Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Profissões

Seu futuro profissional pode estar nas estrelas: Faça Astronomia!

por Quero Bolsa em 03/09/15 3,6 mil visualizações

Você gosta de observar as estrelas e fica fascinado com tudo relacionado à conquista espacial, notícias sobre cometas, eclipses, planetas e coisas do gênero? Você pode ser um astrônomo! Há faculdades no Brasil que oferecem o curso. Mas, afinal de contas: o que é ASTRONOMIA?

É a ciência que estuda os astros e a estrutura do universo. No link abaixo você fazer um curso online grátis e aprofundar seus conhecimentos sobre essa fantástica matéria. Em 50 vídeos, o professor João Steiner, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, passa pelos principais pontos que envolvem o tema. As aulas são em português.

O que faz um astrônomo? 

A astronomia é a mais antiga das ciências naturais.

O astrônomo desenvolve teorias e as testa, através da observação da realidade. Ele pode investigar a origem e a evolução do universo e as forças que o regem.

Pode, também, se dedicar à observação e ao registro de imagens de objetos celestes, como estrelas, planetas, cometas, asteroides ou galáxias, a fim de estudar seu movimento, sua disposição no espaço e relação com os demais corpos da região. Para isso, faz uso de telescópios e câmeras.

Como é o mercado de trabalho para o profissional graduado em astronomia?

Nada o impede de aspirar ao cargo de astronauta, mas o mercado concentra-se, tradicionalmente, na área acadêmica. Para atuar como professor ou pesquisador é preciso fazer uma pós-graduação. Mas este bacharel sai da universidade preparado para atuar em outros mercados. "O número de planetários, instituições que exigem a formação em astronomia, é cada vez maior", afirma Alexandre Lyra de Oliveira, coordenador do curso de Astronomia da UFRJ, no Rio de janeiro.

O profissional da área é bem reconhecido por colaborar com a divulgação da ciência.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Observatório Nacional e a Embratel também mantêm astrônomos em seu quadro de pessoal. Nesses locais, entre outras funções, este profissional monitora os satélites em órbita da Terra. Por fim, quem faz licenciatura em Física, tem como campo de atuação as salas de aula do ensino médio.

O astrônomo pode ainda trabalhar na divulgação da ciência, montando exibições, dando palestras e coordenando visitas a planetários e museus, para difundir os conhecimentos astronômicos para o público leigo. Pode também dar aulas de física, matemática ou astronomia no Ensino Médio ou ainda trabalhar em universidades, observatórios e centros de pesquisas espaciais, estudando a física e a dinâmica dos corpos celestes, seu tamanho e seus movimentos, bem como sua composição química, origem e evolução.

Onde fazer o curso e qual é a sua duração?

Biblioteca do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas

O curso de astronomia dura em média 4 anos e engana-se quem imagina que na graduação ficará todo o tempo de olhos grudados no telescópio. Os modernos instrumentos de observação são manipulados por computador, e boa parte dos dados é disponibilizada na internet. Física e matemática são as bases teóricas do curso.

Você também pode dedicar-se à Astronomia fazendo o bacharelado em Física e, depois, uma pós-graduação na área. A faculdade de astronomia no Brasil é oferecida por apenas duas instituições: UFRJ e USP.

Há também a Faculdade de Ciências Físicas e Matemáticas da Universidade do Chile entre outras instituições mundo afora.

Vale lembrar que a partir desse ano, a USP vai oferecer 13% de suas vagas aos melhores colocados no ENEM, então essa pode ser sua chance de estudar e olha para as estrelas profissionalmente. Bons estudos e boa sorte!

Fontes: FCFM, USP, Mundo das Tribos, Guia do Estudante

Sobre o autor
author
Quero Bolsa

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54