Logo da Quero Bolsa
Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Action Desktop
Física

Reflexão da luz e reflexão total

Publicado por Miguel Bertelli | Última atualização: 19/6/2025
Quer saber quando a vaga ideal chegar? A gente te avisa!

Índice

Introdução

A reflexão da luz é um tipo de fenômeno óptico. Esse fenômeno vai ocorrer quando o raio de luz incide em uma superfície refletora, mudando a direção do raio incidente.

Como exemplos de superfícies refletoras temos o espelho, presente em todas as casas, ou um lago calmo, onde é possível ver nosso reflexo.

Principais conclusões

  • Reflexão da luz é um fenômeno óptico no qual um raio incide sobre uma superfície refletora (espelho, lago, superfície polida) e tem sua direção alterada, gerando o raio refletido e possibilitando a formação de imagens observáveis a olho nu.
  • O mecanismo obedece a duas leis: raio incidente, raio refletido e a reta normal são coplanares; e o ângulo de incidência θi é igual ao de reflexão θr. Superfícies lisas causam reflexão especular, rugosas causam reflexão difusa; espelhos determinam posição e tamanho da imagem.
  • No contexto científico e cotidiano, a reflexão explica imagens em espelhos planos e esféricos, distingue reflexão regular e difusa conforme a textura da superfície, e a reflexão total, ao atingir o ângulo limite, produz efeitos como a ilusão do asfalto molhado em dias quentes.
  • Para o ENEM é comum cobrar igualdade dos ângulos, aplicação de d_total = 2·d_objeto em espelhos planos, diferenças entre reflexão especular e difusa, e a relação entre reflexão e refração ao interpretar reflexão total; atenção a desenhos e enunciados geométricos.
  • Relevância prática: entender reflexão permite prever cores por absorção/reflexão, calcular posição de imagens em espelhos planos e esféricos, usar a condição da reflexão total sen(θL)=n2/n1 para explicar miragens e analisar limites na transmissão e comportamento da luz.
Action Medium

Leis da reflexão da luz

Existem duas leis que regem o fenômeno da reflexão da luz, são elas:

Primeira lei da reflexão

A primeira lei nos diz que o raio incidente, o raio refletido e a reta normal ao espelho no ponto em que ocorre a reflexão do raio de luz são coplanares, ou seja, estão localizadas no mesmo plano.

Segunda lei da reflexão

A segunda lei nos diz que o ângulo de incidência, chamado de \(\theta_{i}\), e o ângulo de reflexão, chamado de \(\theta_{r}\), tem o mesmo valor, ou seja, \(\theta_{i} = \theta_{R}\).

Tipos de reflexão

Existem dois tipos principais de reflexão da luz, classificados de acordo com a superfície refletora. São eles:

Reflexão regular (ou especular)

Esse tipo de reflexão da luz ocorre quando o raio é refletido por uma superfície muito lisa e polida, de forma a refletir em apenas uma direção, com apenas um ângulo. Um exemplo é quando vemos nossa imagem em um espelho.

Reflexão irregular (ou difusa)

Esse tipo de reflexão da luz ocorre quando o raio é refletido por uma superfície rugosa, de forma a refletir em várias direções e em vários ângulos. Um exemplo de superfície irregular é a lousa, que se tiver uma boa capacidade reflexiva vai ocorrer uma reflexão difusa.

Reflexão da Luz em diferentes tipos de espelhos

Sempre quando pensamos em reflexão, o primeiro objeto que nos vem à cabeça é o espelho, abaixo podemos ver os tipos dessa superfície refletora.

Espelhos planos 

Temos uma superfície extremamente lisa e polida, em que ocorre a reflexão do raio de luz. Por ser uma superfície plana, a imagem formada terá as mesmas dimensões do objeto, ocorrendo apenas a inversão da esquerda com a direita.

