Whatsapp Icon 0800 123 2222
Envie mensagem ou ligue

Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Geografia

Paralelos e Meridianos

Maria Júlia Rossetto
Publicado por Maria Júlia Rossetto
Última atualização: 3/1/2019

Introdução

Para que nossa localização seja dada no globo terrestre, utilizamos de linhas imaginárias chamadas paralelos e meridianos. A partir de nossas referências espaciais, é possível se localizar em qualquer lugar na superfície terrestre.

Paralelos

Paralelos são círculos perpendiculares ao eixo de rotação da Terra, traçados a partir da Linha do Equador, o paralelo principal que determina a divisão do globo em Hemisfério Norte (também chamado Boreal ou Setentrional) e Hemisfério Sul (que pode ser chamado de Austral ou Meridional).

Além da Linha do Equador, os principais paralelos são:

  • Trópico de Câncer (latitude de 23º27’N);
  • Trópico de Capricórnio (latitude de 23º27’S);
  • Círculo Polar Ártico (latitude de 66º33’N);
  • Círculo Polar Antártico (latitude de 66º33’S).

Além de auxiliar na localização, o Trópico de Câncer é a linha que indica o limite máximo em que os raios solares incidem verticalmente sobre a Terra, durante os solstícios no Hemisfério Norte. O Trópico de Capricórnio, por sua vez, possui a mesma função em relação ao Hemisfério Sul.

Além desses paralelos, também merecem destaque os círculos polares. Ao Norte, o Círculo Polar Ártico assinala o limite da iluminação solar sobre a região polar durante os solstícios no Hemisfério Norte. O mesmo acontece com o Círculo Polar Antártico em relação ao Hemisfério Sul.

Meridianos

Meridianos são semicírculos que vão de um pólo ao outro (um extremo ao outro da Terra).

Desde a Convenção Internacional do Meridiano, realizada em Washington no ano de 1884, foi consolidado que a referência mundial seria o Meridiano de Greenwich (possui esse nome por passar por Greenwich, subúrbio de Londres, Reino Unido), que divide o globo terrestre em Hemisfério Leste (ou Oriental) e Hemisfério Oeste (ou Ocidental).

O meridiano oposto a Greenwich é denominado de Linha Internacional de Data. Está localizado a 180º de longitude e recebe esse nome pois determina a mudança de data, ou seja, o fim de um dia e o início do outro.

Coordenadas Geográficas

Os paralelos e meridianos compõe um conjunto de linhas que se cruzam e formam um sistema que permite a localização de pontos na superfície terrestre. Estes cruzamentos são denominados coordenadas geográficas, nas quais os paralelos indicam a latitude e os meridianos indicam a longitude.

Mapa com representação das linhas imaginárias dos paralelos e meridianos.Mapa com representação das linhas imaginárias dos paralelos e meridianos.


Exercícios

Exercício 1
(ENEM)

Pensando nas correntes e prestes a entrar no braço que deriva da Corrente do Golfo para o norte, lembrei-me de um vidro de café solúvel vazio. Coloquei no vidro uma nota cheia de zeros, uma bola cor rosa - choque. Anotei a posição e data: Latitude 49°49' N, Longitude 23°49' W. Tampei e joguei na água. Nunca imaginei que receberia uma carta com a foto de um menino norueguês, segurando a bolinha e a estranha nota.

(KLINK, A. PARATI: ENTRE DOIS POLOS. SÃO PAULO: COMPANHIA DAS LETRAS, 1998(ADAPTADO))

No texto, o autor anota sua coordenada geográfica, que é:

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...