Atenção: certificação do ensino médio pelo Enem volta a valer em 2025
Em coletiva de imprensa em 2024, o ministro da Educação, Camilo Santana, revelou que o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deve voltar a certificar estudantes maiores de 18 anos na conclusão do ensino médio a partir de 2025. A certificação pelo Enem havia deixado de vigorar desde 2016.
Dessa forma, além de conseguir o certificado do ensino médio pelo Encceja, também será possível obter por meio do Enem, uma vez que este exame tem mais locais de aplicação de prova, facilitando o acesso de mais pessoas à obtenção do diploma.
“A ideia é possibilitar que esse jovem também tenha a oportunidade de a prova do Enem o certificar. Isso dá mais abrangência para acesso a essa prova e para que ele possa fazer a prova e entrar na universidade”, afirmou.
Quer fazer faculdade depois do Encceja?
Com o certificado do ensino médio em mãos depois de ser aprovado no Encceja, você pode entrar na faculdade!
A Quero Bolsa, o maior portal de Educação do país, pode ajudar você nisso, já que a plataforma conta com bolsas de estudo de até 80% para diversos cursos de graduação.