logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Curiosidades

Bicho, bixo ou calouro: qual é o certo?

por Patrícia Carvalho em 08/08/19 1,7 mil visualizações

Atualizado em: 17/03/23

Mais um semestre acaba de começar e com ele novas disciplinas, professores e alunos. Durante os primeiros dias é comum surgirem dúvidas sobre a faculdade, o curso e, inclusive, conceitos como bixo, bicho ou calouro.

Para te ajudar, a Revista Quero fez esse post para esclarecer o significado de cada uma dessas palavras. Confira!


Bicho ou bixo: qual é o correto?

Segundo a norma padrão da língua portuguesa, a escrita correta da palavra é bicho, com ‘ch’. No entanto, com a popularização do termo, a versão com ‘x’ permaneceu nos ambientes universitários.

Para marcar essa transição, os calouros ou bixos normalmente passam pelos trotes universitários, um ritual de passagem que marca a entrada na universidade, com cortes de cabelo, pintura no rosto e nas roupas ou até mesmo ações solidárias.

Normalmente os trotes são organizados pelos veteranos, que são os estudantes dos últimos anos de um curso. 

Em algumas instituições, porém, o termo bixo não é utilizado por ser considerado ofensivo. Por via das dúvidas é melhor utilizar calouro, não é mesmo? Afinal, é a palavra oficial e de acordo com a norma padrão da língua portuguesa.

E calouro, o que significa?

De acordo com o dicionário Michaelis, calouro pode ser definido como um “ingressante de uma instituição ou corporação, em especial aluno do primeiro ano de uma academia ou faculdade; novato, primeiranista, recruta”. 

Já o termo bixo nada mais é do que uma maneira informal de chamar os novos alunos de uma instituição. Ele é, portanto, uma gíria, muito utilizada e já incorporada ao dialeto universitário, para a palavra “calouro”.

Leia Mais:
+ Como é ser calouro na faculdade?
+ Como é a recepção dos calouros e os trotes universitários na Unesp?

O que significa bixete?

Bixete é o feminino equivalente a gíria bixo, usado portante para se referir a uma caloura. 

Em algumas instituições, porém, o termo bixo e bixete deixaram de ser utilizados por serem considerados ofensivo. Por via das dúvidas é melhor utilizar calouro, não é mesmo? Afinal, é a palavra oficial e de acordo com a norma padrão da língua portuguesa.

Confira: Twitter, TikTok e Youtube: conheça 9 perfis com dicas de estudo para seguir

Porque calouro é chamado de bixo?

Assim como todas as gírias que começam a ser utilizadas por determinado grupo até serem incorporadas em nosso idioma, o motivo pelo qual chamamos um calouro de bixo tem diferentes origens. A primeira delas e a mais aceita até hoje é que o termo “bixo” vem da expressão “bicho do mato”. Isso porque, aqueles que entravam na universidade eram vistos pelos seus veteranos como desconhecidos, sendo incluídos em um novo mundo, que passariam a conviver naquela outra “sociedade”.


Outro fato que pode ter originado esse uso para a palavra é que, na Roma Antiga, existiam os “vestibulum”, que eram pequenos corredores por onde os animais tinham que passar para chegar a determinado local. Dessa palavra se originou o termo “vestibular”, relacionada, de certo modo, ao trajeto estreito necessário para que o aluno entre na faculdade, o que também fortalece a analogia entre bichos e calouros.

Quer se tornar um bixo e entrar na faculdade?

Agora que você conhece a origem da expressão e o porquê ela é utilizada até hoje, chegou a hora de investir em seu futuro ao tornar-se um bixo quanto antes. Entrar na faculdade ainda em 2023 pode ser mais fácil do que você imagina com a ajuda da Quero Bolsa.

A plataforma reúne centenas de bolsas de estudos, nos mais diversos cursos e instituições, que podem representar um desconto nas mensalidades de até 75%! Com essa ajuda, ficou muito mais fácil conquistar seu diploma no ensino superior sem tantos sofrimentos.

Encontrar bolsas de estudo

Caso você tenha dúvida sobre qual das   escolher, separamos ainda uma lista com diversas faculdades e universidades com ótimas condições para bixos, com cursos reconhecidos pelo MEC e que farão seu diploma ser valorizado. Confira:

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54