
Quantas questões tem a primeira fase da Unesp 2026?
Isabella Baliana | 27/10/25Entenda quantos acertos são necessários na 1ª fase da Unesp 2026, como funciona o cálculo da nota e veja as notas de corte dos cursos mais concorridos.
Entenda quantos acertos são necessários na 1ª fase da Unesp 2026, como funciona o cálculo da nota e veja as notas de corte dos cursos mais concorridos.
Em resumo:
Continue na leitura para saber mais!
A primeira fase do vestibular da Universidade Estadual Paulista (Unesp) 2026 será aplicada para todos os inscritos no próximo domingo, dia 2 de novembro, no feriado nacional de Finados.
Encontre bolsas de estudo de até 80%
Com a proximidade da data, é normal que os candidatos tenham dúvidas sobre como é a prova. A seguir, saiba quantas questões tem na primeira fase da Unesp e quantos acertos precisa ter para passar para a segunda etapa.

A primeira fase do vestibular da Unesp 2026 é composta por 90 questões objetivas de múltipla escolha, com cinco alternativas cada.
As perguntas abordam conteúdos das quatro áreas do conhecimento previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio:
Segundo o Manual do Candidato da Unesp, a prova pode conter questões interdisciplinares, que relacionam conteúdos de diferentes áreas, e tem duração total de 5 horas.
Unesp 2026 tem prova de habilidades específicas para alguns cursos?
Apesar dessa dúvida ser muito comum entre os candidatos, a verdade é que não há um número fixo de acertos necessário para passar para a segunda fase, pois a nota de corte varia conforme o curso e a concorrência em cada edição.
O desempenho do candidato é calculado da seguinte forma:
(número de questões certas × 100) ÷ 90.
Por exemplo, quem acerta 50 questões obtém cerca de 55 pontos na prova de Conhecimentos Gerais.
Assim, a convocação para a segunda fase depende da pontuação mínima exigida em cada curso. Na edição anterior (Unesp 2025), as notas de corte variaram bastante, mesmo na ampla concorrência. Os cursos mais concorridos foram:
No entanto, é possível encontrar pontuações menores também, quando a concorrência de um curso ou campus é bem menor, por exemplo:
Vale reforçar que, apesar de ajudar a ter uma noção dos pontos necessários, esses valores servem apenas como referência, já que a nota mínima muda a cada ano conforme o desempenho geral dos candidatos e o número de vagas disponíveis.
Já pensou em fazer faculdade com bolsa de estudos e pagando muito menos?
A Quero Bolsa é a maior plataforma de bolsas de estudo do Brasil e possui parceria com mais de 1.000 universidades espalhadas por todo o país, oferecendo cursos em todas as áreas.
Há bolsas de estudo de até 80% de desconto! Para ver as ofertas e faculdades disponíveis, é só acessar o botão abaixo, vale a pena conferir:
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e aproveitar as ofertas disponíveis: