Logo da Quero Bolsa
Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Setor terciário: aprenda o que é e sua função na economia

Geografia - Manual do Enem
Gabriela Costa Costa Publicado por Gabriela Costa Costa
 -  Última atualização: 2/3/2023

Índice

Introdução

população economicamente ativa (PEA) está distribuída em três setores da economia, que definem grupos de diferentes tipos de atividades. São eles: Setor PrimárioSetor Secundário e Setor Terciário.

Os três setores da economia

  • setor primário concentra atividades da agricultura, pecuária e do extrativismo que produzem matérias-primas para indústrias. 
  • setor secundário, por sua vez, concentra produção de máquinas e equipamentos e geração de energia. De modo que está ligado ao setor primário usando do resultado produzido por ele. 
  • setor terciário abrange a prestação de serviços e comércio, e liga-se ao secundário de modo a distribuir seus produtos.

Setor terciário    

setor terciário também é comumente conhecido como setor de serviços. Esses serviços envolvem diversas atividades como transporte, vendas e distribuição a matéria recebida do setor secundário para o consumidor final. O setor terciário engloba turismo, serviços públicos, corretagem de imóveis, hospitais, restaurantes, escolas e atividades financeiras em geral. Os profissionais que exercem tais atividades, o fazem de modo a oferecerem um serviço útil ao consumidor, e não um produto final.

setor terciário é o que mais cresce atualmente, tendo em vista o estabelecimento e consolidação do capitalismo. Também é o setor que concentra atividades informais, ou seja, que não são registradas de acordo com os processos burocráticos, e que, portanto, não pagam impostos. Isso é muito comum em países emergentes.

Terciarização da Economia

Considerando além do desenvolvimento do sistema capitalista, a globalização, ocorre no Brasil e demais países um processo denominado terceirização da economia. O fenômeno implica o crescimento de empregos no setor terciário em relação aos demais setores. Desse modo, a distribuição da população economicamente ativa sofreu uma significativa mudança com o aumento do setor terciário.

Aumento dos incrementos tecnológicos na sociedade, automação, inclusão da mulher no mercado de trabalho e especialização de empresas são alguns exemplos de fatores que contribuíram para a terceirização da economia.

Referências

Apostila Anglo de Geografia.

Exercício de fixação
Passo 1 de 3
FGV-SP

Analise a distribuição da PEA (População Economicamente Ativa) por setor de atividade e assinale a alternativa que melhor explique seu significado.


A Com maior contingente de trabalhadores no setor primário do que no secundário, pode-se afirmar que o Brasil, a despeito do crescimento econômico, ainda se mantém como uma economia agroexportadora.
B O setor secundário emprega cerca de um terço do que emprega o setor terciário, o que indica que a economia brasileira é assentada mais pelo capital especulativo do que pelo capital produtivo.
C O grande contingente de trabalhadores no setor terciário é típico de um país urbanizado, dado que as atividades deste setor são mais intensas em cidades.
D O setor primário emprega 20,9% da PEA, o que indica que seu desenvolvimento é orientado por uma estrutura agrícola tradicional que demanda mão de obra numerosa.
E PEA, em relação ao terciário, o que é um indicador de déficit na balança comercial, na medida em que demonstra que o país não produz a maior parte dos produtos industriais e agrícolas para atender à demanda interna.
Prepare-se para o Enem com a Quero Bolsa! Receba conteúdos e notícias sobre o exame diretamente no seu e-mail