No quinquênio 2007-2012, a UFLA criou 11 novos cursos de graduação, passando de 640 vagas oferecidas nesse nível de ensino para 1.990 mil. Em 2017, outros 8 cursos de graduação foram incorporados pela universidade, que passou a matricular 2.620 mil novos alunos todos os anos. Atualmente, a universidade contém 9 institutos, faculdades e escolas de ensino superior, das áreas de Exatas, Biológicas, Humanas e Ciências da Terra.
Como é a infraestrutura da UFLA?
Atualmente, a UFLA contém 10.600 mil alunos de graduação, distribuídos em 31 cursos presenciais de ensino superior. Além de 2.500 mil alunos nos 58 programas de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado) da universidade.
A Universidade de Lavras também oferece 5 cursos de ensino a distância, que contêm 900 alunos matriculados. A instituição de ensino conta com mais de 800 docentes no seu quadro de funcionários. Segundo o site institucional da UFLA, a universidade está entre os top 10 do IGC do MEC e é a universidade mais sustentável da América Latina
Como ingressar na UFLA?
Atualmente, a Universidade Federal de Lavras contém diversos modos de ingresso, confira:
1. Sisu
Os candidatos precisam se inscrever e realizar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para se inscreverem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu)
2. PAS
O Processo Seletivo de Avaliação Seriada (PAS) é uma forma de ingresso nos cursos de graduação presenciais da UFLA, por meio do qual o candidato é avaliado em três etapas consecutivas, ao final de cada ano do ensino médio. Nas duas primeiras etapas (PAS 1 e PAS 2) o candidato fará provas de múltipla escolha e redação. Na terceira etapa (PAS 3), é adotada a nota do Enem.
3. Vestibular
A partir de 2010, a UFLA aderiu integralmente ao Sisu – Sistema de Seleção Unificada do MEC, baseado nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, em substituição ao vestibular. Portanto, as vagas dos cursos de graduação presenciais da instituição são preenchidas pelos candidatos do Sisu: 60% no primeiro semestre e 100% no segundo semestre. As demais vagas (40% no primeiro semestre) são preenchidas pelos candidatos do Processo Seletivo de Avaliação Seriada – PAS.
O que é o IGC?
O Índice Geral de Cursos (IGC) é um indicador que aponta a qualidade geral dos cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado) de uma instituição de ensino, em uma escala de 1 a 5. As instituições avaliadas com notas 4 e 5 são consideradas de excelência.
Já as de nota 3 são consideradas medianas. As instituições com notas 1 e 2 são consideradas insatisfatórias e ficam impedidas de expandir o ensino ofertado, isto é, não podem inaugurar novos campi, abrir novos cursos ou ampliar o número de vagas oferecidas.