
CNU 2025: qual nota devo tirar para ser aprovado?
Isabella Baliana | 25/09/25Saiba qual a pontuação exigida para ser aprovado no CNU e como o cálculo da nota de corte impacta sua classificação.
Saiba qual a pontuação exigida para ser aprovado no CNU e como o cálculo da nota de corte impacta sua classificação.
Em resumo:
A seguir, entenda melhor qual a nota necessária para passar no CNU e como funciona o cálculo da nota de corte no concurso.
O Concurso Nacional Unificado (CNU) 2025, também chamado “Enem dos Concursos”, acontece no dia 5 de outubro e irá reunir milhões de inscritos em busca de uma vaga no serviço público federal.
Encontre bolsas de estudo de até 80%
Para muitos candidatos, uma das principais dúvidas é: qual nota é suficiente para ser aprovado? Afinal, entender o funcionamento da nota de corte é essencial para planejar os estudos e aumentar as chances de classificação.
Como consultar o local de prova do CNU 2025?
+ CNU 2025: locais de prova são divulgados nesta segunda-feira (22)
A nota de corte representa a menor pontuação entre os aprovados dentro do número de vagas disponíveis. No CNU, esse valor varia conforme o bloco de cargos, a escolaridade exigida e até mesmo a concorrência em cada área.
No entanto, antes de explicar sobre a nota de corte, é preciso relembrar que o CNU possui uma nota mínima, que funciona como um filtro inicial: quem não alcança o percentual é automaticamente desclassificado, sem ter a redação ou discursiva corrigida.
CNU 2025: edital passa por novas retificações com mudanças em avaliação, remuneração e vagas
Segundo o edital, para não ser eliminado do concurso, é preciso acertar pelo menos 40% da prova objetiva (36 questões) para o Nível Superior e pelo menos 30% da prova objetiva (28 questões) para o Nível Intermediário.
Os candidatos que continuam na disputa passam por mais uma seleção. Eles são classificados em um ranking, da maior para a menor nota, e a quantidade máxima de provas discursivas corrigidas é limitada a nove vezes o número de vagas disponíveis para cada cargo. Assim, a nota de corte final foi a pontuação do último candidato que teve sua prova discursiva ou redação corrigida.
A nota de corte, como mencionado, é a menor nota necessária para um candidato ser selecionado e, por isso, ela varia muito de acordo com o bloco e cargo escolhido, além do tipo de concorrência (ampla concorrência ou cotas).
Por isso, ainda não é possível saber qual a nota de corte do CNU 2025, esta informação só será divulgada após a aprovação dos candidatos na prova objetiva.
No entanto, com base na nota de corte da edição anterior, do CNU 2024, é possível ter uma noção da pontuação necessária. Na primeira edição do certame, a nota de corte mais baixa foi de 36,75 e a nota máxima ficou em 64,95.
Confira, abaixo, quais foram as maiores e menores notas de corte por bloco temático (em ampla concorrência) para ter a redação e prova discursiva corrigida:
Para ser efetivamente aprovado no CNU, além de passar na prova objetiva, é preciso conseguir uma boa pontuação na segunda fase, que consiste na prova discursiva e será aplicada no dia 7 de dezembro de 2025.
Além disso, vale lembrar que alguns cargos podem ter uma etapa de avaliação de títulos, cujo envio de documentos ocorre entre os dias 13 e 19 de novembro.
Assim, de maneira geral, a recomendação é tentar acertar pelo menos 70% a 80% da prova para garantir que a sua pontuação fique acima da nota de corte.
Por exemplo, para nível superior, os candidatos devem responder a 90 questões, sendo 30 de conhecimentos gerais e 60 de específicos. Para nível médio, o total de questões é reduzido para 68 questões (20 de gerais e 48 de específicos).
Cada bloco de provas terá uma nota de corte diferente, mas alcançar esse percentual de acertos costuma ser suficiente para estar dentro da faixa de aprovação.
Se você pretende voltar a estudar este ano e pensa em fazer uma pós-graduação, saiba que é possível encontrar cursos com mensalidades mais em conta.
A Quero Bolsa, por exemplo, pode ajudar você com isso, porque ela é uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil.
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e verifique as ofertas disponíveis: