Segundo a mitologia grega, todos os deuses foram convidados ao casamento de Tétis e Peleu, exceto Éris (deusa da discórdia). Éris, ressentida, deixou um pomo de ouro com a seguinte inscrição: “à mais bela”. Então, Hera, Afrodite e Atena competiram pelo pomo a fim de decidir quem era a mais bela.
Zeus não quis decidir quem era a mais bela, então ele deu essa responsabilidade a Páris, príncipe de Troia. Para que ganhassem o título de mais bela, as deusas Hera, Afrodite e Atena ofereceram, respectivamente, riqueza e poder; o amor da mulher mortal mais bela do mundo; e poder na batalha e sabedoria.
O príncipe troiano deu o pomo a Afrodite, escolhendo, portanto, o amor da mulher mortal mais bela do mundo - que era Helena, filha de Zeus e Leda e esposa de Menelau, rei de Esparta.
Páris foi a Esparta em uma missão diplomática e lá encontrou Helena. Ele se apaixonou por ela e a sequestrou, levando-a para Troia, deixando Menelau enfurecido. Então, Agamenon assumiu o comando do exército para atacar Troia. O exército era constituído pelo famoso estrategista Odisseu (Ulisses) e por diversos guerreiros, como Aquiles (filho de Tétis e Peleu) e Ajax.
Dessa forma, segundo a mitologia grega, a causa do conflito foi o rapto de Helena por Páris.