O curso técnico de enfermagem é a principal escolha de muitos estudantes por uma variedade de razões, mas algumas delas se destacam como motivadores comuns.
Encontre bolsas de estudo de até 80%

Primeiramente, a área da saúde, e especialmente a enfermagem, é vista como uma profissão gratificante, onde os profissionais têm a oportunidade de cuidar e fazer a diferença na vida das pessoas. A empatia e o desejo de ajudar os outros são características comuns entre aqueles que optam por seguir essa carreira.
Além disso, o curso técnico de enfermagem oferece uma formação mais rápida (2 anos e meio) em comparação com a graduação em enfermagem (5 anos), o que atrai pessoas que desejam ingressar no mercado de trabalho mais cedo e começar a ganhar experiência prática.
Ainda sobre tempo de formação, alguns estudantes possuem dúvidas sobre a carga horária do curso técnico em enfermagem. A Revista Quero te responde no texto abaixo.
Leia mais:
É possível fazer um curso técnico de Enfermagem a distância?
Teste Vocacional para Enfermagem
Qual é a carga horária do curso técnico de Enfermagem?
O curso técnico de Enfermagem possui carga horária mínima de 1.200 horas. De acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT), o curso tem uma duração média de 2 anos e meio. Na modalidade presencial, até 20% da carga horária total do curso pode ser realizada em atividades não presenciais.
É possível realizar o curso na modalidade de Educação a Distância (EaD), desde que pelo menos 50% da carga horária seja dedicada a atividades presenciais, de acordo com as normas específicas de cada sistema de ensino.
A instituição que oferece o curso pode adotar um regime de alternância, combinando períodos de estudos na escola com períodos de trabalho em campo ou local de trabalho.
Além da carga horária mínima, o curso pode incluir um estágio curricular supervisionado obrigatório, conforme legislações específicas ou conforme definido no projeto pedagógico da instituição.
Se o curso for oferecido na modalidade EaD, o estágio deve ser realizado de forma presencial.

Com uma duração mais curta em comparação com uma graduação, o curso técnico é uma opção atraente para aqueles que desejam estudar e se especializar na área da saúde, sem o compromisso de um período tão longo quanto o de um bacharelado.
Durante o curso, os alunos têm acesso a laboratórios equipados com tecnologia de ponta na área da saúde, instrutores experientes no mercado e aulas preparadas para atividades teóricas e práticas. É recomendado que a instituição de ensino tenha uma infraestrutura composta por:
-
Biblioteca com acervo físico ou virtual específico e atualizado
-
Laboratório de anatomia e fisiologia
-
Laboratório de habilidades técnicas (LHT) de enfermagem com vistas a atender semiotécnica e semiologia e outros componentes curriculares
-
Laboratório de informática com acesso à internet