A Aspirina é um fármaco não esteroidal utilizado como analgésico (combate a dor), antipirético (tratamento da febre) e anti-inflamatório.
Considerado o medicamento mais consumido atualmente, com cerca de quarenta mil toneladas consumidas ao ano, tem como princípio ativo o ácido acetilsalicílico e também é conhecida como AAS.
A Aspirina também é utilizada para tratar inflamações específicas e alguns ataques de origem cardiovascular.
O ácido salicílico é importante componente da casca e folhas do salgueiro (Salix alba) e já é datado a mais de dois mil anos de descoberta dos seus efeitos analgésicos tanto na Grécia antiga quanto em povos do Oriente Médio, Egito e até nativos americanos.
O princípio ativo encontrado nas folhas do salgueiro é a salicina, isolada em 1828, que ao sofrer hidrólise (quebra da água) e, posteriormente oxidação, é convertida a ácido salicílico (síntese demonstrada apenas em 1838), composto com as propriedades analgésicas, porém com efeitos colaterais ao ser consumido dessa forma.
Foi apenas em 1897, quando a indústria farmacêutica alemã Bayer conseguiu unir o ácido salicílico com o acetato, criando o ácido acetilsalicílico, um composto com menor toxicidade quando comparado com o ácido salicílico.
📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