Embora atue de diversas maneiras no organismo, a principal função da vitamina K é de auxiliar na síntese de prótrobinas, proteínas responsáveis pela coagulação sanguínea.
Na ocorrência de ferimentos, essa proteínas são capazes de coagular o sangue evitando assim sangramentos excessivos.
As outras funções da vitamina K incluem a saúde dos ossos, os processos anti-inflamatórios e controle dos níveis de açúcar no sangue.
Ossos
A importância da vitamina k nos ossos se deve a sua capacidade de bloquear a formação de células ósseas que fazem com que ocorra a desmineralização dos ossos.
É benéfica para a saúde dos ossos, pois bloqueia a formação de muitos osteoclastos, ou células ósseas, (processo denominado desmineralização) que fazem os minerais essenciais para os ossos, disponíveis para outras funções corporais]
A formação de osteoclastos, se não tratada, pode deixar os ossos excessivamente esgotados de seus minerais.
Processos anti-inflamatórios
A vitamina K tem bastante importância nos processos anti-inflamatórios do corpo. Consumir alimentos que apresentam vitamina K ajuda a reduzir glicoproteínas responsáveis pelas inflamações do corpo.
Nível de açúcar no sangue
Outra atividade importante desempenhada pela vitamina K é a regulação dos níveis de açúcar no sangue. O pâncreas, responsável pela produção de insulina do corpo, é onde está depositado o mais alto teor de vitamina k de nosso organismo.