A cocaína é um composto alcalóide considerado ilícito e utilizado principalmente como droga recreativa.
É extraída de plantas do gênero Erythroxylum e possui função estimulante e analgésica, entrando nas categorias de drogas estimulantes junto com as metanfetaminas.
A cocaína é a quarta droga ilícita mais consumida mundialmente, de acordo com dados do Relatório Mundial sobre Drogas 2024 das Nações Unidas (ONU). A maconha fica em primeiro.
No Brasil, o Levantamento Nacional de Alcool e Drogas estima que cerca de 5,38% da população já tenha feito uso da droga pelo menos uma vez na vida. ainda que esteja entre as drogas ilícitas mais consumidas, está perdendo espaço para drogas sintéticas como LSD, ecstasy, MDMA, etc.
A substância é encontrada principalmente nas folhas da planta Erythroxylum coca, nativa da América Central e do Sul, onde era utilizada desde a antiguidade pelos nativos que mascavam a folha para suportarem o frio, inibir o apetite e a fadiga.
A folha ainda é utilizada para fazer chás em países como a Bolívia e no Peru, porém, esse consumo tradicional não apresenta risco significativo de intoxicação, pois a concentração de cocaína nas folhas é muito baixa.
Vegetal Erythroxylum coca de onde é extraído a cocaína