A política de reembolso e cupom da Quero Bolsa segue o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e é detalhada de acordo com o motivo da solicitação da Assinatura do Clube Quero. A solicitação deve ser realizada diretamente em sua conta, acessando a bolsa desejada e seguindo o passo a passo indicado na plataforma.
A. Desistência dentro do Prazo Legal (7 dias corridos)
Conforme o artigo 49 do CDC, você tem até 7 dias corridos após o pagamento da Assinatura para solicitar o reembolso. Para ter direito ao reembolso dentro desse prazo, você não pode estar matriculado na Instituição de Ensino (IES). Caso a matrícula já tenha sido realizada, você deve solicitar o cancelamento diretamente à IES antes de registrar o pedido em nossa plataforma. As opções são reembolso integral do valor pago ou a conversão do valor em cupom com validade de 7 dias.
B. Outras Situações com Prazo Estendido (Reembolso ou Cupom)
- Não formação de turma ou adiamento do curso: Você tem até 6 meses a partir da data da Assinatura para solicitar o reembolso do valor pago ou a conversão em cupom com validade de 6 meses. Para isso, é obrigatório apresentar um documento emitido pela IES contendo: Nome completo ou CPF do aluno; Nome do curso, da IES, do polo/campus, turno e modalidade; Carimbo e assinatura da instituição; e Data de emissão.
- Dificuldade ou impossibilidade de efetivar a matrícula (por falhas na IES ou na bolsa escolhida): Você pode solicitar um cupom com validade de 6 meses no prazo de até 3 meses a partir da data da Assinatura, mediante a apresentação de evidências do ocorrido (prints de site fora do ar, documentos emitidos pela IES, registros de indisponibilidade, etc.).
C. Regras de Titularidade e Pagamento
O reembolso é realizado a depender da forma como o pagamento foi efetuado. É importante notar que a titularidade de quem recebe o estorno muda conforme o método escolhido:
- Pagamento via PIX: O valor é estornado em até 3 dias úteis e deve ser creditado na mesma conta bancária utilizada para realizar o pagamento.
- Pagamento via Boleto Bancário: O reembolso é realizado sempre na conta do Usuário Beneficiário do Clube (o aluno), independentemente de quem pagou o boleto.
- Processo de Reembolso: O reembolso dependerá do preenchimento dos dados bancários do titular da conta no site. Após o preenchimento deste formulário (disponibilizado na sua área logada ou enviado por e-mail), o fluxo de reembolso é iniciado.
- Prazo: O depósito em conta ocorre em até 7 dias úteis após o fornecimento dos dados bancários do aluno.
- Pagamento via Cartão de Crédito: O reembolso é solicitado ao mesmo cartão de crédito em que o pagamento foi efetivado. A Quero Bolsa solicita o estorno à administradora do cartão em até 30 dias corridos.
Atenção sobre o Cartão de Crédito: O crédito efetivo na fatura depende da política da sua operadora, especialmente se o valor tiver sido parcelado. Nesses casos, a operadora do seu cartão pode seguir uma destas duas formas:
- Reembolsar as parcelas já pagas e interromper a cobrança das futuras.
- Manter a cobrança das parcelas restantes na fatura e reembolsar o valor integral somente após a quitação total.
Neste caso, você deverá consultar a política de estorno de compras parceladas da sua operadora de cartão de crédito.