Os aminoácidos são um assunto comum em grandes provas, como o Enem e a Fuvest. Por isso, vale a pena entender o que são essas moléculas orgânicas, qual é sua importância e como elas são classificadas. Confira a seguir!
📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚
Os aminoácidos são moléculas orgânicas que apresentam grupos carboxila (-COOH) e amino (-NH3) ligados a um único carbono, denominado carbono alfa. Esse carbono alfa ainda apresenta uma ligação com um hidrogênio e uma ligação com um radical.
Por que os aminoácidos são importantes?
Os aminoácidos são partículas que compõem as proteínas e, por esse motivo, são extremamente importantes para a manutenção e funcionamento do organismo. As proteínas formam os músculos, enzimas, atuam no sistema imunológico, e etc.
A mudança no radical de cada molécula vai determinar um tipo de aminoácido. Existem 20 tipos de aminoácidos que podem ser encontrados nas proteínas.
Como os aminoácidos são classificados?
Essas moléculas podem ser classificadas de acordo com a posição de suas cadeias laterais e de acordo com a fonte de onde podem ser obtidas.
Quando analisamos sua estrutura molecular, em relação às características de suas cadeias laterais, classificamos os aminoácidos como:
De acordo com a sua síntese, dizemos que os aminoácidos podem ser essenciais ou não essenciais.
Os aminoácidos essenciais não podem ser sintetizados pelo próprio organismo, devendo ser obtido através de outras fontes (alimentos). Normalmente encontramos a maioria deles em alimentos de origem animal como a carne, leite e ovos.
Os aminoácidos não essenciais podem ser sintetizados pelo organismo. Alguns exemplos são o triptofano, a valina, a fenilalanina, e a lisina. Os aminoácidos são sintetizados dentro da célula pelos ribossomos.
A tabela lista todos os aminoácidos essenciais e não essenciais.
AMINOÁCIDOS ESSENCIAIS | histidina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano e valina. |
AMINOÁCIDOS NÃO ESSENCIAIS | alanina, arginina, asparagina, ácido aspártico, cisteína, ácido glutâmico, glutamina, glicina, prolina, serina e tirosina |
🎯 Simulador de Notas de Corte Enem: Descubra em quais faculdades você pode entrar pelo Sisu, Prouni ou Fies 🎯
Qual a função dos aminoácidos?
Como mencionado, os aminoácidos compõem as proteínas. As moléculas de aminoácidos se ligam através da ligação peptídica. Essa ligação ocorre entre o carbono do grupo carboxílico e o nitrogênio do grupo amino. Para que esse processo ocorra, observa-se a retirada de uma molécula de água (desidratação).
Dessa forma, são criadas cadeias de aminoácidos que desempenham importantes funções dentro dos seres vivos.
Alguns aminoácidos estão envolvidos no metabolismo de energia.A leucina, isoleucina e a valina (BCAA), por exemplo, estão envolvidas na reparação muscular, aumento de proteínas e ajudam a produzir energia durante atividades físicas. A alanina também tem um papel importante na obtenção de energia.
A arginina melhora a memória, ajuda na resistência física e ainda aumenta o desempenho durante atividades físicas. A metionina auxilia na resposta imunológica e a ausência desse aminoácido pode causar queda de cabelo.
O triptofano é utilizado para produção de outros aminoácidos. Pesquisadores afirmam que bons níveis de triptofano aliado a bons níveis de serotonina podem ser eficazes contra a depressão. Outro aminoácido que pode estar associado ao combate a depressão é a tirosina. Ele pode melhorar o humor, aumentar a concentração e dar mais energia ao organismo.
🎓 Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa 🎓
Peptídeos podem ser analisados pelo tratamento com duas enzimas. Uma delas, uma carboxipeptidase, quebra mais rapidamente a ligação entre o aminoácido que tem um grupo carboxílico livre e o seguinte. O tratamento com outra enzima, uma aminopeptidase, quebra, mais rapidamente, a ligação entre o aminoácido que tem um grupo amino livre e o anterior. Isso permite identificar a sequência dos aminoácidos no peptídeo.
Um tripeptídeo, formado pelos aminoácidos lisina, fenilalanina e glicina, não necessariamente nessa ordem, foi submetido a tratamento com carboxipeptidase, resultando em uma mistura de um dipeptídeo e fenilalanina. O tratamento do mesmo tripeptídeo com aminopeptidase resultou em uma mistura de um outro dipeptídeo e glicina.
Em relação ao mecanismo de ação das enzimas citadas, assinale a alternativa correta: