Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
História Geral

Cavalo de Troia

Gabriela Botelho
Publicado por Gabriela Botelho
Última atualização: 20/9/2019

Introdução

O cavalo de Troia foi um símbolo da Guerra de Troia, responsável pela consolidação do conflito no imaginário popular. Esse suposto presente dado pelos gregos aos troianos ao final da guerra fez parte de uma artimanha criada por Odisseu, grande estrategista, para que os gregos vencessem o conflito. 

📚 Você vai prestar o Enem 2020? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚

Contexto histórico

O cavalo de Troia foi criado durante a Guerra de Troia. Este conflito foi travado entre gregos e troianos na cidade de Troia (território referente a uma atual localidade na Turquia, próximo ao Estreito de Dardanelos), ocorreu em meados de 1250 a.C. (século XIII a.C.) e estima-se que durou cerca de dez anos.

De acordo com a mitologia grega, o conflito teve como causa o rapto de Helena, esposa do rei de Esparta, Menelau. Helena teria sido levada a Troia por Páris, príncipe troiano.

Por outro lado, não há consenso entre os historiadores de que a guerra tenha de fato ocorrido. Se ocorreu, é provável que sua causa tenha sido a disputa pelo Estreito de Dardanelos, importante entreposto comercial da época.

A estratégia que utiliza o cavalo de Troia foi criada por Odisseu próximo ao final da guerra. Essa estratégia foi de suma importância para a vitória dos gregos, pois Troia era uma cidade envolta por grandes muralhas que os gregos não conseguiam transpor através da força física. Os combatentes gregos tentaram adentrar as muralhas da cidade por nove anos, aproximadamente, mas apenas após a estratégia do cavalo de Troia eles conseguiram essa façanha.

O que foi o Cavalo de Troia

De acordo com os poemas épicos de Homero, Ilíada e Odisseia, o cavalo de Troia era um cavalode madeira. Ele era oco por dentro e, em seu interior, foram escondidos diversos soldados gregos, inclusive Odisseu. 

Os gregos fingiram que tinham desistido da guerra após nove anos de conflito e retornaram às suas embarcações. Eles deixaram o cavalo de Troia como presente aos troianos

Os habitantes de Troia discutiram sobre o que fazer com o presente. Alguns achavam melhor destruí-lo e outros achavam que deveriam ficar com o cavalo. Em fim, chegou-se à decisão de que ficariam com o cavalo dentro da cidade.

Durante a noite, enquanto todos os troianos dormiam, os soldados gregos que estavam dentro do cavalo de Troiasaíram e abriram os portões da cidade para os demais combatentes da Grécia, que haviam apenas se ocultado a fim de fingir uma retirada.

O exército grego saqueou, incendiou e destruiu a cidade de Troia, transformando-a em ruínas. A maior parte dos troianos foi morta pelos gregos. Além disso, a história contada é de que eles resgataram Helena.

Réplica do Cavalo de Troia construída para o filme Troia. Está exposta em Çanakkale, na Turquia.
Créditos da imagem a Adam Jones. 

Cavalo de Troia: mito ou história?

Não há consenso entre os estudiosos da área se a Guerra de Troia é um evento histórico ou um mito. Logo, também não há comprovação da veracidade do cavalo de Troia.

Algumas pessoas acreditam que o cavalo de Troia existiu, mas foi um equipamento real modificado de forma fantasiosa. Já outras pessoas acreditam que não houve cavalo de Troia. Em suma, não há consenso, assim como não há consenso quanto a Guerra de Troia.

Representações na arte

Literatura

O cavalo de Troia é citado pela primeira vez na literatura por Homero, em suas obras. Outra obra importante que cita o cavalo de Troia é Eneida, do poeta Virgílio. Tal obra foi escrita no século I a.C. 

📝 Você quer garantir sua nota mil na Redação do Enem? Baixe gratuitamente o Guia Completo sobre a Redação do Enem! 📝

Pintura e escultura

O vaso de Míconos (ou Mykonos) é uma das representações mais antigas do cavalo de Troia (aproximadamente século VIII a.C.). Além dessa representação, existem diversas outras. Um exemplo é a obra de Giovanni Domenico Tiepolo, chamada Procissão do Cavalo de Troia, de 1733. Essa obra também representa o cavalo de Troia durante o conflito que ocorreu entre os gregos e os troianos.

Obra representando o Cavalo de Troia de Giovanni Domenico Tiepolo: Procissão do Cavalo de Troia, 1733.

Curiosidades

A expressão “presente de grego” faz referência ao cavalo de Troia, presente dado pelos gregos aos troianos. Além disso, o vírus cibernéticocavalo de Troia” possui esse nome por “vencer as barreiras” de defesa dos computadores, causando danos à máquina e ao usuário.

🎓 Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa 🎓


Exercícios

Exercício 1
(Quero Bolsa)

O cavalo de Troia foi representado pela primeira vez na literatura nas obras atribuídas a qual autor?

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...