Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Universidades

Universipedia: Cásper Líbero

por Natália Plascak Jorge em 28/09/18 460 visualizações

Créditos: Vitor Leite

História da Cásper Líbero  

Primeira escola superior de Jornalismo do Brasil, a Faculdade Cásper Líbero foi criada em 1947, como parte das disposições do testamento do advogado, jornalista e empresário Cásper Líbero.

Com o passar do tempo, ela ampliou sua atuação no ensino da Comunicação Social, passando a oferecer também as habilitações em Publicidade e Propaganda (1972), Relações Públicas (1972) e Rádio e TV (2002).

Localização

A faculdade está localizada na Avenida Paulista, um dos cartões postais da cidade de São Paulo. O prédio fica entre as estações de metrô Brigadeiro e Trianon Masp, com fácil acesso também por ônibus e ciclovias.

Infraestrutura

Para graduação, a Cásper oferece os cursos de:

Jornalismo

Primeiro curso superior de Jornalismo na América Latina, criado em 1947. O curso é referência no mercado e já revelou nomes como Cesar Tralli, Maju Coutinho e Clovis de Barros Filho entre outros consagrados.



Rádio, TV e Internet (5 estrelas no Guia do Estudante)

“O curso de Rádio, TV e Internet da Cásper tem uma NOVA MATRIZ CURRICULAR – totalmente adaptada aos desafios da cultura digital e do cenário transmídia. Projetos interdisciplinares acontecem desde o primeiro ano, conciliando teoria e prática. Sem abrir mão de uma consistente formação na área das humanidades, o curso conta com disciplinas específicas da carreira (técnicas) logo no primeiro ano, como Produção e Práticas de TV, Produção e Práticas de Rádio e Produção e Práticas Web. ”  Roberto D’Ugo, coordenador e professor do curso de RTVI da Cásper



Relações Públicas (4 estrelas no Guia no Estudante)

É o curso mais premiado do Brasil no Prêmio ABRP, ao longo de sua existência.

“Meus períodos como aluna de graduação e pós-graduação na Cásper foram marcantes. Fiz amigos para a vida toda e aprendi a ver o mundo com outros olhos, por conviver com tanta diversidade de pensamentos e estilos, além da formação de excelência, que me abriu as portas nas melhores organizações. Quando pensei em me tornar professora, a Cásper sempre foi uma referência.  Voltar como docente e mais recentemente como coordenadora do curso tem sido extremamente gratificante. ”  Patricia Salvatori, coordenadora e professora do curso de Relações Públicas

Publicidade e Propaganda (4 estrelas no Guia do Estudante)

Com o que os alunos podem contar

A instituição também conta com programas de pós-graduação e mestrado, centro indisciplinar de pesquisa (CIP) e diversos cursos livres para a área de comunicação.
As atividades são apoiadas por biblioteca, ilhas de edição de áudio, vídeo e imagem, e laboratórios de TV, rádio e fotografia.

Ela é totalmente imersa no mundo da comunicação por pertencer a um complexo desse segmento que também conta com uma emissora de TV, um site de esporte e duas rádios. Dessa forma, consegue colocar os alunos em contato com a atuação profissional de suas áreas e oferecer uma experiência profissional bastante enriquecedora.

Com mais de 45 anos de existência, a Cásper também se destaca pela qualidade dos seus professores, que são mestres e doutores, com grande experiência no mercado.

Eventos para quem quer entrar na Cásper

A Cásper também promove eventos para ajudar quem quer fazer o seu vestibular. As atividades são:  

  • Literatura Cásper: evento que aborda as principais obras obrigatórias da prova, com objetivo de aprofundar o conhecimento sobre elas. 
  • Técnicas de redação para vestibular: evento em que um especialista dá dicas para a realização de uma boa redação de acordo com os pontos solicitados nos vestibulares.
  • Sábado na Cásper: visita monitorada ao prédio da faculdade. Os alunos conhecem a estrutura e esclarecem dúvidas com os próprios docentes e profissionais da casa. 

