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Filosofia

Teoria do Conhecimento

Natália Cruz
Publicado por Natália Cruz
Última atualização: 31/12/2018

Introdução

Teoria do Conhecimento, também chamada de Gnosiologia, é o campo da Filosofia que se dedica ao estudo do conhecimento.

De modo geral, a Teoria do Conhecimento tende a priorizar temas ligados à origem, limites e natureza de temas considerados cognitivos, ou seja, ocupa-se em entender, estudar e validar o conhecimento, a possibilidade de existência do conhecimento e quais os fundamentos, origens e valores.

O olhar filosófico define que, para que seja possível a existência do conhecimento, são necessários três fatores fundamentais:

  • a consciência ou existência de um sujeito conhecedor;
  • um objeto a ser conhecido;
  • a relação que se estabelece entre o sujeito e o objeto.

O conhecimento só é considerado possível quando o sujeito é capaz de representar mentalmente o objeto.

O conhecimento como fonte de estudo filosófico desenvolve-se em três disciplinas distintas:

  • A própria Teoria do Conhecimento: dedica-se ao estudo do conhecimento geral e da natureza;
  • A Epistemologia: responsável pelo estudo do conhecimento científico e da natureza;
  • A Metodologia Científica: trata dos processos lógicos para a aquisição do conhecimento científico.

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Estudo da Natureza e Conhecimento Geral

O estudo da natureza faz parte da filosofia e construção do pensamento filosófico desde seus primórdios.

Os primeiros filósofos buscavam explicações racionais para os acontecimentos naturais e efeitos da natureza. Os elementos naturais foram, inclusive, nos primeiros anos do desenvolvimento filosófico, usados para explicar os acontecimentos do mundo. Tales de Mileto, por exemplo, dizia que tudo teria se originado a partir da água.

No decorrer dos estudos filosóficos, pensadores sentiram a necessidade de entender o conhecimento. Os sentidos e a inteligência relacionados ao ato de conhecer, muitas vezes falham e não garantem as respostas mais corretas e adequadas às questões alvo de estudo dos filósofos.

Diante dessa situação, os pensadores - e homens no geral - passaram a colocar em xeque a maneira como o conhecimento era tratado. Assim, deu-se início a um estudo sistemático e fundamentado que pudesse analisar o ato do conhecimento em si: saber e definir o que é o conhecimento, qual sua essência, como se forma e por quais mecanismos o conhecimento se desenvolve.

Embora a disciplina de conhecimento geral tenha sido muito usada nos princípios da Filosofia, ainda é usada para entender os mecanismos do conhecimento geral nas sociedades ao longo dos séculos.

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Epistemologia

A epistemologia propõe o estudo da origem, da estrutura, dos métodos e, finalmente, da validade do conhecimento, estabelecendo relações entre crença e conhecimento - a metafísica e a lógica.

É também tarefa da epistemologia compreender se o ser humano é capaz de atingir o conhecimento total e genuíno.

A epistemologia, também chamada de Filosofia da Ciência, nasceu com Platão. O filósofo opunha a opinião ao conhecimento. Para o grego, a crença é apenas um ponto de vista subjetivo e, por vezes, com poucas justificativas que a sustentem.

O conhecimento, por sua vez, é definido por Platão como o conjunto de todas as informações que descrevem e explicam os mundos social e natural.

Metodologia Científica

A Metodologia Científica está ligada à maneira pela qual o conhecimento cientifico é sistematizado e organizado.

Foi usada pela primeira vez com o nascimento da dialética, e se estruturava como método de busca pela verdade através de perguntas e respostas. Esse modelo foi o precursor da lógica.

O modelo grego foi usado até meados do século XVII e modificado por Galileu, que iniciou o modelo hipotético dedutivo, combinando experimentos empíricos, modelos matemáticos e hipóteses científicas.

No século XX, o modelo sugerido por Karl Popper ganhou força. Popper estabelece a noção de falsificabilidade, na qual o pesquisador busca descobrir uma exceção ao postulado, algo que torne o objeto de pesquisas e seus resultados falsos. Na ausência desses elementos, o resultado da pesquisa torna-se, portanto verdadeiro.

Ainda hoje, as descobertas e pesquisas científicas baseiam-se em um esquema metodológico rígido, que permite a fácil organização das descobertas, teses e experiências, bem como, a disseminação do conhecimento obtido a partir das pesquisas.

Além disso, a metodologia científica é primordial para garantir a melhor assimilação dos dados, evitar falhas e facilitar a interpretação e o entendimento.

Cérebro.

Cérebro.


Exercícios

Exercício 1
(Uel/2010)

Leia o texto de Platão a seguir:

Logo, desde o nascimento, tanto os homens como os animais têm o poder de captar as impressões que atingem a alma por intermédio do corpo. Porém relacioná-las com a essência e considerar a sua utilidade, é o que só com tempo, trabalho e estudo conseguem os raros a quem é dada semelhante faculdade. Naquelas impressões, por conseguinte, não é que reside o conhecimento, mas no raciocínio a seu respeito; é o único caminho, ao que parece, para atingir a essência e a verdade; de outra forma é impossível.

(PLATÃO. Teeteto. Tradução de Carlos Alberto Nunes. Belém: Universidade Federal do Pará, 1973. p. 80.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a teoria do conhecimento de Platão, considere as afirmativas a seguir:

I - Homens e animais podem confiar nas impressões que recebem do mundo sensível, e assim atingem a verdade.

II - As impressões são comuns a homens e animais, mas apenas os homens têm a capacidade de formar, a partir delas, o conhecimento.

III - As impressões não constituem o conhecimento sensível, mas são consideradas como núcleo do conhecimento inteligível.

IV - O raciocínio a respeito das impressões constitui a base para se chegar ao conhecimento verdadeiro.

Assinale a alternativa correta:

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

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