Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Geografia

Agricultura

Giulia Giacomini Kiefer
Publicado por Giulia Giacomini Kiefer
Última atualização: 20/3/2020

Introdução

O que é agricultura?

A agricultura é uma atividade humana na qual se domestica a natureza com o propósito extrair produtos essenciais à vida humana, como alimentos, fibras, tinturas, entre outras matérias-primas em geral. As técnicas de agricultura são diversas e envolvem não só o manejo do solo, mas também conhecimentos em diversas áreas da biologia, economia e química.

Quando pensamos em agricultura, geralmente o cultivo de plantas é o que vem à nossa cabeça. Porém, há também o envolvimento dos animais na agricultura. Tanto na pecuária - atividade que envolve a domesticação de animais para o interesse humano -, quanto na introdução ou eliminação de espécies a fim de aumentar a produtividade da plantação. 

Campo de arroz, que também pode ser chamado de arrozal. O tipo de plantação observado na foto é chamado de cultivo em curvas de nível. É utilizado em terrenos com baixa declividade para plantações que exigem muita água, como o arroz. Esse sistema contribui para a aumentar a retenção de água no solo.

Como surgiu a agricultura?

A agricultura é uma das atividades mais antigas já praticadas pelo ser humano. Foi muito importante para a história da nossa espécie, pois graças ao cultivo de plantas e ao manejo de animais, foi possível com que os povos antigos se fixassem em determinados lugares e se tornassem sedentários (oposto ao nomadismo).

Não se sabe ao certo quando o homem começou a domesticar a natureza a seu favor. Os registros mais antigos dos primórdios da agricultura datam até 10000 AC, durante a Idade da Pedra. Mais especificamente, no Período Neolítico, quando foi feita a transição do nomadismo para o sedentarismo.

É importante ressaltar que povos tradicionais do continente americano e do Oriente Médio possuíam um conhecimento riquíssimo e avançado sobre agricultura, se comparados aos europeus. Os astecas, por exemplo, elaboraram sistemas avançados para a irrigação das suas plantações; e os mesopotâmicos conseguiram fazer plantações vingarem mesmo em condições adversas, como solos pobres em nutrientes.

Ilustração de uma antiga enciclopédia, que mostra egípcios realizando o arado.

Qual é o principal objetivo da agricultura?

Como já mencionado no início do texto, a agricultura tornou-se uma atividade essencial à vida humana. Além dos alimentos e bebidas, temos também remédios, roupas, energia, fibras, couro, lã, entre outros, como exemplos de produtos oriundos da agricultura. 

Tipos de agricultura

Vejamos agora alguns tipos de agricultura que encontramos hoje. 

Agricultura Orgânica 

A agricultura orgânica se baseia nos princípios da sustentabilidade. Neste sentido, visa o mínimo de danos ao meio ambiente e à saúde humana e, por isso, não utiliza-se de pesticidas sintéticos nem de agrotóxicos para a produção de insumos.

Agricultura Familiar

A agricultura familiar é pautada na produção em pequena escala em propriedades familiares. O nome é autoexplicativo: geralmente, a propriedade é gerida por uma única família, que concentra sua fonte de renda na produção de uma única fazenda, na qual um ou mais membros da família trabalham nela. 

Agricultura Pecuária

Como já discutimos, a pecuária envolve a domesticação de animais na agricultura. Criações comuns são as de bovinos, suínos, ovinos, caprinos e aves. 

Agricultura Itinerante 

A agricultura itinerante consiste em atear fogo em porções de terras não cultivadas (geralmente de mata nativa) a fim de aumentar a fertilidade do solo para uma futura plantação. É um método que funciona a curto prazo, mas no longo prazo provoca mais danos ambientais do que benefícios.

Agricultura Moderna (ou Comercial)

A agricultura moderna data de meados do século XX até os dias de hoje. Neste modelo, é feita a produção agropecuária em larga escala e voltada para o mercado global. Para isso, tornaram-se constantes os avanços com maquinário, biotecnologia, além de implementos agrícolas especificamente elaborados, como pesticidas e fertilizantes.

Agricultura de Subsistência

A agricultura de subsistência, assim como a agricultura familiar, consiste na produção em pequena escala. Não é uma agricultura voltada para os grandes mercados, e sim para consumo próprio (do agricultor e sua família) ou das comunidades circundantes - ou seja, as famílias rurais. 

Agricultura no Brasil

O Brasil é um país que exporta uma quantidade significativa de seus insumos agrícolas. A região Centro-Sul concentra a produção mecanizada e com alto emprego de tecnologia. 

O principal produto por região é: 

  • Centro-Oeste: soja; 
  • Sudeste: café, laranja e cana de açúcar;
  • Nordeste: produção frutífera; 
  • Norte: soja; 
  • Sul: milho, cana de açúcar; 

Exercícios

Exercício 1
(ENEM/2009 - ADAPTADA)

O clima é um dos elementos fundamentais não só na caracterização das paisagens naturais, mas também no histórico de ocupação do espaço geográfico. Tendo em vista determinada restrição climática, entre as figuras de I a V, a que representa o uso de tecnologia voltada para a produção é:

    Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

    Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

    Carregando...