Ex-alunos ilustres/famosos

Maria Julia Coutinho – jornalista pela Cásper Líbero, atualmente apresentadora e comentarista da Rede Globo

Cesar Tralli – jornalista e apresentador do SPTV da Globo

Clóvis de Barros Filho – formado em Jornalismo, professor na ECA-USP e coordenador do mestrado da ESPM

Mari Palma – jornalista e apresentadora na Rede Globo

Esportes

Quando os alunos entram na Cásper, eles são apresentados às modalidades presentes na faculdade: Basquete, Vôlei, Futsal, Futebol de Campo, Handebol, Rugby, Tênis de Campo, Tênis de Mesa, Xadrez, Natação e Cheerleading.

A Associação Atlética Acadêmica Jesse Owens é a Atlética que representa a Faculdade Cásper Líbero e incentiva o ambiente esportivo. Por meio de festas e eventos, busca arrecadar fundos para viabilizar o esporte universitário.

Os Jogos Universitários de Comunicação e Artes (JUCA), que acontece durante 4 dias em cidades do interior, é o grande evento esportivo e social do ano, mas os times casperianos também estão presentes na Liga Paulista e no Novo Desporto Universitário (NDU), maior campeonato esportivo universitário do estado de São Paulo.

Além das competições esportivas, a Atlética é responsável pelas festas presentes no calendário do casperiano, como a Cervejada dos Bixos, Marquesa, Pororoca Louca, Arriba Cásper e Dezeember. As festas têm como intuito a arrecadação de verba para continuar investindo nos times.

Para incentivar os alunos que buscam seguir carreira esportiva, todo ano é a realizado o “3x Esporte”, semana que reúne grandes nomes do esporte e da comunicação para mesas de debate com temas que conectem o universo do esporte com a comunicação.

“É muito importante que o esporte seja incentivado no ambiente universitário. Por ele é possível gerar integração social, promover debates e aproximar os alunos.”
Joana Gasparini, diretora geral de esportes da Atlética da Cásper

A cara da Cásper                               


Em alguns cursos da Cásper, os alunos atuam em formato de agências de comunicação, reunindo-se em grupos com os colegas e realizando os trabalhos. Essas agências experimentais também realizam trabalhos como o Desafio de Ética (que em 2018 teve a ONU como cliente), Mostra de Comunicação e o TCC.

Os alunos também mantêm grupos no Facebook sobre diversos assuntos, como música, moda, poesia, comida, intercâmbio, política e classificados.

Outras curiosidades

  • Escadão
    A Faculdade Cásper Líbero é instalada no endereço que se transformou em um símbolo da cidade de São Paulo – a Avenida Paulista, 900.  O tradicional Escadão também é ponto de encontro dos paulistanos.

    Créditos: Gustavo Carneiro

  • Torre
    A Torre instalada no prédio da Faculdade Cásper Líbero é um dos cartões postais da cidade de São Paulo.  
  • Sirene
    Ainda no prédio da Faculdade, existe uma sirene que toca religiosamente todos os dias ao meio-dia. Fabricada no início do século na França, ela foi usada como toque de recolher pelos franceses durante os ataques aéreos na primeira guerra mundial. Na década de 30 do século passado, foi trazida a São Paulo pelo jornalista Cásper Líbero, que a instalou na sede da fundação, que na época ficava no centro da capital. Naqueles tempos, o instrumento era usado para anunciar que as edições que á estavam prontas.

Integração entre os alunos


Dentro da faculdade, os alunos têm uma grande possibilidade de atuação prática devido às diversas áreas de comunicação que a fundação dispõe. Os estudantes têm contato com a rotina diária de TV, rádio, site, jornais e revistas.

Com a fundação localizada num ponto estratégico da cidade (Av. Paulista), os alunos também ficam envoltos por experiências culturais e sociais diariamente.

“A Cásper tem um ambiente mais “familiar”, o que faz as possibilidades ficarem mais próximas (dos alunos). Lá (na Cásper), eu participo da Atlética e do time de handebol, e isso me aproximou de diferentes pessoas e possibilitou novas experiências." aluno do quarto ano de Relações Públicas, Gabriel Nigro de Aquino.


Muitos alunos vêm de outras cidades para cursar a faculdade. Os estudantes se ajudam nas questões de moradia, mas não há uma república específica para isso.

Em relação a iniciativas comandadas por alunos, dentro da Cásper temos:

Frente Feminista Lisandra - Grupo de discussão de questões relacionadas ao feminismo.

Africásper - Coletivo de debate sobre questões que envolvem a cultura africana e seus descendentes.

Centro Acadêmico Vladimir Herzog (CAVH) – o CAVH é a voz das alunas e alunos dentro da faculdade, representando-os na luta por melhorias no ensino, estimulando a formação crítica através de debates e estreitando os laços entre casperianas e casperianos de todos os cursos.

Atlética – promove eventos (campeonatos esportivos, festas, palestras e outros) e atua com causas sociais (doação de cabelo, arrecadação de lacres de latinhas, doação de materiais e outros)

Todas essas organizações realizam eventos pertinentes aos seus temas em parceria com a faculdade.

A atuação dos alunos também vai para outros departamentos da fundação com:

Edição Extra – feito por alunos, é o único programa-laboratório do país apresentado em TV aberta. O Edição Extra apresenta reportagens sobre as novidades e os bastidores da comunicação, e é exibido na TV Gazeta.

Esquinas – revista impressa e eletrônica feita por alunos da faculdade.

Gazeta AM – estação de rádio comandada por alunos da faculdade.

Durante o ano todo, a Cásper promove ações e eventos que aproximam o mercado com o meio acadêmico e também que procuram ajudar os alunos a entrar na vida profissional.

Algumas das atividades são:

Semana de Comunicação – semana com palestras, debates, workshops e outras atividades ligadas à comunicação;

Praticom – evento que traz representantes de grandes cases de comunicação para apresentações e debates na Cásper;

Aulas Magnas – as aulas magnas são palestras onde profissionais de comunicação vêm contar cases de sucesso. Essas aulas são separadas de acordo com temas para os quatro cursos da graduação.

Avaliação do mercado

A Fundação Cásper Líbero tem um programa para contratar apenas alunos da instituição para estágios de comunicação na casa. Na experiência, os estagiários têm a oportunidade de atuar com a TV Gazeta, Gazeta FM, Faculdade e Gazeta Esportiva.

Outra atividade que busca inserir os alunos no mercado de trabalho é o “Dia do estágio”, quando a Cásper recebe agências e empresas para que os alunos possam se cadastrar para oportunidades de estágio.

Reconhecida tanto no âmbito acadêmico quanto mercadológico, a Faculdade tem seus quatro cursos de graduação bem avaliados pelo Guia do Estudante, em seu GE Profissões Vestibular 2014: Jornalismo recebeu cinco estrelas; rádio e TV e Relações Públicas, quatro cada; e Publicidade e Propaganda, três.



Recém-avaliado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior), o mestrado em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero recebeu nota 4, de um máximo de 5, na avaliação trienal realizada pelo órgão responsável pelo acompanhamento da pesquisa em pós-graduação no Brasil.

Entre outros feitos, a Faculdade Cásper Líbero conquistou, em 2009, a primeira colocação no Guia Imprensa – As melhores Faculdades de Jornalismo do Brasil, que avaliou corpo docente, projeto pedagógico, experiência laboratorial e presença discente no mercado de trabalho. Em 2007, recebeu o Prêmio Luiz Beltrão, outorgado pela Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, na categoria “instituição paradigmática”.

Ela também é uma importante parceira das empresas de comunicação brasileiras – oferecendo a elas boa parte dos talentosos profissionais que passam por suas salas de aula.

Foto de capa: Vitor Leite

Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54