Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Vestibular e Enem

Realidade de bolsista: Como foi minha experiência com o Prouni

por Maria Fernanda Alves em 05/02/18 8,5 mil visualizações

Atualizado em 12/12/2019

As inscrições para concorrer às bolsas do Prouni estão abertas e acredito que muita gente se questiona sobre como é ser um bolsista pelo programa, portanto pensei que seria legal compartilhar com vocês a minha experiência com o Prouni durante a minha graduação em Psicologia.

experiencia com prouni

Como foi meu desempenho no Enem

Durante todo o meu Ensino Médio eu tive uma rotina bem puxada, trabalhava das 8h às 18h e estudava no período noturno em uma escola pública bem problemática. Mesmo com pouca esperança de conseguir uma bolsa de estudo, prestei o Enem.

Fiz a prova em 2009,  justo no primeiro ano da mudança do exame para aplicação em dois dias e com uma cobrança de conteúdo mais densa. Fiquei surpresa com o resultado, pois esperava uma nota muito baixa, mas fiquei um pouco acima da média em todas as disciplinas.

Isso me deu uma esperança para me inscrever no Prouni no curso que eu tanto queria, mas que tinha uma concorrência bem alta e apenas 10 vagas, que era Psicologia.

Para ver as notas de corte do Prouni de todos os cursos, acesse o simulador de notas de corte do Quero Bolsa:

Ver notas de corte Prouni

A aprovação

Eu já estava sem esperanças depois que os resultados da primeira e segunda chamada saíram e já tinha me matriculado em um cursinho popular da minha cidade para prestar a prova novamente no próximo ano. Mas saiu a lista da terceira chamada com apenas uma vaga e lá estava, finalmente, meu nome como aprovada! 

A matrícula 

Pensa num desespero? Multiplica por 10! Como as aulas já tinham começado, eu tive que organizar todos os documentos em apenas um dia para passar pela análise da faculdade. E não tive que organizar apenas os meus documentos, e sim de todos que moravam comigo para comprovar renda de um por um... 

O prazo foi muito curto para uma burocracia tão grande, tanto que eu quase não consegui fazer minha matrícula, e por pouco não perdi minha preciosa bolsa integral. Para isso não acontecer com você, veja a lista com todos os documentos necessários para matrícula no Prouni.

5 anos de tensão

Eu acreditava que conseguir a bolsa era o mais difícil, mas não! Permanecer com ela foi um desafio diário durante os cinco anos de graduação. Não sei para os bolsistas que não trabalham, mas para quem trabalha e estuda é tudo muito mais puxado, e o bolsista do Prouni não pode ter rendimento abaixo de 75%, então eu tive que ralar muito!

A cada seis meses, era preciso renovar a bolsa em um setor da faculdade. Vi amigos da minha turma perderem a bolsa por conta do rendimento. Uma amiga, no terceiro ano de graduação, perdeu o benefício porque o pai dela vendeu o carro.

Todos os bolsistas ficaram receosos, afinal, durante a graduação é comum recebermos promoções no trabalho justamente por estarmos na faculdade, mas isso não significa que tenhamos quase 2 mil reais todos os meses para pagar as mensalidades.

Me recordo que, já no segundo ano, minha renda passava pouca coisa do exigido na matrícula e eu morria de medo de perder a bolsa por conta disso. Mas para mim, felizmente, deu tudo certo com esse desafio!

Existe preconceito?

Infelizmente presenciei algumas cenas de preconceito de alunos pagantes contra bolsistas, mas no meu curso isso aconteceu apenas nos primeiros anos, já que tinha muita gente ainda com o pensamento de Ensino Médio.

Com o passar dos semestres, a turma foi diminuindo (de mais de 100 pessoas para 30!) e amadurecendo, então o preconceito ficou para trás, principalmente porque as melhores notas da turma eram de bolsistas. 

Resumão da minha experiência com o Prouni

Achei que não fosse conseguir passar, achei que não fosse conseguir os milhares de documentos exigidos, achei que fosse perder a bolsa a qualquer momento da graduação, mas deu tudo certo e hoje estou aqui contando minha história para vocês! <3

Conselho de amiga

Não existe faculdade pública nem bolsas do Prouni para todo mundo, então muita gente se vê sem esperança de realizar o sonho de entrar no Ensino Superior, mas hoje já existem outras soluções, uma delas é o Quero Bolsa

Pelo Quero Bolsa, você pode garantir uma vaga com desconto de até 75% em mais de mil faculdades. Não é preciso comprovar renda, nem pagar taxas de renovação e o desconto é seu até o final do curso. 

Encontrar vagas com desconto

No Quero Bolsa, você ainda pode consultar várias informações sobre as faculdades e os cursos que você precisa para comparar e fazer a melhor escolha para a sua carreira. Caso você ainda esteja em dúvida sobre qual curso fazer, o site também oferece um Teste Vocacional gratuito

Mostrando cursos em Veja mais vagas

  • Mensalidades a partir de

    R$ 270,00
    Ver Bolsas

  • {course} {university}

    Mensalidades a partir de R$ 2400/mês

Veja mais cursos


Espero que todos possam se orgulhar do diploma como eu!

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54