprender sobre empreendedorismo 

Mas em que deveríamos investir nosso tempo primeiro: em uma carreira ou no empreendedorismo?

Bem, essa é uma daquelas perguntas que não possuem uma resposta certo, isso porque empreender pode ser feito tanto antes quanto após a faculdade, tudo vai depender do planejamento do empreendedor.

empreender na faculdade?

O que é empreendedorismo

Apesar de ser uma palavra já bem conhecida, algumas pessoas podem ter dúvidas em relação a definição de empreendedorismo. Segundo o Sebrae, empreender é a capacidade de identificar problemas e oportunidades, além de investir em suas possíveis soluções.

Isso pode ocorrer por meio da criação de um negócio ou movimento que gere impactos reais no cotidiano das pessoas, como é o caso de uma instituição sem fins lucrativos.

Sendo assim, empreender varia muito da criatividade do empreendedor e a necessidade que o mercado sente em relação a solução proposta, sendo o grande divisor de águas no sucesso do mercado.

Interessante, não?

O serviço também pontua que algumas das qualidades do empreendedor incluem otimismo, autoconfiança, coragem e persistência, já que é uma atividade de alto risco, que não apresenta resultados precisos.

Caso você se identifique com as características acima, talvez você seja um bom candidato ao mundo do empreendedorismo. 

Mas é bom lembrar que empreender exige tempo e dependendo do modelo de negócios adotado, pode também envolver um considerável aporte inicial, e essas variáveis não mudarão, seja a ação feita antes ou após a graduação.

Leia mais: 9 maneiras de empreender durante os estudos 

Se você ainda não está na faculdade mas tem uma boa ideia em mente e se sente preparado para empreender, não perca tempo. Invista nisso. Entretanto, a faculdade trará mais conhecimentos e vivência para ter um pouco mais de sucesso fazendo.

Quais os formatos de empreendedorismo

Empreender pode ocorrer de diversas maneiras. Não existem limites quando uma ideia é boa o suficiente para impactar seu público-alvo.

Além de empreender por resultado de uma oportunidade, às vezes é possível que um empreendimento seja resultado de uma necessidade, um problema do próprio realizador do negócio.

Já imaginou impactar pessoas ao resolver um problema que a princípio o incomodava diretamente?

Algumas instituições também adicionam um diferente formato de empreendedorismo na lista, o intraempreendedor, aquela pessoa que cria negócios dentro de uma organização já estabelecida, sendo responsável pela geração e novas oportunidades.

Qual o melhor regimento tributário para se abrir uma empresa?

Uma das decisões iniciais mais importantes em relação a abertura de negócio, é a escolha do seu regime tributário. 

O regime tributário será responsável por definir todos os gastos necessários para a empresa estar devidamente regularizada no país, assim como também o modelo de apresentação de tarifas de todo plano financeiro da organização.

Dentre os regimes tributários mais populares, estão o simples nacional, lucro presumido e o lucro real, que devem impactar diretamente uma empresa do começo ao fim.

Para a grande maioria dos novos negócios, nós recomendamos o simples nacional, por envolver um formato de tributação simplificada em relação aos outros, além de se encaixar perfeitamente nas modalidades mais comuns de pessoas jurídicas: Microempresa (ME) e Empresa de Pequeno Porte (EPP).

A decisão de regime tributário deve ser feita com base em diversos fatores, como a previsão de faturamento, mas na medida em que a empresa vai se desenvolvendo, existem maneiras de adaptar o regime tributário a sua nova realidade.

Empreender antes ou depois da graduação?

Empreender é um processo que pode ocorrer tanto antes quanto após a graduação, pois é baseado em uma série de fatores que não são diretamente influenciados por esse processo.

Em relação ao mercado de trabalho, muitas empresas já olham com bastante carinho para a experiência, não apenas como resultado de um diploma obtido, sendo o empreendedorismo uma forte experiência a ser considerada por qualquer empregador.

Uma boa ideia muitas vezes possui o momento certo para ser efetiva, sendo que nem todo projeto terá o mesmo impacto caso a decisão seja de criação após os anos de estudo. 

Leia mais: 5 cursos para quem quer abrir o próprio negócio, além de Administração 

Antes ou após a faculdade não é o mais importante, mas sim o momento da ideia pra qual você quer dar uma vida. Entretanto, vale ressaltar que o conhecimento obtido em uma graduação é muito útil na hora de lidar com o dia a dia corporativo.

Por fim, estudar e empreender ao mesmo tempo pode ser uma alternativa para algumas pessoas, mas não é a tarefa mais fácil. Pense que você dividirá o seu tempo com duas coisas que vão exigir muito de você o tempo inteiro, e nisso algum deles pode ser mais prejudicado do que outro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Essa última alternativa também é totalmente possível, mas vai exigir do empreendedor/estudante o aprimoramento de habilidades como o gerenciamento de tempo.

Quais as principais portas de entrada do empreendedorismo para os estudantes e recém-formado

Algumas universidades possuem programas de incentivo ao empreendedorismo que podem ser interessantes para dar os primeiros passos neste universo enquanto ainda está estudante, o que pode ser uma ótima maneira de conciliar o tempo, já que tudo estará concentrado no mesmo lugar.

Existem modelos de negócios que também podem ser mais vantajosos que os outros, especialmente quando falamos de funcionalidades tecnológicas, que podem reduzir ou impedir qualquer dificuldade de mobilidade e custos operacionais como o aluguel de um imóvel comercial.

Caso o interesse em empreender seja genuíno por parte de alguém que já tenha ingressado em uma universidade, uma alternativa pode ser a de desenvolver e aprimorar todo o projeto ao longo do curso - se os mesmos forem relacionados, assim é possível utilizar o próprio empreendimento para validar os conhecimentos aprendidos durante a graduação.

Todas as possibilidades de empreendedorismo são arriscadas, algumas mais do que as outras, como é o caso de concurso específicos. Mas em geral, empreender é um risco a ser assumido pelos interessados, faz parte da experiência da atividade.

O que é importante para um empreendedor de primeira viagem

Para quem está empreendendo pela primeira vez, a busca por informação deve ser constante, pois ela deverá estar a favor do empreendedor.

Alguns serviços públicos, como os oferecidos pelo SEBRAE, podem servir como pontapé inicial para coletar todas as informações iniciais necessárias. 

Outra dica importante, é reduzir ao máximo os custos no início do empreendimento, assim o negócio pode escalar de maneira equilibrada e também evitar grandes perdas caso o projeto falhe em algum momento.

Através da contratação de uma boa contabilidade para sua empresa por exemplo, você consegue garantir todos os impostos e taxas com menor custo possível. Hoje você pode contratar um contador online para seu negócio ao invés de um escritório tradicional,o que é muito mais tecnológico, automático, rápido e o melhor de tudo é que é muito mais barato!

Todos os serviços de consulta e busca por informação podem ser realizados online, assim como a abertura da empresa, que pode ser realizada em poucos minutos; caso a empresa se enquadre na categoria de microempreendedor individual.

Leia mais:  14 melhores cursos a distância na área de negócios, segundo EAD Ranking 

Mas como já diz um velho ditado, “A pressa é inimiga da perfeição”, então é importante que os riscos sejam planejados e cometidos de maneira consciente, evitando assim qualquer passo precipitado e que possa fazer o negócio iniciar com o “pé errado”. Por isso, o mais recomendável é possuir assessoria capacitada durante todo o processo.

Colaboração: Contabilizei

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54