Devido à Primeira e Segunda Guerras Mundiais, os Jogos Olímpicos de 1916, 1940 e 1944, que aconteceriam em Berlim, em Tóquio e em Londres respectivamente, tiveram que ser canceladas.
A primeira vez na História em que as Olimpíadas foram adiadas na Era Moderna foi em 2020 devido à Pandemia do Covid-19. Os Jogos, sediados em Tóquio, no Japão, foram adiados para 2021.
As Olimpíadas da Era Moderna já foram sediadas por 23 países, sendo 16 deles localizados na Europa.
Antigamente, os vencedores recebiam prêmios diferentes de hoje em dia. Por exemplo, o primeiro colocado, em vez de receber uma medalha de ouro, recebia uma medalha de prata e uma coroa de ramo de oliveira. Já o segundo colocado, recebia apenas uma medalha de bronze, enquanto que o terceiro e os demais jogadores não recebiam nada além da experiência de terem participado das Olimpíadas. Foi apenas em 1904, nos Estados Unidos, que as primeiras medalhas de ouro começaram a ser recebidas.
As mulheres só receberam autorização oficial para participar dos Jogos Olímpicos em 1936, e mesmo assim não podiam participar de todas as modalidades esportivas. Foi somente em 2012 que houve a liberação e todos os países enviaram suas atletas para participar dos Jogos.
Foi só na terceira edição das Olimpíadas da Era Moderna que teve a participação de negros nas competições. Nessa mesma edição, o estadunidense George Poage foi o primeiro negro a receber uma medalha de bronze nos 200 e 400 metros com barreiras.
O país que mais conquistou medalhas Olímpicas até hoje são os Estados Unidos, com 2827 medalhas, seguido pela União Soviética, com 1204 medalhas e pela Alemanha, com 992 medalhas.
A bandeira Olímpica representa a paz mundial, sendo as cinco argolas a representação de cada um dos cinco continentes do planeta. A argola azul simboliza a Europa; a amarela, a Ásia; a preta, a África; a verde, a Oceania; e a vermelha representa a América.Símbolo oficial dos Jogos Olímpicos
A Tocha Olímpica, desde os primeiros Jogos na Era Antiga, era acesa e carregada até o altar de Zeus. Atualmente, a chama só pode ser acesa em Olímpia, na Grécia, nas ruínas do Templo de Hera. Para acender a chama, utiliza-se os raios solares e um espelho convexo. Ela deve permanecer acesa durante toda a Olimpíadas.