Em um espelho plano a distância do objeto até sua imagem será sempre o dobro da distância do objeto ao espelho, logo, podemos utilizar a seguinte fórmula:

\[d_{total} = 2\cdot d_{objeto}\]

Sendo:

  • \(d_{total}\) a distância entre o objeto e sua imagem;
  • \(d_{objeto}\) a distância entre o objeto e o espelho;

Espelhos esféricos

Temos uma esfera com uma superfície extremamente lisa e polida, em que ocorre a reflexão do raio de luz. Dependendo do tipo de espelho esférico e da distância do objeto em relação ao espelho pode ocorrer um aumento ou diminuição da imagem, ou uma inversão.

Temos dois tipos de espelhos esféricos, são eles:

  • Espelho côncavo: Neste espelho a superfície refletora é dada pela parte interna da esfera.
  • Espelho convexo: Neste caso a superfície refletora é dada pela parte externa da esfera.

Para estimar a distância entre o objeto e a imagem para espelhos esféricos podemos utilizar a fórmula abaixo:

\[\frac{1}{F}=\frac{1}{P}=\frac{1}{{P}'}\]

Sendo:

  • F o foco do espelho;
  • P a posição do objeto;
  • \({P}'\) a posição da imagem;

Reflexão total da luz

Imagem esquemática de uma reflexão total

Quando o raio de luz incide em uma superfície, pode ocorrer o fenômeno da refração e da reflexão. A refração da luz ocorre devido a troca de meios com índices de refração diferentes.

Existe um ângulo de incidência do raio de luz de um meio para o outro em que a luz estará no limite de ocorrer refração, de forma a ocorrer a reflexão total da luz. Chamamos este ângulo de limite, e na figura da reflexão total está representado como \(\theta_{L}\).

Uma curiosidade é que devido a reflexão total é que temos a impressão de que o asfalto a frente está molhado em dias quentes, já que o raio de luz atravessa camadas de ar com diferentes temperaturas, que possuem diferentes índices de refração.

Fórmula da reflexão total da luz

Podemos calcular a fórmula para o ângulo limite utilizando a fórmula de Snell, que é dada por:

\[n_{1}\cdot sen\theta_{i} = n_{2}\cdot sen\theta_{r}\]

Sendo:

  • \(n_{1}\) é o índice de refração do meio 1;
  • \(n_{1}\) é o índice de refração do meio 2;
  • \(\theta_{i}\) é o ângulo de incidência;
  • \(\theta_{r}\) é o ângulo de reflexão;

Sabemos que o ângulo de incidência é nosso ângulo limite, e nosso ângulo de reflexão é de 90º, portanto a fórmula se simplificará em:

\(sen (\theta_{L}) = \frac{n_{2}}{n_{1}}\)

Reflexão da luz e as cores

Quando enxergamos algum objeto branco, significa que todo o espectro de luz está chegando ao nossos olhos, e quando enxergamos um objeto preto significa que nenhum raio de luz visível está chegando em nossos olhos.

Um objeto terá uma cor de acordo com a cor que o mesmo reflete, portanto se um objeto é vermelho, o mesmo vai absorver todas as cores, e refletir apenas o vermelho.

Desta forma podemos concluir que um objeto branco reflete todos os raios de luz no visível, e um objeto preto absorve todos os raios de luz no visível.

Fórmulas

Exercício de fixação

Exercícios sobre Reflexão da luz e reflexão total para vestibular

Passo 1 de 3

UFRJ/2016

As fibras ópticas são fios extremamente finos, flexíveis e transparentes. São constituídas geralmente por náilon ou vidro. Quando um sinal luminoso é lançado nesses fios, a luz percorrerá a estrutura com velocidade próxima à que desenvolve no vácuo e, ao se chocar com a superfície de separação vidro/ar, não sofrerá refração, pois, o ângulo de incidência do raio de luz será sempre superior ao do ângulo limite, devido à espessura mínima do fio. Como consequência, haverá o fenômeno indicado corretamente na alternativa:

A difusão
B interferência
C dispersão
D refração
E reflexão total
Prepare-se para o Enem com a Quero Bolsa! Receba conteúdos e notícias sobre o exame diretamente no seu e-mail