Saiba como ver resultados de provas anteriores do Enem
Descubra o passo a passo para acessar os resultados de provas anteriores do Enem e acompanhar seu desempenho nas edições passadas
Descubra o passo a passo para acessar os resultados de provas anteriores do Enem e acompanhar seu desempenho nas edições passadas
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998 como uma forma de avaliar o Ensino Médio brasileiro.
Alguns anos depois, em 2001, o exame bateu a marca de um milhão de inscritos e foi conquistando seu espaço na vida de quem queria entrar na faculdade.
Baixe já: Plano de estudo Enem de Boa
+ Encontre bolsas de estudo para graduação
A prova foi reformulada em 2009, iniciando uma nova era do Enem, no qual ela não servia apenas como avaliação, mas também como uma forma de ingresso ao Ensino Superior pelos programas do governo, como Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade Para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Dessa nova época, o ápice de inscrições foi em 2014, com mais de 8,7 milhões de candidatos. E, assim como em todos os anos, o dia de divulgação do resultado da prova é de grande reboliço. Afinal, todos querem saber qual foi o resultado do exame que pode mudar o futuro de milhões de jovens brasileiros.
Entretanto, se você é da turma mais old school e prestou o Enem no seu início, quando ele era apenas de uso do governo para testar a qualidade do Ensino Médio e acha que as suas notas estão perdidas no limbo, está muito enganado!
Apesar de não ser mais possível utilizar o resultado (apenas o Fies aceita resultados a partir de 2010), ainda é possível consultá-lo online, só é preciso identificar qual sistema você terá que usar, de acordo com o ano em que realizou o exame. Ficou curioso? Veja a seguir como fazer isso e ver os resultados de provas anteriores do Enem.
Resultado do Enem de 2001 a 2008
Para aqueles que realizaram a prova entre os anos de 2001 a 2008, é preciso, no mínimo, algum dos seguintes dados:
- CPF;
- Nº de inscrição;
- Nome;
- Data de nascimento;
- UF residencial.
Para ver o seu resultado, selecione o ano desejado e inclua as informações em uma das duas maneiras possíveis. Clique aqui para ter acesso ao sistema.
Resultado do Enem de 2009 a 2014
Se você realizou a prova entre 2009 e 2014, é preciso ter os seguintes dados em mãos:
- Ano de realização da prova;
- CPF;
- Senha;
- Informar o texto da imagem.
Se você não lembrar o seu número de inscrição ou a sua senha, é possível recuperar esses dados pelo mesmo sistema, para isso, clique em ‘Consultar nº de inscrição’ e ‘Recuperar senha’. Clique aqui para ter acesso ao sistema.
Saiba mais: Faculdades particulares mais baratas do Brasil; veja lista
+ 10 cursos tecnólogos com os melhores salários
Resultado do Enem de 2015 a 2018
Para essa opção, é necessário utilizar o sistema atual da página do participante (a mesmo que está sendo utilizada em 2019). Para ver seu resultado em outros anos, é preciso ter em mãos:
- Informar a figura indicada no sistema;
- CPF;
- Senha (esqueceu qual é a sua senha? veja aqui como recuperá-la).
Clique aqui para ter acesso ao sistema.
Simulador de Nota de Corte do Enem
Com a nota do Enem em mãos, você consegue usar o Simulador de Nota de Corte da Quero e estimar em quais instituições de ensino você pode ser aprovado. Gostou da ideia? Então, faça já uma simulação!
Plano de estudo gratuito
O Plano de Estudos Enem De Boa vai te ajudar no dia a dia de preparação para o Enem. Para acessar os conteúdos, basta preencher o formulário e pronto! Você vai baixar o plano completo e receber dicas extras direto no seu e-mail! Vale lembrar que o material é totalmente gratuito.
As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Onde usar a nota do Enem?
Você pode usar sua nota para ingressar em diversas universidades públicas e privadas do país por meio de alguns programas. Confira:
-
Sistema de Seleção Unificada (Sisu): você concorre a vagas no ensino superior público, ou seja, universidades e institutos federais e estaduais;
-
Programa Universidade Para Todos (Prouni): oferece bolsas de estudo de 50% e 100% para quem deseja ingressar em instituições de ensino superior privado;
-
Fundo de Financiamento Estudantil (Fies): usando sua nota, você pode ingressar no ensino superior privado por meio do financiamento parcial ou integral das mensalidades;
-
Vestibular tradicional: universidades do Brasil e do exterior aceitam a nota do Enem no lugar do vestibular;
-
Quero Bolsa: você pode conseguir uma bolsa de até 80% em mais de mil faculdades espalhadas pelo Brasil.
Se você optar pela Quero Bolsa, saiba que a plataforma tem parceria com mais de 1.000 instituições de ensino, como: