O Ministério da Educação (MEC) divulgou o resultado oficial do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2021. Nessa edição, foram ofertadas 209.190 mil vagas em 5.685 mil cursos de graduação de 110 universidadespúblicas e institutos federais.
Os candidatos convocados na chamada regular têm entre os dias 19 e 24 de abril para fazer a matrícula na instituição de ensino. Já os candidatos que não foram pré-selecionados para a primeira ou segunda opção de curso já podem se inscrever na lista de espera, o prazo para participar da lista é entre os dias 16 e 23 de abril.
De acordo com o edital dessa edição, apenas poderá participar da lista de espera o candidato que não for aprovado em nenhuma das duas opções de curso. Ou seja, se você foi chamado na sua segunda opção, não será possível desistir da vaga para entrar na lista de espera da primeira preferência.
Caso você se encaixe nas condições necessárias para participar da lista de espera, o período de cadastro é de 16 e 23 de abril. Veja como se inscrever:
No boletim, escolha entre uma das duas opções de curso e clique no botão que corresponde à confirmação de interesse em participar da lista de espera do Sisu;
Verifique se a manifestação de interesse foi realizada. O sistema enviará uma mensagem de confirmação.
Lembrando que o resultado da lista de espera será divulgado pelas próprias instituições de ensino.
Outra opção além do Sisu são os Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), também desenvolvidos pelo Ministério da Educação (MEC)
A diferença é que oProuni seleciona alunos para faculdades, centro universitários ou universidades privadas com bolsas de estudo de 50% e 100%, já oFies seleciona estudantes para faculdades privadas por meio do financiamento parcial ou integraldas mensalidades.
As edições do primeiro semestre desses dois programas foram realizadas em janeiro de 2021. Porém, o MEC prometeu divulgar novos prazos logo após a divulgação do resultado da edição mais recente do Enem.
Além dessas opções, aindaé possível utilizar a nota do Enem para conseguir uma bolsa de estudos de até 80% no Quero Bolsa. Esse site oferece descontos em mensalidades de mais de 1.300 faculdades ao redor do Brasil.
Veja algumas faculdades que oferecem vagas com bolsa de estudo: