
Saiba como usar as notas do Enem 2025
João Marcondes | 15/01/26Saiba como usar as notas do Enem 2025 para ingressar no ensino superior. Entenda as regras do Sisu, Prouni e Fies, além de outras formas de aproveitamento do resultado.
Saiba como usar as notas do Enem 2025 para ingressar no ensino superior. Entenda as regras do Sisu, Prouni e Fies, além de outras formas de aproveitamento do resultado.
Em resumo:
Veja mais informações abaixo.

Imagem: Freepik
O resultado do Enem 2025 tem divulgação prevista para o dia 16, conforme o cronograma oficial. O edital não informa o horário exato da liberação do resultado.
As notas poderão ser consultadas na Página do Participante e utilizadas para ingresso no ensino superior, incluindo Sisu, Prouni e Fies, além de processos seletivos de universidades privadas e algumas instituições no exterior.
Com o resultado em mãos, os candidatos poderão disputar vagas, bolsas de estudo e financiamentos estudantis em diferentes programas do Ministério da Educação e em seleções próprias de instituições de ensino.
A seguir, veja como funciona cada modalidade de acesso ao ensino superior e quais são os critérios exigidos para participar.
O Sistema de Seleção Unificada permite que participantes do Enem concorram a vagas em instituições públicas de educação superior.
Para participar, é necessário não ter zerado a redação e já ter concluído o ensino médio. Candidatos treineiros não podem se inscrever.
A classificação é feita a partir da média das notas do Enem, considerando o número de vagas por curso e modalidade de concorrência.
O processo também aplica os critérios da Lei de Cotas, que leva em conta o perfil social e econômico dos candidatos.
Como saber se minha nota do Enem é suficiente?
+ Já saiu a nota do Enem 2025? Veja quando o resultado será divulgado
A maioria das instituições participantes é composta por universidades e institutos federais.
Na edição atual, o Ministério da Educação (MEC) disponibilizará mais de 274 mil vagas em todo o Brasil.
O Sisu 2026 é considerado o maior da história do programa, com a participação de 136 instituições de ensino superior e a oferta de 7,3 mil cursos disponíveis em 587 municípios.
Veja também: Quando abrem Sisu, Prouni e Fies 2026?
+ Como ver a nota do Enem 2025?
+ Onde ver o resultado do Enem 2025?
O Programa Universidade para Todos oferece bolsas integrais e parciais em cursos de graduação de instituições privadas.
Para participar dos processos seletivos do Prouni 2026, o candidato pode utilizar as notas do Enem 2024 ou 2025. O MEC realiza duas seleções por ano.
O programa é destinado a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.
Para concorrer à bolsa integral, a renda familiar bruta mensal deve ser de até um salário mínimo e meio por pessoa.
Para a bolsa parcial, o limite é de até três salários mínimos por pessoa. Também é exigido ter cursado o ensino médio em escola pública ou como bolsista em escola particular.
Além dos critérios socioeconômicos, é necessário obter nota média superior a 450 pontos nas cinco provas do Enem e não zerar a redação.
O candidato pode optar por ampla concorrência ou cotas destinadas a pessoas com deficiência e autodeclarados indígenas, pardos ou pretos.
Em 2025, o Prouni completou 20 anos e já beneficiou mais de 3,6 milhões de estudantes desde 2005. Atualmente, mais de 632 mil alunos possuem bolsas ativas em 1.851 instituições privadas.
As notas do Enem também são usadas para concorrer ao Fundo de Financiamento Estudantil, que permite cursar o ensino superior em instituições privadas com pagamento após a conclusão do curso.
Para participar, é necessário ter renda familiar mensal bruta por pessoa de até três salários mínimos, nota média superior a 450 pontos no Enem e não zerar a redação. São aceitas edições do Enem realizadas desde 2010.
Desde 2024, o Fies reserva vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.
O programa conta ainda com o Fies Social, que destina metade das vagas a estudantes inscritos no CadÚnico com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa. Nessa modalidade, é possível financiar até 100% do valor do curso.
Em 2025, foram ofertadas mais de 112 mil vagas em dois processos seletivos.
+ Calculadora TRI Enem 2025: veja 3 ferramentas para simular sua nota
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
As notas do Enem podem ser utilizadas em processos seletivos próprios de instituições públicas ou privadas, como critério único ou complementar.
Também é possível usar o resultado em seleções de instituições portuguesas conveniadas ao Inep.
Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes interessados em cursar o ensino superior em Portugal.
+ 8 coisas que você precisa saber sobre o resultado do Enem 2025
O Enem 2025 volta a permitir o uso da prova para certificação de conclusão do ensino médio e declaração parcial de proficiência. Para isso, o participante deve:
Durante o período em que o Enem não ofereceu essa função, o Encceja foi a principal ferramenta de certificação para jovens e adultos.
O Enem também pode ser realizado por treineiros, candidatos que ainda não concluíram o ensino médio ou que fazem a prova para autoavaliação.
Nesse caso, a nota não pode ser usada para ingresso no ensino superior no Brasil ou em Portugal.
A participação permite conhecer o formato da prova, testar o gerenciamento de tempo e identificar áreas que precisam de reforço nos estudos.
O resultado dos treineiros é divulgado em data posterior à dos candidatos regulares.
Para ter uma ideia das suas chances de passar na faculdade dos sonhos com a nota do Enem, vale a pena utilizar um simulador de notas de corte gratuito. Confira:
Se você foi mal no Enem, vale buscar outras alternativas para ingressar na faculdade, certo?
A Quero Bolsa pode te ajudar com isso, porque ela oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1,2 mil faculdades de todo o Brasil, sem utilizar a nota do Enem ou precisar comprovar renda.
Veja agora mesmo as bolsas disponíveis pro curso superior que deseja:
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e aproveitar as ofertas disponíveis: