Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Universidades

Como é a recepção dos calouros e os trotes universitários na Unesp?

por Marina Borges em 24/01/20

Bem-vindos à Unesp! Dizem por aí que uma vez unespiano, unespiano até morrer… Visando mostrar como funciona a recepção dos calouros e a semana de integração e os "trotes" em alguns campi da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), preparamos um conteúdo sob a ótica dos estudantes e membros das atléticas. 

Focando no maior campus da Unesp, o de Bauru, você poderá mergulhar no universo bauruense. Com relatos de unespianos; dicas de como sobreviver inicialmente na cidade-lanche; mapa interativo com principais pontos da cidade, o pontapé inicial poderá ser dado em Bauru.

Conheça as cidades onde ficam os 24 campi da Unesp

Check-in em Bauru, a cidade sem limites

Como é a recepção dos calouros e os trotes na Unesp - REVISTA QUERO
Unesp campus de Bauru (Foto: Reprodução)

O campus que abriga 19 cursos, distribuídos em três áreas do conhecimento, traz uma semana de recepção diversificada. Quem chega em Bauru se depara com um leque de opções para esquecer o nervosismo e a ansiedade que o vestibular proporciona. De gincanas a festas, os calouros podem escolher para qual “rolê” ir todos os dias.

Integração e o antigo "trote universitário" em Bauru

(Foto: Reprodução/Facebook)
Como é a recepção dos calouros e os trotes na Unesp - REVISTA QUERO
Atlética, torcida e atletas esperando o resultado d'O Inter 2019

Todos os cursos preparam uma semana de recepção, anteriormente chamada de “trote”. O nome ainda pode ser usado, mas é importante destacar que não há mais os de teor violento, que podem humilhar novos estudantes. Bordões como “veterano não é melhor que ninguém” são disseminados pelos cursos de humanas.

Todos os anos, as comissões de cada curso são assumidas pelos veteranos diretos dos calouros. As mesmas são responsáveis por acolher e integrar os novos alunos. Durante os primeiros dias, a prática de apelidar os ingressantes é comum. Em alguns cursos, os “bixos” são integrados em famílias, que possuem os nichos mais variados.

O curso de Arquitetura e Urbanismo está entre os que acolhem os calouros em famílias, e a aluna Caroline Gobbi, conhecida na faculdade como “Sima”, conta como funciona essa dinâmica:

“Existem famílias de todos os tipos, a minha é a das duplas sertanejas. Quando você entra nessa família, você pega o nome de um dos integrantes da dupla. No meu caso, foi da dupla Simone e Simaria e, por ser mais sonoro, fui apelidada de Simaria, mas todos me chamam de Sima”, explica a estudante da Unesp. Ela ainda acrescenta que as famílias têm a função de evitar qualquer tipo de repressão com os calouros.

Como é a recepção dos calouros e os trotes na Unesp - REVISTA QUERO
“Sima” com seu “pai” (Foto: Acervo pessoal)

No curso de Jornalismo, por exemplo, não há famílias, mas as comissões sempre trazem brincadeiras e uma roda de apresentação dos calouros (normalmente são apelidados lá), além das tradicionais três festas que dão as boas-vindas aos ingressantes.

Segundo Izabela Suzuki, integrante da Comissão de Recepção de jornalismo, “essas atividades são importantes, pois, além de integrar os novos calouros, é uma oportunidade de fazer a primeira semana, geralmente cheia de inseguranças e numa cidade nova, ser mais leve e divertida. Assim, a gente também pode conhecer melhor os calouros, tirar dúvidas, esclarecer mais sobre o curso e mostrar o campus. Tudo é feito com muito carinho para que eles se sintam em casa o mais rápido possível“.

Já a estudante de Jornalismo Beatriz Maxima conta como foram os primeiros momentos como unespiana.

“Além do sentimento de felicidade, quando a gente passa no vestibular, principalmente em uma faculdade que fica em outra cidade, bate um desespero. Na Unesp Bauru, os veteranos já entraram em contato comigo nos primeiros dias, dando apoio e explicando como as coisas funcionavam. Parece pouco, mas foi muito tranquilizante saber que eu já teria com quem contar quando chegasse na cidade”, conta Beatriz.

Como é a recepção dos calouros e os trotes na Unesp - REVISTA QUERO
Calouras de jornalismo na gincana de recepção (Foto: Letícia Pinho)

A estudante ainda acrescenta que a semana de recepção foi muito importante para conhecer o pessoal antes das aulas e se sentir acolhida desde o começo. “Tenho amigos que conheci na gincana e levo comigo até hoje. Parece que o tempo passa de uma maneira diferente e você se apega muito mais rápido em quem está do seu lado. Viver o que a universidade te oferece pela primeira vez é uma experiência que se torna muito especial. Se eu pudesse, seria sempre 'bixete' para sentir aquela emoção e carinho”.

Leia também: Qual campus da Unesp tem a melhor torcida?

Baticun

Um outro exemplo de trote criativo e divertido é o Batizado dos Calouros o Baticun, evento realizado pela atlética do campus de Bauru. A instituição também aproveita o momento para apresentar as atividades oferecidas aos alunos, como os treinos esportivos gratuitos e campeonatos internos e externos.

Como é a recepção dos calouros e os trotes na Unesp - revista quero
Calouros participam de provas durante gincana (Foto: Reprodução/Facebook)

Desde que foi criado, o Baticun é conhecido por ser a oportunidade que os calouros têm de ter um contato inicial com o esporte e fazer amizade com pessoas de diferentes cursos. As atividades também ajudam na descoberta de novos atletas e são uma forma de apresentar algumas práticas esportivas para os recém-chegados, a fim de introduzi-los no universo esportivo acadêmico.

Com esse contato, muitos ingressantes começam a treinar para participar dos campeonatos que a Unesp Bauru participa, como "O Inter", principal competição universitária da América Latina

Por dentro de Bauru

Créditos: Comissões de jornalismo, Unesp Bauru.

Como é a recepção e o trote aos calouros em outros campi da Unesp:

Araraquara

Como é a recepção dos calouros e os trotes na Unesp - REVISTA QUERO
“Morcego” dá as boas-vindas aos calouros (Foto: Reprodução/Facebook)

A atlética do campus recepciona os calouros com uma programação intensa e pra lá de ativa. Com uma competição chamada “Inter Bixo”, os ingressantes já sentem nos primeiros dias como é a dinâmica esportiva na Unesp Araraquara.

Durante a semana, na parte da noite, rodam os esportes de quadra: basquete, futsal, handebol e vôlei. Além deles, o xadrez e o tênis de mesa também ganham espaço na competição. Todas as modalidades contam com equipes masculinas e femininas, compostas apenas por calouros.

O Inter Bixo se divide entre os institutos presentes no campus: Faculdade de Ciências e Letras (FCL); Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF); Faculdade de Odontologia (FO) e Instituto de Química (IQ). Forma-se, assim, quatro  times, e a competição acontece com chaveamento simples.

“Nosso intuito é fomentar e divulgar a parte esportiva no ambiente universitário. Levamos nossos técnicos às quadras e é uma boa oportunidade para recrutar atletas e para os calouros conhecerem a atlética. O Inter Bixo sempre nos deu bons frutos. Depois que acaba o campeonato, fazemos uma festa que leva o mesmo nome e, lá, premiamos o instituto campeão, além de o melhor jogador de cada modalidade (masculina e feminina) receber um prêmio também”, explica Vinícius Coelho, presidente da atlética de Araraquara.

Franca

A Unesp de Franca disponibilizou um calendário com a programação para recepcionar os calouros de 2020. 

Presidente Prudente

(Foto: Reprodução/Facebook)
Como é a recepção dos calouros e os trotes na Unesp?
Calouros também competem nas águas durante a recepção

A atlética da Unesp de Presidente Prudente também prepara uma recepção especial para os ingressantes. Chamada de “Integra Calouros”, as atividades são distribuídas em dois dias. Durante o evento, a instituição se apresenta e mostra o campus e as competições que participam ao longo do ano para os calouros. 

“Nesses dois dias, rodamos as modalidades de quadra (basquete, futsal, handebol e vôlei) e a natação. Além dessas atividades, organizamos uma gincana para que haja integração entre os ingressantes. No último ano, o jogo Fifa ganhou espaço na recepção, representando a categoria de e-sports”, explica o presidente da atlética Lucas Leal.

Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54