Info Icon Help Icon Como funciona Ajuda
Whatsapp Icon 0800 123 2222
Envie mensagem ou ligue
Biografias

Margareth Tatcher

Gabriela Costa Costa
Publicado por Gabriela Costa Costa
Última atualização: 13/5/2019

Introdução

“Se você quer que digam algo, peça a um homem. Se você quer que façam algo, peça a uma mulher.” Essa frase foi pronunciada pela política britânica Margaret Thatcher.

Margaret Thatcher foi a primeira mulher a ocupar o cargo de primeira ministra na Grã-Bretanha.

Margaret Thatcher (1925 – 2013), a primeira mulher a tornar-se primeira ministra na Grã-Bretanha.

Uma das principais características do governo de Thatcher, que durou onze anos, foi o exercício de medidas neoliberais.

Thatcher ficou conhecida como "Dama de Ferro", título dado por um jornalista soviético e que se associou ao seu estilo de liderança.

Trajetória

Margaret Hilda Thatcher nasceu em 1925, no Reino Unido, na cidade de Grantham. Seu pai era Alfred Roberts, dono de duas mercearias, e sua mãe, Beatrice Ethel.

Foi muito influenciada por seu pai, que exerceu diferentes cargos políticos, como vereador e prefeito. Assim, Thatcher desenvolveu gosto pela política desde cedo.

Thatcher estudou na Escola Primária Huntingtower Road e, após ganhar uma bolsa de estudos, transferiu-se para a Escola para Meninas Kesteven e Grantham. Em 1946, começou a cursar Química na Universidade de Oxford. E mesmo estudando Química, nunca deixou de pensar e mostrar interesse por política.

Graduou-se em 1947 e, três anos depois, ingressou no curso de Direito. Em 1951, Margaret Thatcher casou-se com Denis Thatcher, um comerciante, de quem adotou o sobrenome e com quem teve um casal de gêmeos.

Foi convidada para integrar as listas do Partido Conservador, sendo eleita deputada em 1959. Apenas 20 anos depois, Margaret Thatcher sairia vitoriosa das eleições como Primeira Ministra.

Foi reeleita três vezes, de modo que seu mandato durou 11 anos. Ao deixar o cargo em 1990, Margaret Thatcher recebeu o título de baronesa.

A Dama de Ferro e a política neoliberal do Reino Unido

Durante seu governo, Margareth Thatcher adotou práticas neoliberais. Dessa maneira, ela elevou os juros e reduziu os gastos governamentais, incentivou a política de privatizações e diminuiu a intervenção do Estado na economia.

Este foi o fim do Estado de Bem-estar Social pós Segunda Guerra Mundial, que propunha intervenção do Estado para garantir aos cidadãos condições mínimas como saúde, educação e alimentação.

O desemprego aumentou e, consequentemente, sua popularidade caiu. Mesmo assim, Thatcher venceu seu segundo mandato, dando continuidade em seu governo. Neste momento, a Inglaterra cresceu economicamente.

Em 1982, ocorreria a Guerra das Malvinas, um conflito entre Inglaterra e Argentina com o intuito de conquistar o arquipélago das Malvinas, a alguns quilômetros da costa argentina.

Em 1983, Thatcher venceu as eleições novamente. O thatcherismo ficou conhecido como doutrina, abarcando a ideologia e políticas aplicadas por Margaret Thatcher durante seus governos.

Sua maneira de governar foi tida como autoritária, e por isso ficou conhecida como “A Dama de Ferro”. Enquanto o apelido é, para alguns, um elogio, para outros consiste em uma crítica.

Thatcher foi acusada de não ter levado em consideração a situação dos desempregados durante seu governo. Por essas e outras razões, sua morte foi comemorada por muitos civis, em 2013.


Exercícios

Exercício 1
(MACKENZIE/2010)

“Não há sociedade, só indivíduos”. (Margaret Thatcher, primeira-ministra britânica).

Primeira mulher a ocupar o cargo de primeiro-ministro na história da Inglaterra, de 1979 a 1990, Thatcher recebeu do então presidente norte-americano, Ronald Reagan, o título de “o homem forte do Reino Unido”. Indicada pelo Partido Conservador, suas decisões firmes marcaram a adoção de uma política neoliberal e o fim do modelo, então praticado, conhecido como Welfare State. Com relação a esse novo modelo de governo, assinale a alternativa correta.

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, shorts e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...