A Teoria do Conhecimento, também chamada de Gnosiologia, é o campo da Filosofia que se dedica ao estudo do conhecimento e a capacidade que o ser humano tem de atingi-lo por ele mesmo.
Por esse motivo, a teoria do conhecimento também pode ser de interesse da psicologia.
Ela se preocupa com questões relacionadas à criação e disseminação do saber, investigando o que constitui conhecimento verdadeiro, como podemos conhecê-lo e quais os obstáculos ao seu entendimento.
Dentre as principais questões abordadas pela Teoria do Conhecimento, estão:
Natureza do Conhecimento: O que é o conhecimento? É meramente uma crença verdadeira e justificada?
Fontes do Conhecimento: De onde vem nosso conhecimento? Ele se origina da experiência, da razão, ou de ambos?
Limites do Conhecimento: Existem coisas que simplesmente não podemos saber? Há limites para o que é conhecedoramente acessível?
Justificação: Como podemos justificar ou validar nossas crenças? O que faz uma crença ser considerada conhecimento ao invés de mera opinião?
Verdade: O que significa dizer que algo é verdadeiro? Como determinamos a verdade ou falsidade de uma afirmação?
Ceticismo: Até que ponto podemos realmente confiar no que acreditamos saber?
Conhecimento e Realidade: Qual é a relação entre o conhecimento e o mundo externo? O mundo é como percebemos, ou há aspectos da realidade que estão além de nossa compreensão?
Gnosiologia é o ramo filosófico que investiga a natureza, os limites e a validade do conhecimento humano. Embora similar à epistemologia, ela se dedica a desvendar as raízes e estruturas do saber.
Epistemologia refere-se à investigação do conhecimento e suas manifestações. Explora como as pessoas adquirem conhecimento, considerando crença, verdade e justificação. Conhecida hoje como Teoria do Conhecimento, sua denominação nem sempre foi a mesma.
A epistemologia, também chamada de Filosofia da Ciência, nasceu com Platão.
O filósofo opunha a opinião ao conhecimento. Para o grego, a crença é apenas um ponto de vista subjetivo e, por vezes, com poucas justificativas que a sustentem.
O conhecimento, por sua vez, é definido por Platão como o conjunto de todas as informações que descrevem e explicam os mundos social e natural.
Natureza do Conhecimento: Estudo sobre o que realmente constitui conhecimento.
Fontes do Conhecimento: Investigação de onde e como adquirimos nosso saber (experiência, razão, intuição).
Limites do Conhecimento: Análise sobre se há coisas que não podemos conhecer e até onde nosso entendimento pode alcançar.
Justificação: Como distinguimos e validamos conhecimento verdadeiro de mera opinião.
Verdade: Busca por entender o que é verdade e como determinamos a veracidade de uma afirmação.
Ceticismo: Questionamento sobre a confiabilidade e certeza do que acreditamos saber.
Conhecimento x Realidade: Relação entre nosso conhecimento e a realidade externa; como percebemos e interpretamos o mundo.
Resumidamente, a Teoria do Conhecimento investiga como sabemos o que sabemos e quais são os fundamentos e limitações desse saber.
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Leia o texto de Platão a seguir:
Logo, desde o nascimento, tanto os homens como os animais têm o poder de captar as impressões que atingem a alma por intermédio do corpo. Porém relacioná-las com a essência e considerar a sua utilidade, é o que só com tempo, trabalho e estudo conseguem os raros a quem é dada semelhante faculdade. Naquelas impressões, por conseguinte, não é que reside o conhecimento, mas no raciocínio a seu respeito; é o único caminho, ao que parece, para atingir a essência e a verdade; de outra forma é impossível.
(PLATÃO. Teeteto. Tradução de Carlos Alberto Nunes. Belém: Universidade Federal do Pará, 1973. p. 80.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a teoria do conhecimento de Platão, considere as afirmativas a seguir:
I - Homens e animais podem confiar nas impressões que recebem do mundo sensível, e assim atingem a verdade.
II - As impressões são comuns a homens e animais, mas apenas os homens têm a capacidade de formar, a partir delas, o conhecimento.
III - As impressões não constituem o conhecimento sensível, mas são consideradas como núcleo do conhecimento inteligível.
IV - O raciocínio a respeito das impressões constitui a base para se chegar ao conhecimento verdadeiro.
Assinale a alternativa correta: