A maconha é, no Brasil, um tipo de droga ilícita derivada de plantas do gênero Cannabis que possui diversos nomes populares.
É considerada uma droga mista, pois seus efeitos variam de depressores (sedativos), estimulantes e alucinógenos (com uma leve tendência para essa categoria), dependendo da quantidade e da qualidade da planta utilizada.
A Cannabis é um gênero de angiospermas oriundo da Ásia Central que possui três variedades: A Cannabis sativa, Cannabis indica e Cannabis ruderalis, sendo a primeira variação a mais comum e difundida para uso.
Estudos datam a utilização de Cannabis em rituais religiosos desde o terceiro milênio antes de Cristo (a.C) na região da atual Romênia, mas ela também esteve presente em diversas outras culturas e povos como na China, na índia, Nepal e na região da Mesopotâmia, onde tinha o nome de ganja.
A região da planta que contém a maior concentração dos constituintes responsáveis pelos efeitos são as flores e folhas maduras das plantas femininas.
Estima-se uma quantidade de 400 compostos na Cannabis, sendo o tetrahidrocanabinol (THC) o principal composto responsável pelos efeitos do uso da planta, embora haja outros compostos como o Canabidiol (CBD) que também parecem estar relacionados.