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Quais são as vantagens e desvantagens das telecomunicações no meio social?

Foto do estudante Luis Franque Macosso Capita
Luis Franque Macosso Capita
Enviada em 22/02/2024
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Olá Luís. Atualmente, indivíduos e empresas podem se comunicar facilmente por meio de chamadas de voz, videochamadas e aplicativos de compartilhamento de dados. As empresas aproveitaram particularmente os sistemas de teleconferência, videoconferência e videochamada para orientar a colaboração entre os funcionários. Ao adotar um sistema de telecomunicações sofisticado, muitas empresas obtiveram maior produtividade, melhor atendimento ao cliente e maior crescimento. No entanto, a tecnologia de telecomunicações vem com um quinhão de seus próprios desafios. Desde os altos custos de aquisição de equipamentos de telecomunicações até falhas no sistema, passando por problemas de latência, há muitos problemas associados à adoção desses sistemas. Aqui vou listar as vantagens e desvantagens das telecomunicações e como cada uma delas afeta as operações comerciais. 1. Melhorar a eficiência Os mais recentes dispositivos e redes de telecomunicações tornaram mais fácil para os funcionários enviar e receber dados de diferentes locais em tempo real. Uma empresa pode até compartilhar informações com clientes, fornecedores e parceiros por meio de um feed de vídeo ao vivo. Todos esses players podem se conectar e interagir por meio de chamadas de voz, e-mails e videoconferências entre outras plataformas. As soluções de videoconferência, como o ezTalks Cloud Meeting, permitem que uma empresa hospede até 100 participantes em uma reunião gratuitamente, o que permite que os funcionários discutam questões importantes relacionadas ao trabalho de forma conveniente. Não há necessidade de reservar voos, hotéis ou locais de reunião. Tudo é feito em um espaço de reunião virtual. Isso melhora a eficiência na execução de projetos importantes da empresa e reduz os custos de operação. 2. Inspirar Colaboração A telecomunicações é um aspecto importante quando se trata de executar a colaboração entre equipes em uma empresa ou organização. Com o uso de tecnologias, como chamadas de vídeo, videoconferência e transmissão de vídeo por telepresença, funcionários que trabalham em diferentes departamentos ou locais separados podem trabalhar juntos sem esforço. Por exemplo, o ezTalks Cloud Meeting oferece soluções que podem permitir que os funcionários desfrutem de streaming ao vivo de vídeo e áudio HD em um sistema de videoconferência. Enquanto estiver nele, os participantes da reunião podem compartilhar arquivos, telas e aplicativos instantaneamente. O ezTalks Cloud Meeting também vem com quadros interativos que permitem compartilhar, editar e salvar arquivos importantes relacionados a um projeto. Com essa forma de colaboração, os funcionários se envolverão em discussões detalhadas e significativas que inspirarão um melhor desempenho em qualquer projeto. 3. Traga flexibilidade para o local de trabalho As telecomunicações oferecem uma gama de opções de trabalho flexíveis que os funcionários da empresa podem adotar. Com o uso de sistemas de videoconferência e videochamada, os funcionários podem trabalhar em casa ou participar de reuniões corporativas de qualquer lugar a qualquer momento. O acesso a uma videoconferência pode ser feito a partir de um PC ou dispositivo móvel. Isso elimina a necessidade de participar de reuniões físicas ou visitas manuais a escritórios para realizar o trabalho. Os funcionários que realizam tarefas baseadas em computador podem gostar particularmente de trabalhar em casa, pois podem concluir projetos de tecnologia on-line de qualquer lugar. Mesmo ao realizar a colaboração em equipe com outros funcionários de diferentes departamentos, eles podem fazê-lo com prazer por meio de um sistema de videoconferência ou telepresença. 4. Economize tempo Com o uso de videochamadas e videoconferências, convidar pessoas para participar de um espaço de reunião virtual é uma questão de minutos. Tudo o que o anfitrião precisa fazer é convidar os participantes por e-mail ou videochamadas em seus smartphones. Dessa forma, encontrar e conectar funcionários baseados em locais diferentes pode ser conveniente e sem complicações. A pessoa que organiza uma reunião pode determinar as pessoas que estão disponíveis online verificando suas presenças. A maioria das plataformas de telecomunicações permite que os usuários postem mensagens em suas contas para indicar o status de sua presença, como ocupado, livre para chamadas, ausente e muito mais. Desvantagens da Telecomunicação para Empresas 1. Elimine o contato cara a cara A adoção de sistemas de telecomunicações pode permitir que os funcionários da empresa interajam de diferentes locais, mas não oferece aos colegas a chance de conversar individualmente. A maioria das reuniões realizadas em sistemas de videoconferência são principalmente orientadas para negócios ou projetos e não permitem a socialização. Isso aumenta o mau relacionamento no trabalho, algo que pode afetar o desempenho dos negócios no futuro. 2. Aumentar os custos de comunicação de uma empresa A aquisição e instalação de equipamentos e/ou software de telecomunicações pode exigir um orçamento enorme. Desde webcams de alta qualidade até enormes telas de LCD, passando por um sofisticado software de videoconferência, uma empresa pode realmente gastar muito para configurar tudo. E antes de introduzir oficialmente o sistema no negócio, pode ser necessário treinar os funcionários sobre como usar a nova tecnologia de comunicação. Isso pode significar ainda mais gastos. E sem esquecer os enormes custos associados à manutenção do sistema. Em essência, a instalação de um sistema de telecomunicações pode trazer conveniência e flexibilidade, mas pode levar ao aumento dos custos a longo prazo. 3. Levar ao Isolamento entre Empregadores e Seus Funcionários O uso de sistemas de telecomunicações encorajou muitos empregadores e empregados a adotar o formato de trabalho remoto ou home office. Esse modo de trabalhar mantém empregadores e empregados separados, algo que pode prejudicar o desempenho de um negócio. Embora a maioria das empresas organize reuniões físicas periodicamente, ainda não é suficiente abordar os problemas de trabalho subjacentes. Quando os colegas estão trabalhando separados, eles não terão tempo extra para compartilhar ideias profissionais ou fofocas do escritório. A interação é imensamente incorporada em sistemas baseados em computador ou online, que durante falhas podem cortar a conexão entre colegas. E como os sistemas de telecomunicações custam muitos pacotes de dados para serem executados, pode haver um limite para a interação dos funcionários. Isso pode levar ao isolamento parcial ou mesmo completo entre empregados e/ou empregadores. 4. Aumente a vulnerabilidade a hackers e ataques de informações Um dos principais problemas associados ao uso de sistemas de telecomunicações são os ataques de segurança. Com dados confidenciais sendo transmitidos e compartilhados pela Internet e outras redes, existe a possibilidade de as pessoas tentarem hackeá-los para seu próprio prazer ou para uso da concorrência. E para combater isso, os usuários do sistema podem precisar atualizar as senhas periodicamente ou investir em criptografias de dados avançadas. Isso torna a comunicação por meio de videoconferências, teleconferências e videochamadas inseguras e caras em maior medida.