Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Dicas e Curiosidades

Sustentabilidade: 7 dicas de hábitos para estudantes preocupados com o meio ambiente

por Mathias Sallit em 17/03/20

Criar hábitos sustentáveis é uma maneira de se envolver de forma positiva em tempos de mudanças climáticas que acontecem no planeta. Pequenas atitudes no dia a dia se tornam eficientes e mostram que cada indivíduo tem um papel importante a ser assumido em cima da sustentabilidade.

Estar atento a isso é o primeiro passo para começar a transformar o seu próprio meio. "No fundo, nós precisamos nos reconectar com o planeta novamente", afirma Nina Marcucci, coordenadora de conteúdo da plataforma Menos 1 Lixo, movimento de educação ambiental. 

"Somos natureza e estamos nos afastando cada dia mais disso", conta ela. Segundo Nina, essas reflexões começam dentro de casa e são importantes para espalhar a ideia de que ações individuais podem fazer a diferença e ser multiplicadas.

"A influência vai acontecendo, especialmente quando as pessoas percebem que é muito mais simples do que parece cuidar do planeta - muito porque cuidamos de nós mesmos primeiro."

Foto: Deposit
sustentabilidade estudante universitário menos 1 lixo - REVISTA QUERO
Época de transformações: a faculdade é um bom momento para criar novos hábitos

Vida universitária: novos desafios, novos hábitos

Entrar na faculdade é um momento de mudanças que trazem novos desafios e uma época que a nova rotina pode ser propícia para transformações de hábitos. "É um momento de despertar para todo mundo e de auto afirmação de onde estou e pra onde estou indo", conta Nina.

Segundo ela, "o universitário é um dos agentes mais poderosos de transformação de hábitos e do planeta, porque já está imerso em um ambiente de ebulição, reflexão e transformação."

Por isso, além de colocar o futuro profissional em pauta, é uma boa fase para perceber que a carreira também está ligada ao destino do planeta.

"O futuro vai muito além da profissão e de 'quem você quer ser' no mercado. Ele começa pelas nossas escolhas de consumo, de propósito e de luta. É muito potente estimular essa reflexão de futuro profissional com o futuro da vida do planeta", afirma ela.

Veja o ranking: 28 universidades brasileiras estão entre as mais sustentáveis do mundo

Pensando nessas possibilidades, a Revista Quero, junto com a Nina do Menos 1 Lixo, elaborou essa lista de dicas de hábitos simples para estudantes universitários levarem uma vida mais sustentável. Veja abaixo:

1. Use a biblioteca e compre livros usados

Muitos estudantes já passaram pelo seu curso, se formaram e os materiais usados na faculdade podem estar acumulados sem uso algum. Converse com os veteranos e veja se é possível pegar emprestado algum livro, apostila ou atividade passada.

"Ir a sebos e usar bastante a biblioteca também são caminhos. Muitas das bibliotecas das universidades não têm atenção que deveriam dos alunos e são um recurso maravilhoso de consumo de conteúdo e ativismo", indica Nina.

2. Digitalize e compartilhe os materiais do xerox

Digitalizar o conteúdo e dividir com os colegas de classe que vão estudar o mesmo conteúdo para as provas é uma forma de reaproveitar o papel que provavelmente ficaria acumulado e não seria utilizado de novo.

"Vale ter atenção para isso: digitalizar é um caminho super saudável",  conta Nina. "Se você precisa do material físico, vale também conversar com a turma e só uma pessoa tirar xerox e digitalizar pro resto da galera. É mais econômico financeiramente e pro planeta", enfatiza.

A coordenadora ainda lembra que é importante falar sobre o assunto com o professor. "É uma maneira de 'levar a palavra' para todo mundo".

3. Que tal pedalar? Andar de bicicleta é um excelente hábito

Muitos movimentos incentivam que as pessoas vão para o trabalho ou para a faculdade de bicicleta. Além de ser saudável para o indivíduo, é uma forma de reduzir a poluição gerada pelo transporte a motor, princialmente o particular.

Segundo Nina, "andar de bicicleta é um ato político!". E o Menos 1 Lixo já explicou o porque no canal da plataforma no YouTube.

4. Caso não dê para usar a bike, ofereça e pegue carona

Evite usar o transporte individualmente. Caronas ajudam nos gastos e menos pessoas precisarão tirar o carro da garagem. Organize com seus colegas que moram perto ou no caminho para a faculdade, reveze os carros e compartilhe os gastos. Ficará mais barato para os estudantes e o mundo fica menos poluído.

5. Seja consciente na hora de comer

Pequenas alterações na alimentação podem ser positivas para o meio ambiente. Há atitudes simples que podem ser incluídas na rotina e são sustentáveis. Reduzir o consumo de embalagens de plástico e produtos descartáveis na hora de comer é um bom exemplo e fácil de executar.

"Todo mundo pode levar um copo na bolsa - ou uma caneca, um kit de talheres, um pedaço de pano que serve de guardanapo... se você curte tomar café com adoçante, por exemplo, vale levar o seu na mochila, pra evitar o sachê individual da cafeteria", diz Nina.

Ela ainda dá a dica para economizar nos custos e reduzir o lixo: "É sempre mais barato também levar o seu próprio lanche - um sanduíche em um pote que você tem em casa ou uma fruta embalada em uma sacolinha de pano."

6. Diminua o uso de plástico com um copo ou uma garrafa

O plástico é um dos grandes vilões do meio ambiente. Atualmente, o consumo de garrafas PET passa de 1 milhão por minuto.

"É muita coisa! Pra além do problema óbvio do plástico - que se não é óbvio pra você, tem muitos dados na web série Mares Limpos no Menos 1 Lixo - a gente tá ingerindo microplástico quando bebe água nessas garrafinhas", alerta Nina.

Então, substituir os materiais de plástico descartáveis por uma garrafa ou um copo d'água ajuda os estudantes, os mares e o planeta.

7. Pense que está em casa: economize água e energia!

Você nunca pensou em tratar a sua faculdade como se fosse sua casa, mesmo com todo o tempo que vai passar lá durante a graduação?

"A universidade é um ambiente de comunidade, coletivo. Então, não faz o menor sentido estarmos nesse espaço diferente de quando estamos em casa. Cuidar do consumo da água nas torneiras do banheiro ou da luz com o ar condicionado desligado se ninguém estiver na sala ou se não tiver necessidade são pontos básicos e super importantes."

"Nós somos co-responsáveis por esse consumo", finaliza Nina.

Sustentabilidade ao alcance de cada um

As dicas acima podem parecer simples, mas se adotadas já começam a fazer a diferença para os indivíduos. E cada um tem um poder para influenciar quem está em seu redor.

"Aqui no movimento acreditamos muito no poder do indivíduo. O Menos 1 Lixo foi criado por uma pessoa que decidiu se mobilizar para provar que podemos mudar hábitos e transformar padrões a partir de um", diz Nina.

"Ainda temos tempo de reverter o nosso impacto negativo e precisamos começar pela nossa reflexão dos nossos hábitos", conclui.

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54