Logo da Quero Bolsa
Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Olimpíadas

Conhecimento Geral - Manual do Enem
Sara Nahra Publicado por Sara Nahra
 -  Última atualização: 27/9/2022

Introdução

As Olimpíadas constituem no maior evento do mundo. Elas surgiram na Grécia Antiga há mais de 2500 anos, e ocorriam na cidade de Olímpia. Segundo a mitologia gregaHércules foi o responsável por dar início aos Jogos Olímpicos como uma forma de homenagear seu pai, Zeus

Este evento reúne os cinco continentes para a maior competição do mundo, onde vemos diversos atletas se preparando durante toda a vida para ter uma chance de participar e mostrar toda a sua habilidade. 

📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚 

Índice

História das Olimpíadas

Os primeiros registros que se tem do nome dos vencedores das Olimpíadas datam de 776 a.C. O nome “Olimpíadas” surgiu quando o rei de Ilia se aliou ao rei de Pissa e ao monarca de Esparta no templo de Hera, localizado na cidade de Olímpia. Todas as vezes que os Jogos eram disputados, aconteciam tréguas entre os países que estivessem em guerra.

No início, as mulheres não podiam assistir às disputas, muito menos participar dos Jogos Olímpicos. Apenas os cidadãos gregos livres e que nunca tivessem cometido um crime podiam participar dos Jogos, que eram realizados a cada quatro anos.

Após sofrerem uma invasão dos romanos em 456 a.C., as Olimpíadas perderam força até que foram proibidas pelo Imperador Teodósio I por ser relacionada ao paganismo. A última competição da Era Antiga ocorreu em 393 a.C. No total, foram realizadas 293 edições dos Jogos Olímpicos na Era Antiga.

Foi o francês Pierre de Frédy, mais conhecido como o Barão de Coubertin, quem teve a ideia de trazer a tradição das Olimpíadas de volta. A ideia foi aceita pela Grécia durante uma convenção realizada na universidade Sorbonne, em Paris, em 1984. 

Assim, a Grécia sediou, em Atenas, a primeira Olimpíada da Era Moderna, que ocorreu em abril de 1896 entre as delegações de 14 países. Hoje em dia, mais de 200 países participam dos Jogos Olímpicos, que acontecem de quatro em quatro anos, como era no princípio.

Curiosidades sobre as Olimpíadas

Devido à Primeira e Segunda Guerras Mundiais, os Jogos Olímpicos de 1916, 1940 e 1944, que aconteceriam em Berlim, em Tóquio e em Londres respectivamente, tiveram que ser canceladas.

A primeira vez na História em que as Olimpíadas foram adiadas na Era Moderna foi em 2020 devido à Pandemia do Covid-19. Os Jogos, sediados em Tóquio, no Japão, foram adiados para 2021.

As Olimpíadas da Era Moderna já foram sediadas por 23 países, sendo 16 deles localizados na Europa.

Antigamente, os vencedores recebiam prêmios diferentes de hoje em dia. Por exemplo, o primeiro colocado, em vez de receber uma medalha de ouro, recebia uma medalha de prata e uma coroa de ramo de oliveira. Já o segundo colocado, recebia apenas uma medalha de bronze, enquanto que o terceiro e os demais jogadores não recebiam nada além da experiência de terem participado das Olimpíadas. Foi apenas em 1904, nos Estados Unidos, que as primeiras medalhas de ouro começaram a ser recebidas.

As mulheres só receberam autorização oficial para participar dos Jogos Olímpicos em 1936, e mesmo assim não podiam participar de todas as modalidades esportivas. Foi somente em 2012 que houve a liberação e todos os países enviaram suas atletas para participar dos Jogos.

Foi só na terceira edição das Olimpíadas da Era Moderna que teve a participação de negros nas competições. Nessa mesma edição, o estadunidense George Poage foi o primeiro negro a receber uma medalha de bronze nos 200 e 400 metros com barreiras.

O país que mais conquistou medalhas Olímpicas até hoje são os Estados Unidos, com 2827 medalhas, seguido pela União Soviética, com 1204 medalhas e pela Alemanha, com 992 medalhas.

A bandeira Olímpica representa a paz mundial, sendo as cinco argolas a representação de cada um dos cinco continentes do planeta. A argola azul simboliza a Europa; a amarela, a Ásia; a preta, a África; a verde, a Oceania; e a vermelha representa a América.Símbolo oficial dos Jogos Olímpicos 

Tocha Olímpica, desde os primeiros Jogos na Era Antiga, era acesa e carregada até o altar de Zeus. Atualmente, a chama só pode ser acesa em Olímpia, na Grécia, nas ruínas do Templo de Hera. Para acender a chama, utiliza-se os raios solares e um espelho convexo. Ela deve permanecer acesa durante toda a Olimpíadas.

O Brasil nas Olimpíadas

O Brasil só foi participar das Olimpíadas em 1920, na Bélgica, tendo a participação de 22 atletas de cinco modalidades: natação, remo, polo aquático, tiro esportivo e saltos ornamentais.

Em 2016, o Brasil foi o primeiro país a sediar os jogos olímpicos na América do Sul, na cidade do Rio de Janeiro. Na ocasião, a cidade passou por uma série de reformas. Os Jogos Olímpicos Rio 2016 tiveram a maior delegação brasileira e o maior número de medalhas conquistadas por atletas brasileiros da história.

O primeiro brasileiro a ganhar uma medalha Olímpica foi Afrânio Antônio da Costa, em 1920, onde ele conquistou uma medalha de prata na prova individual dos 50 metros de pistola livre. Logo no dia seguinte, Guilherme Paraense conseguiu a medalha de ouro na prova de pistola rápida de 25 metros.

O Brasil possui dois recordes Olímpicos, sendo um de Thiago Braz no salto com vara, e outro de Cesar Cielo nos 50 metros livres na natação.

A Medalha Barão de Coubertin

A medalha de Barão de Coubertin é destinada aos atletas e pessoas envolvidas com esporte que demonstram possuir, durante os Jogos Olímpicos, um elevado grau de esportividade e espírito olímpico. Ela está relacionada com as qualidades morais e éticas do competidor, assim como a demonstração de um espírito esportivo puro em situações inusitadas ou adversas que possam ocorrer durante as Olimpíadas. É a mais alta honraria concedida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).

São poucos os atletas que tiveram o privilégio de ganhar esse prêmio. Dentre eles, está o maratonista brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima, que, apesar de ter sido agredido pelo ex-padre irlandês Cornelius Horan nas Olimpíadas de Atenas em 2004, conseguiu finalizar a prova em terceiro lugar.

Exercício de fixação
Passo 1 de 3
Enem/2010

A classificação de um país no quadro de medalhas nos Jogos Olímpicos depende do número de medalhas de ouro que obteve na competição, tendo como critérios de desempate o número de medalhas de prata seguido do número de medalhas de bronze conquistados. Nas Olimpíadas de 2004, o Brasil foi o décimo sexto colocado no quadro de medalhas, tendo obtido 5 medalhas de ouro, 2 de prata e 3 de bronze. Parte desse quadro de medalhas é reproduzida a seguir.

Classificação País Medalhas de ouro Medalhas de prata Medalhas de bronze Total de medalhas
Itália 10 11 11 32
Coréia do Sul 9 12 9 30
10° Grã-Bretanha 9 9 12 30
11° Cuba 9 7 11 27
12° Ucrânia 9 5 9 23
13° Hungria 8 6 3 17

Se o Brasil tivesse obtido mais 4 medalhas de ouro, 4 de prata e 10 de bronze, sem alteração no número de medalhas dos demais países mostrados no quadro, qual teria sido a classificação brasileira no quadro de medalhas das Olimpíadas de 2004?

A 13°
B 12°
C 11°
D 10°
E
Prepare-se para o Enem com a Quero Bolsa! Receba conteúdos e notícias sobre o exame diretamente no seu e-mail