Segundo o edital do exame, quem tem direito à reaplicação do Enem 2024 são os candidatos que tiveram algum problema de logística na hora de fazer a prova ou que estavam doentes no dia da aplicação.
Isso aparece logo no início do item específico sobre a reaplicação e pode ser conferido a seguir:
edital do Enem 2024 – reaplicação do exame
Vale lembrar que o pedido para reaplicação deve ser feito entre os dias 11 e 15 de novembro de 2024.
Abaixo, você consegue ver os detalhes do que o Inep (órgão responsável pela aplicação da prova) considera problemas de logística e quais são as doenças infectocontagiosas que permitem essa solicitação de reaplicação.
Quem tem direito à reaplicação do Enem 2024?
Basicamente, o Inep considera como problemas de logística coisas como falta de energia elétrica no local de prova, algum desastre natural (pode ser chuva, enchente, vento intenso) ou até mesmo algum erro de aplicação que prejudique o candidato.
Isso aparece no item 13.1.3 do edital e pode ser conferido a seguir:
Fonte: edital do Enem 2024
As doenças também são listadas no edital, no item 13.1.1. Assim, quem tiver com as seguintes doenças infectocontagiosas também pode pedir a reaplicação do exame:
tuberculose;
coqueluche;
difteria;
varicela;
rubéola;
covid-19;
sarampo;
influenza A e B;
poliomielite;
doença meningocócica e outras meningites;
varíola e varíola dos macacos;
doença invasiva por Haemophilus influenzae.
Fonte: edital do Enem 2024
Vale lembrar que todas essas situações e condições precisam ser comprovadas e todos os casos serão analisados individualmente pelo Inep.
A reaplicação do Enem 2024 está prevista para acontecer nos dias 10 e 11 de dezembro de 2024.
Passei mal durante a prova? Tenho direito à reaplicação do Enem?
Infelizmente, quem passa mal durante a prova não pode pedir a reaplicação. Isso também está no edital do exame e pode ser conferido no item 13.5:
Fonte: edital do Enem 2024
Como acessar o gabarito extraoficial do Enem 2024?
Quem está na expectativa de saber quantas questões acertou é só clicar no botão abaixo e conferir as respostas com o gabarito extraoficial do Enem feito pelo Curso Anglo:
Lembre-se de que o número de acertos não corresponde exatamente ao que pode ser a sua nota no Enem porque o exame usa a TRI (Teoria de Resposta ao Item).