Setor terciário: aprenda o que é e sua função na economia
Publicado por Gabriela Costa | Última atualização: 19/6/2025Índice
Introdução
A população economicamente ativa (PEA) está distribuída em três setores da economia, que definem grupos de diferentes tipos de atividades. São eles: Setor Primário, Setor Secundário e Setor Terciário.
Principais conclusões
- O setor terciário, ou setor de serviços, reúne atividades que oferecem serviços ao consumidor — transporte, comércio, saúde, educação, finanças e turismo — concentrando distribuição, atendimento e prestação de serviços ao consumidor final, não a produção de bens.
- Opera interligado ao setor secundário ao distribuir e comercializar produtos, oferecendo transporte, logística, vendas, serviços financeiros e suporte operacional; agrega valor por meio de atendimento, intermediação e prestação contínua de serviços.
- O crescimento do setor terciário acompanha o desenvolvimento do capitalismo e da globalização; automação, inclusão feminina no mercado de trabalho, especialização empresarial e mudanças demográficas deslocaram parcela significativa da PEA para serviços.
- No ENEM, evite confundir serviço com produto final; cobram-se relações entre setores e temas interdisciplinares como urbanização e movimentos sociais, além de avaliar impactos sociais do setor terciário, como informalidade e falta de tributação.
- A terceirização da economia redefine emprego e renda ao ampliar oportunidades em serviços, exigir qualificação e alterar a distribuição da PEA; entender esse processo orienta escolhas profissionais, políticas públicas e a análise de cenários socioeconômicos atuais.
Os três setores da economia
- O setor primário concentra atividades da agricultura, pecuária e do extrativismo que produzem matérias-primas para indústrias.
- O setor secundário, por sua vez, concentra produção de máquinas e equipamentos e geração de energia. De modo que está ligado ao setor primário usando do resultado produzido por ele.
- O setor terciário abrange a prestação de serviços e comércio, e liga-se ao secundário de modo a distribuir seus produtos.
Setor terciário
O setor terciário também é comumente conhecido como setor de serviços. Esses serviços envolvem diversas atividades como transporte, vendas e distribuição a matéria recebida do setor secundário para o consumidor final. O setor terciário engloba turismo, serviços públicos, corretagem de imóveis, hospitais, restaurantes, escolas e atividades financeiras em geral. Os profissionais que exercem tais atividades, o fazem de modo a oferecerem um serviço útil ao consumidor, e não um produto final.
O setor terciário é o que mais cresce atualmente, tendo em vista o estabelecimento e consolidação do capitalismo. Também é o setor que concentra atividades informais, ou seja, que não são registradas de acordo com os processos burocráticos, e que, portanto, não pagam impostos. Isso é muito comum em países emergentes.
Entenda melhor: Como foi o processo de urbanização?
+ Conheça os principais movimentos sociais
Terciarização da Economia
Considerando além do desenvolvimento do sistema capitalista, a globalização, ocorre no Brasil e demais países um processo denominado terceirização da economia. O fenômeno implica o crescimento de empregos no setor terciário em relação aos demais setores. Desse modo, a distribuição da população economicamente ativa sofreu uma significativa mudança com o aumento do setor terciário.
Aumento dos incrementos tecnológicos na sociedade, automação, inclusão da mulher no mercado de trabalho e especialização de empresas são alguns exemplos de fatores que contribuíram para a terceirização da economia.
Referências
Apostila Anglo de Geografia.
Exercício de fixação
Exercícios sobre Setor terciário: aprenda o que é e sua função na economia para vestibular
FGV-SP
Analise a distribuição da PEA (População Economicamente Ativa) por setor de atividade e assinale a alternativa que melhor explique seu significado.