
Quais são os cursos EaD da Anhanguera?
João Marcondes | 02/04/25A Anhanguera é uma das instituições que oferecem uma ampla variedade de cursos na modalidade EaD, atendendo a diferentes áreas do conhecimento
Primeira escola superior de Jornalismo do Brasil, a Faculdade Cásper Líbero foi criada em 1947, como parte das disposições do testamento do advogado, jornalista e empresário Cásper Líbero.
Com o passar do tempo, ela ampliou sua atuação no ensino da Comunicação Social, passando a oferecer também as habilitações em Publicidade e Propaganda (1972), Relações Públicas (1972) e Rádio e TV (2002).
A faculdade está localizada na Avenida Paulista, um dos cartões postais da cidade de São Paulo. O prédio fica entre as estações de metrô Brigadeiro e Trianon Masp, com fácil acesso também por ônibus e ciclovias.
Para graduação, a Cásper oferece os cursos de:
Jornalismo
Primeiro curso superior de Jornalismo na América Latina, criado em 1947. O curso é referência no mercado e já revelou nomes como Cesar Tralli, Maju Coutinho e Clovis de Barros Filho entre outros consagrados.
Rádio, TV e Internet (5 estrelas no Guia do Estudante)
“O curso de Rádio, TV e Internet da Cásper tem uma NOVA MATRIZ CURRICULAR – totalmente adaptada aos desafios da cultura digital e do cenário transmídia. Projetos interdisciplinares acontecem desde o primeiro ano, conciliando teoria e prática. Sem abrir mão de uma consistente formação na área das humanidades, o curso conta com disciplinas específicas da carreira (técnicas) logo no primeiro ano, como Produção e Práticas de TV, Produção e Práticas de Rádio e Produção e Práticas Web. ” Roberto D’Ugo, coordenador e professor do curso de RTVI da Cásper
Relações Públicas (4 estrelas no Guia no Estudante)
É o curso mais premiado do Brasil no Prêmio ABRP, ao longo de sua existência.
“Meus períodos como aluna de graduação e pós-graduação na Cásper foram marcantes. Fiz amigos para a vida toda e aprendi a ver o mundo com outros olhos, por conviver com tanta diversidade de pensamentos e estilos, além da formação de excelência, que me abriu as portas nas melhores organizações. Quando pensei em me tornar professora, a Cásper sempre foi uma referência. Voltar como docente e mais recentemente como coordenadora do curso tem sido extremamente gratificante. ” Patricia Salvatori, coordenadora e professora do curso de Relações Públicas
Publicidade e Propaganda (4 estrelas no Guia do Estudante)
A instituição também conta com programas de pós-graduação e mestrado, centro indisciplinar de pesquisa (CIP) e diversos cursos livres para a área de comunicação.
As atividades são apoiadas por biblioteca, ilhas de edição de áudio, vídeo e imagem, e laboratórios de TV, rádio e fotografia.
Ela é totalmente imersa no mundo da comunicação por pertencer a um complexo desse segmento que também conta com uma emissora de TV, um site de esporte e duas rádios. Dessa forma, consegue colocar os alunos em contato com a atuação profissional de suas áreas e oferecer uma experiência profissional bastante enriquecedora.
Com mais de 45 anos de existência, a Cásper também se destaca pela qualidade dos seus professores, que são mestres e doutores, com grande experiência no mercado.
A Cásper também promove eventos para ajudar quem quer fazer o seu vestibular. As atividades são:
Maria Julia Coutinho – jornalista pela Cásper Líbero, atualmente apresentadora e comentarista da Rede Globo
Cesar Tralli – jornalista e apresentador do SPTV da Globo
Clóvis de Barros Filho – formado em Jornalismo, professor na ECA-USP e coordenador do mestrado da ESPM
Mari Palma – jornalista e apresentadora na Rede Globo
Quando os alunos entram na Cásper, eles são apresentados às modalidades presentes na faculdade: Basquete, Vôlei, Futsal, Futebol de Campo, Handebol, Rugby, Tênis de Campo, Tênis de Mesa, Xadrez, Natação e Cheerleading.
A Associação Atlética Acadêmica Jesse Owens é a Atlética que representa a Faculdade Cásper Líbero e incentiva o ambiente esportivo. Por meio de festas e eventos, busca arrecadar fundos para viabilizar o esporte universitário.
Os Jogos Universitários de Comunicação e Artes (JUCA), que acontece durante 4 dias em cidades do interior, é o grande evento esportivo e social do ano, mas os times casperianos também estão presentes na Liga Paulista e no Novo Desporto Universitário (NDU), maior campeonato esportivo universitário do estado de São Paulo.
Além das competições esportivas, a Atlética é responsável pelas festas presentes no calendário do casperiano, como a Cervejada dos Bixos, Marquesa, Pororoca Louca, Arriba Cásper e Dezeember. As festas têm como intuito a arrecadação de verba para continuar investindo nos times.
Para incentivar os alunos que buscam seguir carreira esportiva, todo ano é a realizado o “3x Esporte”, semana que reúne grandes nomes do esporte e da comunicação para mesas de debate com temas que conectem o universo do esporte com a comunicação.
“É muito importante que o esporte seja incentivado no ambiente universitário. Por ele é possível gerar integração social, promover debates e aproximar os alunos.”
Joana Gasparini, diretora geral de esportes da Atlética da Cásper
Em alguns cursos da Cásper, os alunos atuam em formato de agências de comunicação, reunindo-se em grupos com os colegas e realizando os trabalhos. Essas agências experimentais também realizam trabalhos como o Desafio de Ética (que em 2018 teve a ONU como cliente), Mostra de Comunicação e o TCC.
Os alunos também mantêm grupos no Facebook sobre diversos assuntos, como música, moda, poesia, comida, intercâmbio, política e classificados.
Dentro da faculdade, os alunos têm uma grande possibilidade de atuação prática devido às diversas áreas de comunicação que a fundação dispõe. Os estudantes têm contato com a rotina diária de TV, rádio, site, jornais e revistas.
Com a fundação localizada num ponto estratégico da cidade (Av. Paulista), os alunos também ficam envoltos por experiências culturais e sociais diariamente.
“A Cásper tem um ambiente mais “familiar”, o que faz as possibilidades ficarem mais próximas (dos alunos). Lá (na Cásper), eu participo da Atlética e do time de handebol, e isso me aproximou de diferentes pessoas e possibilitou novas experiências.” aluno do quarto ano de Relações Públicas, Gabriel Nigro de Aquino.
Muitos alunos vêm de outras cidades para cursar a faculdade. Os estudantes se ajudam nas questões de moradia, mas não há uma república específica para isso.
Em relação a iniciativas comandadas por alunos, dentro da Cásper temos:
Frente Feminista Lisandra – Grupo de discussão de questões relacionadas ao feminismo.
Africásper – Coletivo de debate sobre questões que envolvem a cultura africana e seus descendentes.
Centro Acadêmico Vladimir Herzog (CAVH) – o CAVH é a voz das alunas e alunos dentro da faculdade, representando-os na luta por melhorias no ensino, estimulando a formação crítica através de debates e estreitando os laços entre casperianas e casperianos de todos os cursos.
Atlética – promove eventos (campeonatos esportivos, festas, palestras e outros) e atua com causas sociais (doação de cabelo, arrecadação de lacres de latinhas, doação de materiais e outros)
Todas essas organizações realizam eventos pertinentes aos seus temas em parceria com a faculdade.
A atuação dos alunos também vai para outros departamentos da fundação com:
Edição Extra – feito por alunos, é o único programa-laboratório do país apresentado em TV aberta. O Edição Extra apresenta reportagens sobre as novidades e os bastidores da comunicação, e é exibido na TV Gazeta.
Esquinas – revista impressa e eletrônica feita por alunos da faculdade.
Gazeta AM – estação de rádio comandada por alunos da faculdade.
Durante o ano todo, a Cásper promove ações e eventos que aproximam o mercado com o meio acadêmico e também que procuram ajudar os alunos a entrar na vida profissional.
Algumas das atividades são:
Semana de Comunicação – semana com palestras, debates, workshops e outras atividades ligadas à comunicação;
Praticom – evento que traz representantes de grandes cases de comunicação para apresentações e debates na Cásper;
Aulas Magnas – as aulas magnas são palestras onde profissionais de comunicação vêm contar cases de sucesso. Essas aulas são separadas de acordo com temas para os quatro cursos da graduação.
A Fundação Cásper Líbero tem um programa para contratar apenas alunos da instituição para estágios de comunicação na casa. Na experiência, os estagiários têm a oportunidade de atuar com a TV Gazeta, Gazeta FM, Faculdade e Gazeta Esportiva.
Outra atividade que busca inserir os alunos no mercado de trabalho é o “Dia do estágio”, quando a Cásper recebe agências e empresas para que os alunos possam se cadastrar para oportunidades de estágio.
Reconhecida tanto no âmbito acadêmico quanto mercadológico, a Faculdade tem seus quatro cursos de graduação bem avaliados pelo Guia do Estudante, em seu GE Profissões Vestibular 2014: Jornalismo recebeu cinco estrelas; rádio e TV e Relações Públicas, quatro cada; e Publicidade e Propaganda, três.
Recém-avaliado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior), o mestrado em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero recebeu nota 4, de um máximo de 5, na avaliação trienal realizada pelo órgão responsável pelo acompanhamento da pesquisa em pós-graduação no Brasil.
Entre outros feitos, a Faculdade Cásper Líbero conquistou, em 2009, a primeira colocação no Guia Imprensa – As melhores Faculdades de Jornalismo do Brasil, que avaliou corpo docente, projeto pedagógico, experiência laboratorial e presença discente no mercado de trabalho. Em 2007, recebeu o Prêmio Luiz Beltrão, outorgado pela Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, na categoria “instituição paradigmática”.
Ela também é uma importante parceira das empresas de comunicação brasileiras – oferecendo a elas boa parte dos talentosos profissionais que passam por suas salas de aula.
Foto de capa: Vitor Leite