UFMS só usará o Sisu no segundo semestre de 2021
Por incompatibilidade com o calendário letivo, UFMS decidiu não reservar vagas para graduações pelo Sisu no primeiro semestre de 2021
A Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) vai usar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) como processo seletivo apenas para cursos com vagas disponíveis no segundo semestre letivo de 2021.
A decisão foi confirmada nesta sexta-feira (16) pelo Conselho Universitário (COUN) da UFMS. Para o primeiro semestre de 2021, alunos e professores da instituição votaram por dividir a disponibilidade de novas vagas da seguinte forma:
- 80% para candidatos aprovados no vestibular da UFMS;
- 20% para candidatos do Programa de Avaliação Seriada Seletiva (Passe).
Para o segundo semestre do próximo ano, ficou decidido que as vagas do Sisu voltarão a ser ofertadas da forma como era anteriormente, até 2020: 40% das vagas reservadas para o Sisu. O restante, fica entre o vestibular (40%) e o Passe (20%).
A UFMS optou por não usar o Sisu no primeiro semestre devido à incompatibilidade do calendário da instituição com a data de divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pontuação que é utilizada para inscrição de candidatos nos programas do governo.
O calendário letivo da instituição prevê início das aulas das graduações em 15 de março de 2021, enquanto o Ministério da Educação (MEC) marcou a data de divulgação dos resultados do Enem no dia 29 de março.
A prova do vestibular da UFMS está prevista para ser realizada em 29 de janeiro de 2021. As três etapas da prova do Passe estão marcadas para o dia 5 de fevereiro de 2021.
Veja também: Se preparando para o Enem? Baixe gratuitamente o plano de estudos Enem Corridão