Após o fim da Segunda Guerra Mundial, intelectuais, militares, estudantes e grupos políticos começaram a pressionar para que Getúlio Vargas deixasse o poder e novas eleições fossem feitas. Em 1945, ministros militares tomaram o poder e convocaram novas eleições, pondo fim a chamada Era Vargas.
Com o fim da ditadura varguista, se inicia o Período Democrático Brasileiro. Um dos primeiros acontecimentos importantes nesse período foi a reorganização dos partidos políticos que haviam sido extintos durante o Governo Vargas.
O primeiro partido a se organizar foi o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), partido varguista que teve como líderes alguns dos principais sindicalistas atuantes durante a Era Vargas. Outro partido apoiador de Getúlio Vargas surgido na época foi o Partido Social Democrático (PSD), formado por industriais e coronéis. Como opositores de Vargas, esteve a União Democrática Nacional (UDN), tendo Carlos Lacerda como um de seus principais líderes. Foi nesse período também que despontou o Partido Comunista Brasileiro (PCB) de Luís Carlos Prestes.
🎓 Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa 🎓
O Governo Dutra
Em 1946, Eurico Gaspar Dutra foi eleito pelo Partido Trabalhista Brasileiro com 55,39% dos votos e apoiado pelo Partido Social Democrático. Getúlio Vargas passou a apoiar a candidatura de Dutra apenas no final das eleições, e quando o fez, garantiu os votos de grande parte da população, levando à vitória do candidato.
Fotografia oficial de Eurico Gaspar Dutra.
A primeira grande ação de Dutra foi a convocação de uma Assembléia Constituinte que criou uma nova Constituição, promulgada ainda em 1946. Essa Constituição queria desmontar a estrutura política da Constituição ditatorial criada na Era Vargas.
A Constituição de 1946 determinou, entre outras medidas:
- a autonomia dos três poderes (legislativo, executivo e judiciário);
- 5 anos ao invés de 4 de duração dos governos;
- a eleição direta para os cargos de presidente, governadores e prefeitos;
- a garantia de liberdade de expressão e pluripartidarismo;
- o voto obrigatório, mantendo o voto feminino, excluindo ainda os analfabetos;
- a reiteração das leis trabalhistas.
🎯 Simulador de Notas de Corte Enem: Descubra em quais faculdades você pode entrar pelo Sisu, Prouni ou Fies 🎯
Política
O Governo Dutra também foi marcado pelo alinhamento com os Estados Unidos durante o período da Guerra Fria. Esse alinhamento significou a adoção de medidas econômicas e políticas liberais e o rompimento com a União Soviética.
A aproximação com os Estados Unidos e com políticas liberais fez com que Dutra optasse por fechar o Partido Comunista Brasileiro em 1948. Os posicionamentos do governo desagradaram muito a classe popular e os trabalhadores no Brasil, gerando inúmeras manifestações e greves em fábricas por todo país.
Como resposta a essa movimentação popular, Dutra criou as Limitações do Direito de Greve, medida que restringiu demasiadamente o número de setores que tinham direito à greve. As manifestações e greves passaram a ser violentamente reprimidas, sindicatos foram fechados e uma grande quantidade de sindicalistas foram presos.
As posturas adotadas por Dutra foram bastante contrárias às adotadas durante o Governo Vargas. A adoção a políticas liberais, a postura frente aos sindicatos e etc., fez com que Vargas retirasse o apoio à Dutra ainda no final de 1946.
Foi durante esse período também que o Brasil se integra a alianças na América-Latina, como na Organização dos Estados Americanos (OEA).
📝 Você quer garantir sua nota mil na Redação do Enem? Baixe gratuitamente o Guia Completo sobre a Redação do Enem! 📝
Economia
A economia foi o setor que mais experienciou as medidas liberais de Dutra. Foi no período de seu governo que houve grande abertura para o mercado estrangeiro, principalmente para os produtos norte-americanos. Essa medida causou o desequilíbrio das taxas de importação e exportação, o desaceleramento da indústria, o aumento da dívida externa e consequentemente, da balança comercial. O desequilíbrio econômico gerou o esvaziamento das reservas monetárias nacionais.
Além disso, Dutra investiu nos incentivos que favoreciam a instalação de empresas estrangeiras no país.
Sociedade
Foi no governo Dutra também que foi criado o Plano SALTE (Saúde, Alimentação, Transporte e Energia), projeto que previa investimentos na infraestrutura nacional. Entretanto, as crises econômicas enfrentadas pelo país comprometeram a eficácia do Plano.
O Plano SALTE foi responsável pela criação da Rodovia Presidente Dutra, que liga o Rio de Janeiro a São Paulo.