Logo da Quero Bolsa
Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Paralelos e Meridianos: o que são e quais são os principais

Geografia - Manual do Enem
Maria Júlia Rossetto Publicado por Maria Júlia Rossetto
 -  Última atualização: 31/5/2023

Índice

Introdução

Para que nossa localização seja dada no globo terrestre, utilizamos linhas imaginárias chamadas paralelos e meridianos. A partir de nossas referências espaciais, é possível se localizar em qualquer lugar na superfície terrestre.

📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚 

O que são paralelos?

Paralelos são círculos perpendiculares ao eixo de rotação da Terra, traçados a partir da Linha do Equador, o paralelo principal que determina a divisão do globo em Hemisfério Norte (também chamado Boreal ou Setentrional) e Hemisfério Sul (que pode ser chamado de Austral ou Meridional).

Além da Linha do Equador, os principais paralelos são:

  • Trópico de Câncer (latitude de 23º27’N);
  • Trópico de Capricórnio (latitude de 23º27’S);
  • Círculo Polar Ártico (latitude de 66º33’N);
  • Círculo Polar Antártico (latitude de 66º33’S).

Além de auxiliar na localização, o Trópico de Câncer é a linha que indica o limite máximo em que os raios solares incidem verticalmente sobre a Terra durante os solstícios no Hemisfério Norte. O Trópico de Capricórnio, por sua vez, possui a mesma função em relação ao Hemisfério Sul.

Além desses paralelos, também merecem destaque os círculos polares. Ao Norte, o Círculo Polar Ártico assinala o limite da iluminação solar sobre a região polar durante os solstícios no Hemisfério Norte. O mesmo acontece com o Círculo Polar Antártico em relação ao Hemisfério Sul.

O que são meridianos?

Meridianos são semicírculos que vão de um polo ao outro (um extremo ao outro da Terra).

Desde a Convenção Internacional do Meridiano, realizada em Washington no ano de 1884, foi consolidado que a referência mundial seria o Meridiano de Greenwich (possui esse nome por passar por Greenwich, subúrbio de Londres, Reino Unido), que divide o globo terrestre em Hemisfério Leste (ou Oriental) e Hemisfério Oeste (ou Ocidental).

O meridiano oposto a Greenwich é denominado de Linha Internacional de Data. Está localizado a 180º de longitude e recebe esse nome pois determina a mudança de data, ou seja, o fim de um dia e o início do outro.

O que são coordenadas geográficas?

As coordenadas geográficas são um conjunto de linhas determinadas pelos paralelos e meridianos, que se cruzam e formam um sistema que permite a localização de pontos na superfície terrestre. Nesses cruzamentos, os paralelos indicam a latitude, e os meridianos indicam a longitude.

Mapa com representação das linhas imaginárias dos paralelos e meridianos.Mapa com representação das linhas imaginárias dos paralelos e meridianos

Exercício de fixação
Passo 1 de 3
ENEM

Pensando nas correntes e prestes a entrar no braço que deriva da Corrente do Golfo para o norte, lembrei-me de um vidro de café solúvel vazio. Coloquei no vidro uma nota cheia de zeros, uma bola cor rosa - choque. Anotei a posição e data: Latitude 49°49' N, Longitude 23°49' W. Tampei e joguei na água. Nunca imaginei que receberia uma carta com a foto de um menino norueguês, segurando a bolinha e a estranha nota.

(KLINK, A. PARATI: ENTRE DOIS POLOS. SÃO PAULO: COMPANHIA DAS LETRAS, 1998(ADAPTADO))

No texto, o autor anota sua coordenada geográfica, que é:

A a relação que se estabelece entre as distâncias representadas no mapa e as distâncias reais da superfície cartografada.
B o registro de que os paralelos são verticais e convergem para os pólos, e os meridianos são círculos imaginários, horizontais e equidistantes.
C a informação de um conjunto de linhas imaginárias que permitem localizar um ponto ou acidente geográfico na superfície terrestre.
D a latitude como distância em graus entre um ponto e o Meridiano de Greenwich, e a longitude como a distância em graus entre um ponto e o Equador.
E a forma de projeção cartográfica, usado para navegação, onde os meridianos e paralelos distorcem a superfície do planeta.
Prepare-se para o Enem com a Quero Bolsa! Receba conteúdos e notícias sobre o exame diretamente no seu e-mail