
Quem pode fazer curso técnico por competência?
Natália Plascak | 11/12/25Entenda quem pode fazer um curso técnico por competência, como ele funciona e quais são as diferenças em relação ao modelo tradicional para escolher a opção mais adequada.
Entenda se o técnico por competência é reconhecido pelo MEC e como funciona a certificação baseada na experiência.
Em resumo:
Veja mais detalhes a seguir!
Uma dúvida bastante comum entre as pessoas que pensam em fazer um curso técnico por competência é se esse tipo de curso é realmente reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).
Para ajudar a solucionar essa questão, a Revista Quero foi pesquisar para saber como isso aparece na legislação educacional, assim você pode entender melhor como isso funciona!

Veja também
+ Vale a pena fazer curso técnico por competência?
+ Curso técnico por competência: o que é e como funciona
Antes mesmo de saber se ele é reconhecido pelo MEC, uma coisa importante de saber é a definição do curso técnico por competência e como ele funciona.
Em resumo, trata-se de um modelo de formação profissional que reconhece e certifica as habilidades, conhecimentos e experiências que a pessoa adquiriu ao longo da prática de trabalho.
Dessa forma, em vez de seguir uma grade curricular tradicional, o candidato passa por um processo avaliativo, no qual demonstra que possui as competências exigidas para exercer a função técnica.
Vale lembrar aqui que esse formato está alinhado com as diretrizes da educação profissional no Brasil e foi criado para atender profissionais que já atuam na área, mas ainda não possuem uma formação técnica formalizada.
Sim. O curso técnico por competência é reconhecido pelo MEC, pois está amparado pela legislação, especialmente a Lei Federal nº 9.394/1996.
O Artigo 41 dessa lei traz esse reconhecimento permitindo a certificação de saberes adquiridos na experiência profissional, desde que o processo seja conduzido por instituições de ensino credenciadas e autorizadas.
O MEC não faz distinção entre um diploma obtido por aula ou por competência. O que importa é que a instituição esteja autorizada a ofertar o curso e emitir o certificado.
Para conseguir a certificação por competência, funciona assim:
O primeiro passo é escolher uma instituição autorizada a emitir diplomas técnicos. Na inscrição, geralmente, são informados área de atuação, tempo de experiência e documentos que comprovem a prática profissional.
A instituição analisa se a experiência apresentada é compatível com o curso e segue para a aplicação de provas e análises do conhecimento técnico da pessoa.
O objetivo disso é verificar se o candidato possui todas as habilidades exigidas pelo Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT).
Caso uma competência não seja comprovada, a instituição pode solicitar atividades complementares, indicar algum estudo específico e marcar uma nova avaliação apenas para aquele módulo.
Quando todas as competências forem validadas, a instituição emite o diploma técnico.
Esse modelo é ideal para quem já atua na área e deseja formalizar a profissão de forma rápida, legal e segura.

O curso técnico por competência é ideal para profissionais que já possuem experiência prática na área em que desejam se certificar e buscam formalizar a atuação com um diploma reconhecido nacionalmente.
Ele não é indicado para iniciantes, mas sim para quem já desenvolveu habilidades reais no ambiente de trabalho, ok?
Ficou interessado em fazer um curso técnico por competência? A Quero Bolsa oferece bolsas de estudo para você tornar isso realidade.
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e verifique as ofertas disponíveis: