2. Optar pela modalidade EAD
Para a sorte dos mais ansiosos, existem cursos em que é possível concluir a graduação em dois anos e a especialização em mais dois, acredita? O ensino a distância (EaD) é uma opção ótima e econômica para quem quer agilizar essa fase da vida.
Ao longos dos anos, o EAD vem crescendo bastante, e já em 2023, de acordo com o Censo da Educação Superior, a porcentagem de alunos matriculados no ensino superior a distância (EAD) no Brasil foi de 49,2%, um aumento de 5,6% em relação a 2022, sendo o maior número desde 2014.
Vou dar um exemplo mais prático: Paula quer se formar mais rápido, porque ela deseja fazer um MBA em Gestão Estratégica de Pessoas. Só que a faculdade presencial de Gestão de Recursos Humanos, que a habilitará para fazer esse MBA, dura quatro anos, que somados à pós-graduação (MBA), dão seis anos.
Fazendo um curso EaD de Gestão de Recursos Humanos na Estácio, ela se graduará em dois anos. Logo depois, ela poderá fazer o MBA em Gestão Estratégica de Pessoas na Universidade Cruzeiro do Sul, de um ano apenas. Ou seja, ela será pós-graduada em três anos! A maioria das pós-graduações podem durar de 18 a 24 meses.
Muitos cursos possuem uma duração de apenas dois anos ou dois anos e meio, como os da Metodista que seguem abaixo: