Tudo o que você precisa saber sobre a redação da Unesp
Veja como estudar para a redação do vestibular da maior universidade pública paulista
Atualizado em: 14/11/2023
Com campi em 24 municípios, a Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (Unesp) é considerada uma das maiores universidades do Estado de São Paulo. Mesmo com a grande oferta de cursos, o seu vestibular é um dos mais concorridos do Brasil.
Na segunda fase de seu vestibular, os candidatos precisam produzir um texto dissertativo-argumentativo (em prosa), e isso costuma gerar bastante ansiedade em quem vai prestar a prova.
De acordo com o manual do candidato, ela vale de 0 a 28 pontos e acaba tendo um peso importante porque é o segundo critério de desempate na prova como um todo.
Vai prestar o vestibular da Unesp? Veja abaixo dicas para ir bem na redação:
Qual é a estrutura da redação da Unesp?
Assim como no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o formato requerido é o dissertativo-argumentativo. Entretanto, uma diferença é que a banca corretora desse vestibular não exige uma proposta de intervenção no parágrafo de conclusão.
Porém, os temas exigidos são comumente polêmicos ou dicotômicos, algo que “obriga” o estudante a se posicionar sobre um lado ou outro. Com isso, é possível terminar a redação reforçando o posicionamento do candidato.
“É muito comum que estejam presentes temas em que o aluno precisa responder afirmativa ou negativamente ou que precise assumir um posicionamento explícito sobre uma questão que possui dois lados bem definidos. Para encerrar, o estudante pode fazer um parágrafo que reforce seu posicionamento fazendo uma retomada sucinta dos argumentos”, explica a coordenadora de redação e pedagógica do Poliedro, Maria Catarina Bózio, coordenadora da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Poliedro.
Veja também: Como fazer um texto dissertativo-argumentativo?
10 últimos temas de redação da Unesp
A redação da Unesp é mais difícil do que a do Enem?
Apesar de a redação da Unesp não exigir um solução para o tema proposto, isso não significa necessariamente que esse tipo de texto é mais fácil do que do Enem. Para Maria Catarina, isso dependerá do quão preparado estará o candidato sobre o formato e também sobre a temática proposta.
“Assumir um posicionamento frente a uma questão como essa (em um espaço previamente definido e com tempo reduzido) nem sempre é fácil para alunos que estão mais habituados ao estilo de texto do Enem, que trabalha mais com ‘problemas’ que demandam uma solução. Isto é, pode ser uma redação fácil desde que o aluno se habitue a esse estilo de prova”, reforça.
Como estudar para a redação da Unesp?
Assim como em outros vestibulares, uma boa forma de estudar para a redação, além da estrutura, é aprimorar o repertório de conhecimento criando uma conexão entre diversas áreas de estudo.
Por isso, a indicação da coordenadora é desenvolver o hábito de ler notícias e ouvir podcasts. “Uma dica é buscar relacionar aspectos e assuntos atuais no momento em que estiver assistindo um filme, uma série ou ouvindo músicas de sua preferência.”
Além disso, considerando o formato da prova é preciso também treinar a distribuição de tempo entre as 60 questões objetivas e a produção da redação.
“Também é interessante que o estudante faça simulados da prova já considerando o novo formato de questões objetivas e incluindo o tempo delimitado para a escrita da redação”, sugere Maria Catarina.
Como ir bem na redação da Unesp?
Para a coordenadora pedagógica, para garantir um bom resultado é preciso que o estudante encontre o equilíbro entre três fatores, são eles:
- Produzir um texto com boa estrutura, seguindo padrão exigido pelo formato dissertativo-argumentativo;
- Ter um bom desenvolvimento de ideias e, se possível, com referências próprias do candidato;
- Realizar a administração adequada do tempo de prova.
Guia de Redação do Enem
Se você ainda não está na faculdade, mas precisa de ajuda para melhorar a sua escrita, o Guia de Redação do Enem ensina tudo o que é necessário para ir bem redação.
Além de aprender a escrever um texto dissertativo-argumentativo, você ainda confere quais são os critérios de correção, exemplos de redação nota 1.000 e dicas de quem é especialista no assunto!
Saiba mais: Listão de matérias do Enem