
Salário mínimo em São Paulo sobe em julho: veja quem tem direito e o que muda
Juliana Gottardi | 26/06/25Reajuste do salário mínimo paulista eleva valor acima do piso nacional; saiba quem será impactado
Hoje, vou compartilhar um pouco a minha experiência em uma faculdade a distância, na Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), com o curso de Marketing. A ideia é contar um pouco como, no meu caso, está valendo a pena fazer EaD.
A mudança
Tudo começou quando eu não estava conseguindo pagar a mensalidade do curso de Publicidade e Propaganda. Percebi que iria levar o dobro do tempo para me formar e declarar falência por causa dos valores. O curso em si também me desanimou um pouco, pois era muito direcionado para agências de publicidade (o que não era o meu foco).
Resolvi, então, seguir para o curso de Marketing, minha área de atuação.
As ideias sobre o EaD
Eu tinha muito preconceito com a educação a distância. Achava que não proporcionava o mesmo valor de uma formação presencial. Também acreditava que ela não era bem-vista pelo mercado. Hoje, tenho certeza de que são as que mais crescem, já que a praticidade facilita a vida daqueles que querem estudar.
Afinal, ele é aceito pelo mercado?
Isso depende muito. Depende do RH, da empresa, do dono da empresa e da exigência da vaga. No Brasil, acredito que ainda exista um certo preconceito. Mas, ao mesmo tempo, existem tantas faculdades novas e presenciais no mercado que as empresas parecem olhar a sua formação e experiência no geral sem focar tanto o lugar em que você se formou. O diploma não irá dizer se você se formou em uma faculdade presencial ou a distância. Além disso, se você fizer um tecnólogo de dois anos, como eu estou fazendo, você poderá seguir para uma pós-graduação em uma faculdade presencial. Portanto, em uma média de quatro anos você será pós-graduado.
O curso é sério? É difícil? Vou aprender?
Eu ainda não terminei o curso, estou no segundo semestre, e faltam mais dois. Estou achando ótimo! Para mim, está sendo muito mais completo que até mesmo o presencial.
Você recebe um material atualizado toda semana, pode interagir com o professor e outros alunos e aprende muito. Se não estudar, você não será aprovado! Como é algo que só depende de você, muitas pessoas começam, mas não terminam os cursos.
Achei o curso top da Metodista. Tive algumas disciplinas parecidas na faculdade presencial de Publicidade e posso dizer que é a mesma coisa. Por isso, procure uma faculdade que realmente se importe com seu aprendizado e converse com alguém que já fez o curso. Isso pode te ajudar muito.
É barato mesmo?
Existem cursos que custam menos de R$ 250,00. Esse preço mais baixo se justifica porque a faculdade não precisa gastar muito com infraestrutura para acomodar os alunos e arcar com todos os gastos que um ambiente físico exige.
Para quem é a faculdade a distância?
Você pode estar terminando o Ensino Médio ou ter 80 anos. O grande desafio é que você precisa ter foco, dedicação e disciplina! Para aqueles que moram longe, não podem bancar um curso caro, cuidam dos filhos e possuem uma flexibilidade maior de horários, a educação a distância é uma ótima alternativa. Ainda mais porque gera a possibilidade de você ter um diploma mais rápido dependendo do curso.
Quem não deve fazer uma faculdade a distância?
Eu diria que para as pessoas que querem ter a experiência de fazer amigos, ter um curso mais completo com mais aulas práticas (como os das áreas de saúde e engenharias), a melhor opção é a dos cursos presenciais.
Enfim, cabe a você decidir. Eu recomendo o EaD sempre! Se soubesse desses benefícios antes, teria feito assim que saí do Ensino Médio.
Até a próxima!