Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

USP terá 3 formas de ingresso a partir de 2024; saiba quais são

A partir de 2024, os estudantes poderão escolher entre o vestibular da Fuvest, o Enem USP e o Provão Paulista para tentarem uma vaga na USP; entenda como funciona cada processo seletivo

Atualizado em 19 de janeiro de 2024

A partir de 2024, a Universidade de São Paulo (USP) oficialmente passará a oferecer três formas de ingresso para os novos estudantes: vestibular da Fuvest, o Enem USP e o Provão Paulista, conforme foi aprovado pelo Conselho Universitário da instituição. 


Veja mais: Simulador de notas de corte grátis
Encontre bolsas de estudo de até 80%
Plano de Estudos Gratuito para o Enem

O número total de vagas oferecidas pela USP, 11.147, não terá alteração, entretanto, cada um dos processos seletivos vai possuir uma quantidade específica de vagas. Entenda a seguir o número de vagas disponibilizado e como vai funcionar cada uma das modalidades de ingresso. 

Foto: Marcos Santos/USP Imagens
USP terá 3 formas de ingresso a partir de 2024; saiba quais são
Fachada do prédio da Escola de Comunicações e Artes da USP

Leia mais: Medicina no Sisu: veja faculdades com menores notas de corte
Sisu 2024: veja faculdades participantes e quantidade de vagas

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações

Número de vagas por modalidade de ingresso

Confira abaixo a quantidade de vagas ofertadas em cada uma das três modalidades de ingresso na USP a partir de 2024:

Vestibular da Fuvest: 8.147 vagas no total

  • Ampla Concorrência: 4.888 vagas; 
  • Candidatos de escolas públicas (EP): 2.053 vagas; 
  • Candidatos de escolas públicas (EP) pretos, pardos e indígenas (PPI): 1.206 vagas.

Enem USP: 1.500 vagas no total

  • Ampla Concorrência: 685 vagas;
  • Candidatos de escolas públicas (EP): 512 vagas;
  • Candidatos de escolas públicas (EP) pretos, pardos e indígenas (PPI): 303 vagas.

Provão Paulista: 1.500 vagas no total

  • Ampla Concorrência: 0 vagas
  • Candidatos de escolas públicas (EP): 942 vagas;
  • Candidatos de escolas públicas (EP) pretos, pardos e indígenas (PPI): 558 vagas.
Leia mais: Fuvest: 5 regras para não ser eliminado
Descubra se é mais fácil entrar na USP pela Fuvest ou pelo Enem

As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!

Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"

Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.

Como vai funcionar cada modalidade?

Conforme explicado, a USP terá três formas de ingresso para os novos estudantes a partir de 2024: vestibular da Fuvest, o Enem USP e o Provão Paulista. Entenda o que é e como funciona cada um abaixo:

Vestibular Fuvest

O vestibular da Fuvest é uma das formas mais tradicionais de entrar na USP, sendo considerado o segundo maior processo de seleção universitária do Brasil. Todos os anos, os alunos interessados em tentar uma vaga na USP podem realizar a inscrição para fazer o vestibular da Fuvest. 

As provas da Fuvest tem duas fases. A primeira fase é composta por 90 questões de múltipla escolha e caem os conteúdos das matérias cobradas no ensino médio. Os aprovados nessa etapa passam para a segunda fase, que é composta por dois dias de prova de questões dissertativas e mais uma redação. 

Confira: O que estudar para o Enem? Veja o que mais cai
Enem USP 2023: saiba o que é e como se inscrever

Enem USP

O Enem USP é uma forma de ingresso na USP criada pela própria instituição para substituir as vagas que eram destinadas ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Nessa modalidade, é utilizada a nota do Enem como critério para selecionar os candidatos.

Para participar desse processo, durante o período de inscrições do Enem USP,os candidatos devem escolher até três cursos de uma das áreas de conhecimento: Ciências Biológicas e da Vida; Ciências Exatas e Tecnológicas e Ciências Humanas e Sociais.

Assim, após finalizadas as inscrições, as listas de aprovados ficam disponíveis no site da Fuvest por meio de chamadas, até o preenchimento de todas as vagas.

Saiba mais: 24 cursos mais fáceis de passar na USP
Engenharia na USP: confira os cursos mais fáceis de passar

Provão Paulista

Já o Provão Paulista é uma nova forma de avaliação seriada da Secretaria da Educação, que será aplicada aos alunos do ensino médio das escolas públicas estaduais do estado de São Paulo. 

O Provão Paulista começará a ser aplicado em novembro de forma seriada, com questões de múltipla escolha e redação. Neste ano, será considerada apenas a nota dos alunos no 3º ano do ensino médio.

Em 2024, será considerada a média das notas nos dois anos anteriores e, a partir de 2025, serão considerados os resultados nas provas aplicadas ao longo das três séries. O acesso às vagas nas universidades será obtido pela nota acumulada pelos alunos.

Além da USP, participarão do Provão Paulista a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec).

Veja: Pós-graduação na USP: tudo o que você precisa saber
Veja quais são os cursos menos concorridos da USP

Plano de estudo grátis para o Enem

Se você está estudando para o Enem, não pode perder o Plano de Estudos Enem De Boa com um conteúdo completo de preparação para a prova. Basta preencher o formulário e pronto! Você acessa o material, que é totalmente gratuito, e ainda recebe dicas extras direto no seu e-mail!  

Baixar plano de estudo gratuito

Além da USP, onde fazer faculdade? 

Sabia que, além da USP, existem outras faculdades de qualidade para as quais você pode tentar uma vaga? Além disso, é possível estudar com bolsa de estudos em muitas delas!

Na Quero Bolsa, por exemplo, você encontra bolsas de estudo de até 80% para diversos cursos de graduação, em mais de 1,2 mil faculdades de todo o país. Não é preciso ter feito o Enem ou Fuvest, e nem comprovar renda. Acesse abaixo e confira:

Encontre bolsas de estudo

Conheça também algumas das faculdades parceiras:

Além disso, as faculdades acima oferecem bolsas de estudo para facilitar o ingresso de estudantes nos polos em todo o país. Clique no botão abaixo e conheça instituições que oferecem bolsas de estudo para cursos a distância.


Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações