Atualizado em 24/03/2021
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998 como uma forma tímida de avaliar o Ensino Médio brasileiro. Alguns anos depois, em 2001, o exame bateu a marca de um milhão de inscritos.
Porém a prova foi reformulada em 2009, iniciando uma nova era do Enem, no qual a prova não servia apenas como avaliação, mas também como uma forma de ingresso no Ensino Superior pelos, agora, conhecidos programas do governo (Sisu, Prouni e Fies).
Dessa nova época, o ápice de inscrições foi em 2014, com mais de 8,7 milhões de candidatos. E, assim como em todos os anos, o dia de divulgação do resultado da prova é de grande reboliço. Afinal, todos querem saber qual foi o resultado do exame que pode mudar o futuro de milhões de jovens brasileiros.
Veja mais: Guia completo com tudo o que você precisa saber sobre a Redação do Enem
+ Veja a lista completa de quais são as matérias que mais caem no Enem
Entretanto, se você é da turma mais old school e prestou o Enem no seu início, quando ele era apenas de uso do governo e acha que as suas notas estão perdidas no limbo, está muito enganado!
Apesar de não ser mais possível utilizar o resultado (apenas o Fies aceita resultados a partir de 2010), ainda é possível consultá-lo online, só é preciso identificar qual sistema você terá que usar, de acordo com o ano em que realizou o exame. Ficou curioso? Veja como ver resultados de provas anteriores do Enem:
Resultado do Enem: 2001 a 2008
Para aqueles que realizaram a prova entre os anos de 2001 a 2008, é preciso, no mínimo, algum dos seguintes dados:
- CPF;
- Nº de inscrição;
- Nome;
- Data de nascimento;
- UF residencial;
Para ver o seu resultado, selecione o ano desejado e inclua as informações em uma das duas maneiras possíveis. Clique aqui para ter acesso ao sistema.
Resultado do Enem: 2009 a 2014
Se você realizou a prova entre 2009 e 2014, é preciso ter os seguintes dados em mãos:
- Ano de realização da prova;
- CPF;
- Senha;
- Informar o texto da imagem.
Se você não lembrar o seu número de inscrição ou a sua senha, é possível recuperá-las pelo mesmo sistema, para isso, clique em 'Consultar nº de inscrição' e 'Recuperar senha'. Clique aqui para ter acesso ao sistema.
Resultado do Enem: 2015 a 2018
Para essa opção, é necessário utilizar o sistema atual da página do participante (a mesmo que está sendo utilizada em 2019). Para ver seu resultado em outros anos, é preciso ter em mãos:
- Informar a figura indicada no sistema;
- CPF;
- Senha (esqueceu qual é a sua senha? veja aqui como recuperá-la).
Clique aqui para ter acesso ao sistema.
Gostou da dica? E do seu resultado no Enem?
Leia mais: Como usar a nota do Enem 2020 para entrar na faculdade?
+ Simulador de Notas de Corte do Enem