Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Geografia

Tundra

Giulia Giacomini Kiefer
Publicado por Giulia Giacomini Kiefer
Última atualização: 4/6/2019

Introdução

Tundra é um bioma de ocorrência em climas temperados e polares, especialmente no Hemisfério Norte. Apesar de existirem três tipos de Tundra (como veremos mais à frente no texto), a paisagem é distinguível por algumas características em comum. 

Residência na tundra ártica islandesa

Características

Observando a paisagem, nota-se a pouca quantidade de árvores - sua presença é quase nula, com algumas esparsas árvores crescendo no meio na paisagem. 

A vegetação é majoritariamente composta por liquens, arbustos, juncos, gramíneas e musgos. Por ser predominantemente baixa e esparsa, a vegetação costuma evidenciar as belas formações rochosas esculpidas pelo acúmulo de precipitação, gerando uma paisagem característica desse bioma.

Em geral, a flora é adaptada a péssimas condições: fortes ventos, solo pouco fértil e pouco úmido, baixa luminosidade e temperatura para realizar a fotossíntese, entre outros. 

Em se tratando da fauna, a tundra possui pouca variedade de espécies, as quais apresentam uma temporada curta de reprodução e grandes oscilações nos níveis populacionais.

Os animais símbolos da tundra são o urso polar e o boi almiscarado, ambos bem adaptados às condições extremas do bioma. Outros animais típicos são pequenos roedores, cabras, lebres, veados, e diversas espécies de aves migratórias, entre outros. 

O solo, via de regra, é pobre em nutrientes. O clima extremamente frio e os níveis baixos de precipitação contribuem para esse quadro. 

A matéria orgânica, majoritariamente proveniente de animais mortos, é a maior responsável pela fertilidade do solo na tundra. 

Os dois nutrientes de maior ocorrência no solo da tundra são o nitrogênio e o fósforo - o primeiro servindo como um fixador biológico e o segundo por conta da precipitação em contato com o solo.

Dependendo da localização do bioma, é possível ver os tipos diferentes da tundra. Vamos dar uma olhada neles? 

Tundra ártica

A tundra ártica ocorre no norte de países do Ártico, como Canadá, Islândia, Noruega e Rússia, entre outros, logo acima do cinturão da taiga.

As duas principais estações na tundra ártica são o inverno e o verão. Durante o inverno, a temperatura média é de -28ºC, podendo diminuir até a temperaturas extremas como -50ºC. O verão também apresenta baixas temperaturas médias, variando entre 3 e 12ºC. 

A principal característica da tundra ártica é o chamado permafrost. Este é o nome da camada de solo que encontra-se permanentemente congelada, resultado de anos e anos de baixíssimas temperaturas médias ao longo de muito tempo. Por conta disso, o solo possui pouca drenagem e poucas raízes fixadas profundamente

Com o aceleramento do aquecimento global, o derretimento do permafrost é preocupante. Representa uma ameaça para a sobrevivência das espécies do bioma, e também a liberação de gases aprisionados como o metano e o dióxido de carbono, que aceleram o efeito estufa.

Camada de permafrost encontrada em praia em Point Lonely, Alasca, EUA

Tundra alpina

A ocorrência da tundra alpina é mais espalhada, podendo ser encontrada em montanhas em diversos lugares do mundo. A principal diferença da tundra ártica para a alpina é que a boa drenagem, característica de terrenos alpinos, não permite a formação de permafrost

A variedade de espécies na tundra alpina é ligeiramente maior, principalmente de insetos.

Tundra alpina em Ingalls Lake, no estado americano de Washington

Tundra antártica 

A tundra antártica é similar em paisagem aos outros dois tipos de tundra apresentados acima. O que a diferencia dos outros tipos de tundra é sua localização geográfica remota. Por consequência, a tundra antarctica apresenta a menor variedade de espécies das três, especialmente de mamíferos.

Aves e mamíferos marinhos habitam as costas da tundra antártica, e no interior do território das ilhas antárticas há predominância de pequenos mamíferos como coelhos e gatos selvagens.

Tundra antártica no arquipélago de Kerguelen.


Exercícios

Exercício 1
(EsFCEx/2008)

Em relação ao bioma Tundra, analise as afirmativas abaixo colocando entre parênteses a letra "V", quando se tratar de alternativa verdadeira, e a letra "F" quando se tratar de alternativa falsa e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

(__) O solo permanece congelado a maior parte do ano.

(__) Sua fisionomia é de floresta.

(__) Seu solo é pobre em nutrientes.

(__) O inverno é rigoroso.

(__) Possui o boi almiscarado como um representante da fauna.

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...