Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Profissões

Veja o que levar em consideração antes de mudar de curso

por Maria Fernanda Alves em 28/02/20

Ninguém está imune de deixar de gostar do curso que começou na faculdade ou simplesmente passar a não se enxergar mais construindo uma carreira na área da profissão escolhida. Se você está passando por isso na faculdade sabe que considerar a mudança de curso é um momento de muitas dúvidas.

Veja o que levar em consideração antes de mudar de curso - REVISTA QUERO

Antes de tomar uma decisão por trocar ou não de curso, é preciso analisar muitos aspectos sobre seus objetivos profissionais e listamos alguns deles que podem te ajudar a tomar uma decisão com mais segurança. Veja:

Por que mudar de curso?

Conseguir responder a essa pergunta é o primeiro passo para entender se você realmente deve ou não mudar de curso. Pense nos motivos que te levam a se sentir desanimado/frustrado com o curso, tanto no seu cotidiano na faculdade quanto de médio a longo prazo, organize os motivos em uma lista.

É importante avaliar os motivos para que você possa entender se o problema está realmente no curso, pois questões diversas podem afetar o seu vínculo com o curso, como por exemplo a metodologia adotada pela instituição de ensino ou até mesmo se você é bem acolhido pela sua turma. 

Se o problema for realmente o curso, tente relembrar o porquê de você ter escolhido ele antes de começar a faculdade e anote os aspectos que você menos aprecia no curso e que fizeram com que você sentisse que a área deixou de combinar com você.

Eu sei o que quero?

É importante saber o que você almeja para sua vida profissional, principalmente se você está prestes a fazer uma mudança de curso na faculdade. Muitos jovens acabam escolhendo o curso apenas pela afinidade com o conteúdo das aulas, mas não pensam além da faculdade, então dedique um tempo para pensar como você gostaria que fosse a sua rotina de trabalho depois da faculdade.

Teste Vocacional Gratuito


Pode ser, inclusive, que diferentes áreas de trabalho aceitem o diploma do curso que você está fazendo. É preciso enxergar a faculdade como uma etapa preparatória, mas você pode (e deve) continuar se capacitando depois da graduação para se movimentar no mercado de trabalho, portanto se você já estiver quase no final da graduação e o seu curso for abrangente, talvez compense concluí-lo e investir em uma pós-graduação.

Posso arcar com os custos de mudar de curso?


Faculdade é investimento de tempo e dinheiro, e fazer uma mudança de curso pode significar abrir mão do valor que foi investido para começar tudo do zero. Faça uma avaliação dos gastos que a mudança pode gerar e se você e sua família estão preparados para isso.

É preciso saber bem o custo dessa mudança para entender se você conseguirá se manter no novo curso sem ser surpreendido por uma conta que não pode pagar e acabar tendo que trancar o curso por falta de planejamento.

Conheço as consequências de mudar de curso e estou disposto a lidar com elas?

Agora é hora de fazer uma lista com os pontos positivos e negativos de mudar de curso para você ter certeza de que estará ciente do que essa mudança acarretará. Você já deve ter feito uma lista de prós e contras em algum momento de sua vida, é super simples e ajuda no processo de decisão pois deixa as ideias mais objetivas.

Pense na questão financeira, no tempo que levará para chegar ao mercado de trabalho, nos anos que já estudou, etc. Pense também na alegria que terá fazendo um curso com o qual se identifica e outros fatores que você considera como motivadores para mudar de curso.

Veja também: 

Além do Teste Vocacional: 5 dicas para você decidir o que fazer da vida
Veja o que você NÃO deve deixar de considerar ao escolher uma profissão
29 perguntas para fazer a si mesmo antes de escolher uma profissão
Como lidar com os palpites na hora de escolher uma profissão?
Qual profissão escolher: o que fazer quando se sentir perdido na escolha da carreira?

Ao final da lista, faça um balanço e converse com sua família e amigos sobre a mudança e as consequências dela, busque opinião e apoio, isso também te dará mais segurança na sua decisão final.

Uma bolsa de estudo pode te ajudar a concretizar a troca de curso?

Se você for mudar de curso e optar por uma instituição de ensino particular, pode conseguir uma bolsa de estudo em diversas faculdades mesmo sem ter feito o Enem. Veja algumas faculdades que oferecem bolsa no Quero Bolsa:



banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54