Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Saiba como funciona a recepção aos calouros da USP

A Semana de Recepção aos Calouros acontecerá entre os dias 17 e 20 de fevereiro; confira a programação

Foto: divulgação
Recepção aos calouros de 2019

No dia 17 de fevereiro mais um ano letivo inicia na Universidade de São Paulo (USP). Para dar as boas vindas aos calouros, os oito campi da instituição oferecem a Semana de Recepção aos Calouros. Entre os dias 17 e 20 de fevereiro, os calouros terão uma programação especial, com o objetivo de integrar calouros, veteranos e toda a comunidade universitária.

O tema dessa edição é Você faz parte de tudo isso, inspirado em um poema de Gregório de Matos. O objetivo é ressaltar a importância da integração entre a instituição e alunos, acolher os calouros e divulgar um canal para tirar dúvidas e para suporte ao aluno.

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações

A integração também acontece no momento da matrícula pois, pela primeira vez, a matrícula acontecerá de maneira unificada. Ou seja, acontecerá em um só lugar de cada campi. 

Ao longo dos quatro dias de recepção haverá atividades como palestras, bate-papo com professores e alunos veteranos, visitas às unidades de ensino, gincanas, apresentações musicais e ações sociais. Confira a programação completa de algumas unidades de ensino:

O trote é proibido na USP desde 1999. Como é possível ver na foto acima, os alunos pintam uns aos outros, mas nenhum tipo de atitude abusiva é tolerado dentro da instituição. Por esse motivo, qualquer calouro que se sinta constrangido diante de alguma situação pode ligar para o Disque Trote: 0800 012 1090.

Leia também: Fuvest: o que é, vestibulares e USP
28 universidades brasileiras estão entre as mais sustentáveis do mundo; USP lidera no país

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações