
Concurso Câmara dos Deputados 2025: veja vagas e salários
Juliana Gottardi | 06/10/25Oportunidades para Técnico e Analista Legislativo foram autorizadas; veja tudo que você precisa saber
Em resposta às especulações sobre um possível novo CNU em 2026, a ministra afirmou que o governo pretende concentrar esforços na convocação de candidatos aprovados e excedentes de concursos em andamento
Em resumo:
Continue lendo e saiba mais!
Em uma declaração no dia 1° de outubro ao programa Bom Dia, Ministro, a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, confirmou que não há previsão para a realização de uma nova edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) em 2026.
Encontre bolsas de estudo de até 80%
De acordo com a ministra, o foco do governo federal para o próximo ano será a convocação dos excedentes de concursos públicos já em andamento, incluindo aqueles da segunda edição do CNU, que ocorreu neste domingo (5).
Ainda durante a entrevista, Dweck ressaltou que o orçamento do governo federal para 2026 não contempla a realização de uma nova edição do CNU, o que gerou dúvidas sobre a continuidade desse processo seletivo nos próximos anos.
Leia mais: CNU 2025: qual nota devo tirar para ser aprovado?
+ Concursos públicos com inscrições abertas em outubro; salários superam 37 mil reais
Outro ponto importante mencionado por Dweck foi a mudança na coordenação do CNU, que, a partir de agora, ficará sob a responsabilidade da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), em parceria com o Ministério da Gestão e Inovação.
A ministra destacou que a ENAP tem agora a capacidade técnica e operacional para aplicar o concurso em edições futuras, caso o governo autorize novos processos seletivos após 2026.
A segunda edição do CNU 2025, aplicada neste domingo (5), teve 90 questões de múltipla escolha para os candidatos de nível superior e 68 questões para os de nível intermediário.
O concurso oferece 3.652 vagas distribuídas entre cargos de níveis médio, técnico e superior, com salários iniciais variando de R$ 4 mil a R$ 16,4 mil.
Para aqueles que passarem na primeira fase, a prova discursiva será realizada em 7 de dezembro de 2025. De acordo com o cronograma do concurso, a primeira lista de convocados deve ser divulgada até o final de janeiro de 2026.
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Se você pretende voltar a estudar este ano e pensa em fazer uma pós-graduação, saiba que é possível encontrar cursos com mensalidades mais em conta.
A Quero Bolsa, por exemplo, pode ajudar você com isso, porque ela é uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil.
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e verifique as ofertas disponíveis: