Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Será que a sua pós-graduação é regularizada pelo MEC?

Saiba se seu curso de pós está regularizado antes de iniciá-lo

Escolher um curso de pós-graduação nem sempre é uma tarefa fácil. Atualmente existem diversas instituições de ensino que oferecem diferentes especializações. Mas como é possível saber se o curso é reconhecido, está regularizado e que aquele diploma tão aguardado será realmente válido no final?

pós-graduação
Será que sua pós-graduação vai ser uma dor de cabeça?

O Ministério da Educação (MEC) determina que os cursos presenciais lato sensu (como especializações e MBAMaster Business Administration) devam ser oferecidos por instituições de ensino superior (IES) que tenham credenciamento específico para oferecer aulas nesse nível. Para casos a distância, a faculdade ou universidade deve ter autorização para ministrar aulas EaD.

Leia também:
Qual é a diferença entre lato sensu e stricto sensu?
+ Qual a diferença entre uma pós-graduação presencial, semipresencial e EaD
Teste: qual o tipo certo de pós-graduação para você?

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações

Já as pós-graduações stricto sensu (Mestrado e Doutorado), segundo a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), também precisam, em qualquer modalidade, respeitar as regras de credenciamento definidas pelo MEC.

Confira abaixo algumas dicas que você pode seguir antes de escolher qual pós-graduação fazer:

1. Confirme o cadastro da IES


Antes de fazer sua matrícula, certifique-se que que a faculdade ou universidade está credenciada no MEC. A nota fiscal das mensalidades devem conter os dados dessa instituição, incluindo nome e CNPJ. A consulta pode ser realizada pelo próprio site do MEC.

2. Confirme o cadastro do curso


Além da instituição, é necessário verificar se o próprio curso está regularizado. É necessário que ele esteja cadastrado no Cadastro Nacional de Cursos de Pós-Graduação, na aba referente às especializações no Sistema de Regulação do Ensino Superior (e-MEC). Esse cadastro é obrigatório e por isso é tão importante.

3. Leia seu contrato com atenção


Fique de olho no contrato que você está fazendo ao aderir ao seu curso de pós-graduação. Se ele foi firmado com uma empresa não credenciada ao MEC, isso poderá configurar uma irregularidade e, consequentemente, trazer problemas na hora de validar seu diploma.

Caso isso aconteça, é possível recorrer aos órgãos de defesa ao consumidor, como os Procons e a Secretaria de Defesa do Consumidor do Ministérios da Justiça – Senacon/MJ, ou, ainda, diretamente ao poder judiciário.

4. Converse com outros alunos


Tenha referências de quem já fez o curso que você está interessado antes de decidir realmente começá-lo. Dessa forma é possível saber mais informações sobre a qualidade da grade curricular e também do corpo docente, além ter uma noção melhor do que está por vir e assim evitar frustrações. 

Bora começar sua pós-graduação?

Encontrou o curso ideal? Ainda não? Então dá uma olhada nas opções disponíveis no site do Quero Bolsa. São várias pós-graduações em instituições de qualidade para que você possa dar aquele upgrade nos estudos e, claro, na carreira. Para isso, nada melhor do que uma bolsa de estudo de até 75%, não é mesmo? Dê uma olhada nas opções!

Bolsas por WhatsApp

É só clicar no botão acima e enviar a mensagem! 😉

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações