Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebe nota máxima em avaliação do MEC
A UFLA ficou com nota 5 no IGC, que é o valor máximo da avaliação. Conheça a universidade, saiba como ingressar e como a nota do IGC é calculada
A Universidade Federal de Lavras (UFLA) surgiu com a fundação da Escola Agrícola de Lavras (EAL), em 1908. Desde então, a instituição de ensino aumentou o número de cursos oferecidos e de faculdades ou institutos que compõe seu quadro. Além disso, a UFLA é referência em qualidade no Ensino Superior.
+ Encontre bolsas de estudo de até 80% para graduação
Isso porque a universidade recebeu nota 5, que é a nota máxima, no Índice Geral de Cursos (IGC) de 2019. Para chegar a esse valor, o MEC pondera as notas de todos os cursos de graduação e pós-graduação da instituição de ensino.
Leia mais
+ Controller: veja como se preparar para a profissão do futuro
+ Confira 10 profissões em alta, segundo o Censo da Educação Superior
Conheça a UFLA
Como vimos, a UFLA surgiu com a criação da Escola Agrícola de Lavras, em 1908, sendo essa uma das faculdades mais antigas do país na área de Agronomia. Em 1963, a instituição de ensino foi federalizada e, em 1994, se tornou universidade.
No quinquênio 2007-2012, a UFLA criou 11 novos cursos de graduação, passando de 640 vagas oferecidas nesse nível de ensino para 1.990 mil. Em 2017, outros 8 cursos de graduação foram incorporados pela universidade, que passou a matricular 2.620 mil novos alunos todos os anos. Atualmente, a universidade contém 9 institutos, faculdades e escolas de ensino superior, das áreas de Exatas, Biológicas, Humanas e Ciências da Terra.
Como é a infraestrutura da UFLA?
Atualmente, a UFLA contém 10.600 mil alunos de graduação, distribuídos em 31 cursos presenciais de ensino superior. Além de 2.500 mil alunos nos 58 programas de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado) da universidade.
A Universidade de Lavras também oferece 5 cursos de ensino a distância, que contêm 900 alunos matriculados. A instituição de ensino conta com mais de 800 docentes no seu quadro de funcionários. Segundo o site institucional da UFLA, a universidade está entre os top 10 do IGC do MEC e é a universidade mais sustentável da América Latina
Como ingressar na UFLA?
Atualmente, a Universidade Federal de Lavras contém diversos modos de ingresso, confira:
1. Sisu
Os candidatos precisam se inscrever e realizar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para se inscreverem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu)
2. PAS
O Processo Seletivo de Avaliação Seriada (PAS) é uma forma de ingresso nos cursos de graduação presenciais da UFLA, por meio do qual o candidato é avaliado em três etapas consecutivas, ao final de cada ano do ensino médio. Nas duas primeiras etapas (PAS 1 e PAS 2) o candidato fará provas de múltipla escolha e redação. Na terceira etapa (PAS 3), é adotada a nota do Enem.
3. Vestibular
A partir de 2010, a UFLA aderiu integralmente ao Sisu – Sistema de Seleção Unificada do MEC, baseado nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, em substituição ao vestibular. Portanto, as vagas dos cursos de graduação presenciais da instituição são preenchidas pelos candidatos do Sisu: 60% no primeiro semestre e 100% no segundo semestre. As demais vagas (40% no primeiro semestre) são preenchidas pelos candidatos do Processo Seletivo de Avaliação Seriada – PAS.
O que é o IGC?
O Índice Geral de Cursos (IGC) é um indicador que aponta a qualidade geral dos cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado) de uma instituição de ensino, em uma escala de 1 a 5. As instituições avaliadas com notas 4 e 5 são consideradas de excelência.
Já as de nota 3 são consideradas medianas. As instituições com notas 1 e 2 são consideradas insatisfatórias e ficam impedidas de expandir o ensino ofertado, isto é, não podem inaugurar novos campi, abrir novos cursos ou ampliar o número de vagas oferecidas.
As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Como é calculado o IGC do MEC?
Como vimos, o IGC é estabelecido a partir de uma média ponderada das notas dos cursos de graduação e de pós-graduação de uma instituição de ensino. Para isso, são contabilizadas a média do conceito preliminar de curso (CPC), a média de avaliação CAPES dos programas de mestrado e de doutorado, além da distribuição de estudantes entre cursos de graduação e pós-graduação.
Além disso, a nota do IGC refere-se a um período de três anos e considera também os resultados do Enade no período avaliado.
+ Teste: Qual pós-graduação devo fazer?
Faculdades reconhecidas pelo MEC com bolsas de estudo
Além da UFLA existem outras opções de faculdades reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) onde você pode estudar cursos de diversas áreas do conhecimento. Confira, abaixo, uma lista de faculdades com cursos presenciais e a distância com bolsas de estudo de até 80%.