O curso técnico de Enfermagem é uma formação que possibilita uma entrada rápida no mercado de trabalho na área da saúde. Com um foco mais prático e um currículo abrangente, ele está estruturado em módulos que abordam diversos campos do conhecimento da prática profissional.
A seguir, você confere mais detalhes sobre a composição desse curso, suas principais características e a importância de cada um dos módulos na formação dos futuros técnicos em enfermagem.
Estrutura do curso técnico de Enfermagem
Os cursos técnicos em enfermagem estão divididos em módulos que variam de acordo com a instituição de ensino e o currículo adotado.
Em geral, ele é dividido em três ou quatro módulos, cada um com uma carga horária específica e conteúdos que se complementam ao longo do curso. Abaixo, você pode conferir a estrutura típica:
Módulo 1 – Bases Fundamentais para o Exercício da Enfermagem
Os conteúdos trabalhados nesse módulo inicial envolvem basicamente Anatomia e Fisiologia, História da Enfermagem, Legislação e Ética em Enfermagem, Noções de Microbiologia e Parasitologia.
O objetivo é fornecer para alunos conhecimentos básicos e fundamentais que servirão de base para a prática da Enfermagem.
Módulo 2 – Enfermagem da Mulher, da Criança e do Adolescente, Situações de Emergência e Assistência a Pacientes Críticos
Aqui os conteúdos exploram mais Saúde da Mulher e Ginecologia, Pediatria e Saúde do Adolescente, Primeiros Socorros e Atendimento em Emergências, Cuidados Intensivos e Terapia Intensiva.
O foco acaba sendo em áreas específicas da Enfermagem que demandam conhecimentos especializados e habilidades práticas.
Módulo 3 – Educação, Prevenção, Saúde do Trabalhador e Assistência Clínica e Cirúrgica em Enfermagem do Adulto e da Terceira Idade
Esse módulo trata conteúdos como Promoção da Saúde e Educação em Saúde, Enfermagem do Trabalho, Assistência Cirúrgica e Pós-Operatória e Cuidados de Enfermagem ao Paciente Adulto e Idoso.
Ele enfatiza a importância da prevenção e promoção da saúde, além de preparar os alunos para cuidar de pacientes em diversas fases da vida adulta e da maturidade. Inclui também conhecimentos sobre a enfermagem do trabalho, que é essencial para a saúde ocupacional.
Módulo 4 – Estágio Supervisionado e Prática Profissional Conteúdos
Para finalizar, o último módulo é marcado pelo estágio em Unidades Básicas de Saúde, Hospitais e ClínicasPráticas de Home Care e Relatórios e Discussões de Casos Clínicos.
Ele é uma parte essencial da formação, pois permite aos alunos aplicar o que aprenderam em situações reais e consolidar os conhecimentos, com uma experiência imersiva no ambiente de trabalho.
Ela é cuidadosamente planejada para assegurar que os alunos adquiram tanto a teoria quanto a prática necessárias para exercer a profissão com competência.
Se você está pensando em se qualificar e fazer um curso de enfermagem, saiba que existem vários cursos com desconto e com bolsas de estudo disponíveis.
Inclusive, a Quero Bolsa pode ajudar você a conseguir bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil. Veja as bolsas disponíveis: