Unicamp 2023: matrícula online começa hoje (7); veja os documentos necessários
O prazo para fazer a matrícula na Unicamp é entre os dias 7 e 9 de fevereiro; saiba como se matricular e veja os documentos necessários para matrícula
Nesta terça-feira (7), às 9h, inicia o prazo para aqueles candidatos aprovados em primeira chamada no Vestibular Unicamp 2023 realizarem a matrícula online. Os candidatos poderão se matricular até as 17h do dia 9 de fevereiro, na quinta-feira.
Encontre bolsas de estudo de até 80%
Segundo a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest), a matrícula deve ser realizada exclusivamente pela internet, neste link, informando o número de inscrição, data de nascimento e a mesma senha utilizada na inscrição.
Após entrar no sistema, os candidatos deverão enviar todos os documentos exigidos e assim efetivar a sua matrícula no curso. Um tutorial com o passo a passo foi disponibilizado pela Comvest neste link.
Na primeira chamada, foram convocados 2.535 candidatos, em 69 opções de cursos. Já a segunda chamada do vestibular será divulgada no dia 13 de fevereiro, na segunda-feira.
Veja mais: Unicamp 2023: lista de aprovados é divulgada; acesse já
+ Unicamp 2023: respostas esperadas da prova de 2ª fase são divulgadas; acesse
Documentos exigidos para matrícula na Unicamp
Confira abaixo quais são os documentos que devem ser enviados para efetivar a matrícula na Unicamp:
- Foto 3X4 digitalizada;
- Diploma ou Certificado de Conclusão do ensino médio, ou equivalente.
Confira: Comvest divulga obras de leitura obrigatória para Unicamp 2024
Além destes documentos, aqueles optantes das cotas étnico-raciais devem enviar:
– Autodeclaração étnico-racial, conforme modelo do Anexo V da Resolução do Vestibular 2023 disponível neste link, devidamente assinada.
Outros documentos mais específicos exigidos para a matrícula na modalidade de cada caso do Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS) podem ser consultados aqui.
Vale ressaltar que, dentro de um prazo de 30 dias depois de matrícula, o aluno deverá logar no Sistema de Gestão Acadêmico (SIGA) usando seu nome de usuário e senha recebidos na matrícula e fazer o upload de outros documentos exigidos, os quais são:
- Certidão de Nascimento ou Casamento;
- Cédula de Identidade Nacional, para brasileiros; CRNM – Carteira de Registro Nacional Migratório, para estrangeiros residentes no Brasil; Passaporte, para estrangeiros não residentes no Brasil;
- Cadastro de Pessoa Física – CPF, para os brasileiros e estrangeiros;
- Título de Eleitor ou e-Título, para os brasileiros maiores de 18 anos;
- Certificado de Reservista ou Atestado de Alistamento Militar ou Certificado de Dispensa de Incorporação ou Atestado de Matrícula pelo Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR) ou pelo Núcleo de preparação de Oficiais da Reserva (NPOR), para os brasileiros maiores de 18 anos, do sexo masculino.
- Comprovante de vacinação, de no mínimo duas doses, para Covid-19.
Veja também: Calendário Unicamp 2023
+ Medicina na Unicamp: saiba como foi a preparação do jovem aprovado no vestibular
Matrícula para cotistas
Segundo a Comvest, os candidatos inscritos no sistema de cotas étnico-raciais aprovados na primeira chamada e que tenham autorizado o uso da fotografia para validação da Comissão de Averiguação e foram validados pelas bancas, receberão um e-mail com a indicação de sua validação e instruções para a matrícula.
Já os candidatos que não autorizaram, assim como aqueles que precisam do processo de validação complementar via Google Meet, também receberão, por e-mail, as orientações para comparecer à banca antes de fazer a matrícula.
Como funciona a matrícula em segunda opção na Unicamp?
Conforme explica a Comvest, os candidatos convocados para o curso escolhido como segunda opção deverão realizar a matrícula pela internet e, caso queiram, podem aguardar uma possível vaga para o curso de primeira opção.
A Comvest alerta que aqueles candidatos de segunda opção que não fizerem a matrícula pela internet perderão a vaga (da segunda opção), mas continuarão concorrendo ao curso de primeira opção, podendo serem convocados nas próximas chamadas.
Veja mais: 7 cursos que as empresas mais pedem
+ 7 cursos gratuitos para melhorar o currículo e conseguir emprego
+ Faculdades rápidas: conheça opções de cursos curtos
Além da Unicamp, onde fazer faculdade?
Sabia que, além da Unicamp, existem outras formas de entrar na faculdade? A Quero Bolsa oferece bolsas de estudo de até 80% de desconto em diversos cursos de milhares de instituições espalhadas por todo o país.
Clicando abaixo você confere todas as ofertas disponíveis:
Veja também algumas das faculdades bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC) e que possuem parceria com a Quero Bolsa:
As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.