Nota de corte para ser aprovado na 2ª fase
A nota de corte, como mencionado, é a menor nota necessária para um candidato ser selecionado e, por isso, ela varia muito de acordo com o bloco e cargo escolhido, além do tipo de concorrência (ampla concorrência ou cotas).
Por isso, ainda não é possível saber qual a nota de corte do CNU 2025, esta informação só será divulgada após a aprovação dos candidatos na prova objetiva.
No entanto, com base na nota de corte da edição anterior, do CNU 2024, é possível ter uma noção da pontuação necessária. Na primeira edição do certame, a nota de corte mais baixa foi de 36,75 e a nota máxima ficou em 64,95.
CNU 2025: veja os cargos com os maiores salários
Confira, abaixo, quais foram as maiores e menores notas de corte por bloco temático (em ampla concorrência) para ter a redação e prova discursiva corrigida:
Bloco 1
Bloco 2
Bloco 3
- MGI EPPGG: 57,50 pontos
- MAPA Tecnologista (Meteorologia ou Ciências Atmosféricas): 36,75 pontos
Bloco 4
- MGI Psicólogo: 65,65 pontos
- MGI Médico (Medicina-psiquiatria): 52,25 pontos
Bloco 5
- IBGE Analista de Planejamento (Psicopedagogia): 64,95 pontos
- Ministério da Saúde Tecnologista (Farmácia): 51,00 pontos
Bloco 6
Bloco 7
- IBGE Tecnologista (História): 64,70 pontos
- MCTI Especialista em Indigenismo (Contabilidade): 48,50 pontos
Bloco 8
- IBGE Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas: 56,00 pontos
- MAPA Agente de Inspeção Sanitária (Técnico Agrícola): 44,33 pontos
CNU 2025: veja checklist do que fazer até a prova
+ O CNU 2025 tem redação?
Qual a nota necessária para ser aprovado no CNU?
Para ser efetivamente aprovado no CNU, além de passar na prova objetiva, é preciso conseguir uma boa pontuação na segunda fase, que consiste na prova discursiva e será aplicada no dia 7 de dezembro de 2025.
Além disso, vale lembrar que alguns cargos podem ter uma etapa de avaliação de títulos, cujo envio de documentos ocorre entre os dias 13 e 19 de novembro.
Assim, de maneira geral, a recomendação é tentar acertar pelo menos 70% a 80% da prova para garantir que a sua pontuação fique acima da nota de corte.
Por exemplo, para nível superior, os candidatos devem responder a 90 questões, sendo 30 de conhecimentos gerais e 60 de específicos. Para nível médio, o total de questões é reduzido para 68 questões (20 de gerais e 48 de específicos).
Cada bloco de provas terá uma nota de corte diferente, mas alcançar esse percentual de acertos costuma ser suficiente para estar dentro da faixa de aprovação.
Como fazer pós com bolsa de estudo
Se você pretende voltar a estudar este ano e pensa em fazer uma pós-graduação, saiba que é possível encontrar cursos com mensalidades mais em conta.
A Quero Bolsa, por exemplo, pode ajudar você com isso, porque ela é uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil.