Saiba como funciona o sistema de bibliotecas da FMU
A Guia da Faculdade Bruna dos Santos, aluna de Direito, explica como o aluno pode se cadastrar e utilizar as bibliotecas da FMU
Uma das coisas que nos dizem desde antes da vida acadêmica é que teremos que ler muito. Não importa em qual curso, sempre teremos que nos basear em um doutrinador mais experiente que nós.
Como boa parte dos estudantes sabe, livros acadêmicos são muito caros e encontrar o que buscamos na biblioteca significa uma preocupação a menos.
Na FMU, o aluno conta com um sistema integrado de bibliotecas e também com um acervo online.
Cadastro
Para começar, é preciso fazer um cadastro em uma das bibliotecas físicas. Serão definidos um login e uma senha.
O número do login é impresso em um adesivo com código de barras, que pode ser colado na carteirinha de acesso ou em outro documento.
Utilização
De segunda a sexta-feira, as bibliotecas funcionam das 8h às 22h. Aos sábados, ficam abertas das 8h às 13h.
Os alunos podem pegar até três livros emprestados por vez, com prazo de sete dias para devolução. Este período pode ser prorrogado por até cinco vezes, pelo site ou presencialmente.
Os livros podem ser retirados e devolvidos em qualquer unidade. Ou seja, se você pegar um livro emprestado na biblioteca central, pode entregá-lo em qualquer outra biblioteca da FMU.
A multa para quem não devolve o material no prazo é de R$ 4,00 por obra e por dia – no caso de três livros, por exemplo, a multa diária é de R$ 12,00. É preciso ficar atento: nos finais de semana e feriados, mesmo com a biblioteca fechada, o sistema continua a calcular a taxa.
Biblioteca Virtual
A faculdade também disponibiliza um acervo online, com livros em PDF.
A principal vantagem desta biblioteca virtual é a disponibilidade constante das obras, já que o aluno não corre o risco de alguém pegar antes o livro que ele precisa. Outro diferencial é que ela é atualizada mais constantemente que as bibliotecas físicas.
Apesar de tudo isso, para quem prefere os bons e velhos livros em papel (como eu), as bibliotecas físicas continuam a ser a opção mais atrativa! 😉
Foto de capa: Bruna dos Santos.