Em julho de 2023, uma nova rede social foi anunciada: o Threads. A plataforma tem uma proposta parecida com a do Twitter. Na prática, tanto o Threads, quanto o Twitter consistem em conteúdos textuais que são postados em sequência.
Por conta da semelhança entre as duas redes sociais, alguns internautas levantaram um questionamento: o Threads pode colocar fim ao Twitter? Pensando nessa possibilidade, a Revista Quero relembrou outras plataformas que caíram no desuso, mas continuam saudosas.
Existem várias redes sociais que já tiveram seu auge e acabaram perdendo popularidade ao longo do tempo. A seguir, confira alguns exemplos de plataformas que foram muito populares no passado, mas que atualmente não têm mais o mesmo nível de relevância.
1. Snapchat
Divulgação/Snapchat
O Snapchat é uma rede social lançada em 2011. O aplicativo se destacou por introduzir o conceito de publicações efêmeras conhecidas como “stories”. A rede social se popularizou rapidamente em seus primeiros anos, mas passou por grandes dificuldades quando seu conceito principal foi copiado pelos concorrentes, em especial pelas plataformas da Meta, incluindo Instagram, Facebook e WhatsApp.
O Orkut foi uma rede social muito popular no Brasil e em alguns outros países, especialmente no início dos anos 2000. Ele permitia que os usuários criassem perfis e se conectassem com amigos, mas acabou sendo ultrapassado pelo Facebook. O Orkut foi descontinuado em 2014.
Embora não seja uma rede social em si, o MSN Messenger foi uma plataforma de mensagens instantâneas muito popular, mas foi substituído por outras ferramentas de comunicação.
O Vine era uma plataforma de compartilhamento de vídeos curtos, de até seis segundos. Ele foi adquirido pelo Twitter em 2012, mas foi descontinuado em 2017. Influencers como Lucas Rangel e Maju Trindade eram muito populares nessa rede social.
No início dos anos 2000, o MySpace era uma das redes sociais mais populares do mundo. No entanto, ele perdeu a competição para o Facebook e enfrentou diversos problemas, incluindo falhas de segurança e uma interface desatualizada.
Vai fazer o Enem? Baixe plano de estudo
Plano de estudo para arrasar no Enem? A Quero Bolsa oferece um cronograma super completo e 100% de graça. A ideia é facilitar a rotina intensa dos estudantes que vão fazer a prova.
Descubra qual profissão tem mais a ver com o seu perfil por meio do Teste Vocacional da Quero Bolsa. A ferramenta é gratuita, basta clicar no botão abaixo e responder o questionário.